12/6/2011 16:14:00
O brasileiro Hugo Campos, de 44 anos, é um típico e-patient. Em 2006, ele descobriu ser portador de cardiomiopatia hipertrófica, doença congênita considerada a principal causa de morte súbita em pessoas com menos de 35 anos. Os dois primeiros cardiologistas que consultou recomendaram apenas que "parasse de se preocupar tanto". "Após desmaiar duas vezes e ser internado, decidi assumir um papel mais ativo e busquei um médico com outra filosofia", diz.
Quando surgiu, nos anos 1990, o termo e-patient representava aqueles que se informavam sobre suas doenças nos meios eletrônicos - o famoso "doutor Google". Mas, segundo os defensores da medicina participativa, ser um e-patient hoje significa ser "equipado, envolvido, habilitado".
Sem dúvida é o caso de Campos. Há cerca de 20 anos ele mora em São Francisco, nos Estados Unidos, onde lidera um grupo de pacientes com dispositivos cardíacos implantáveis, como desfibriladores e marca-passos. Para se manter informado sobre o tema, faz cursos e frequenta congressos e eventos médicos.
"A maioria de nós tem opiniões sobre qual marca de carro é mais confiável, mas, se somos notificados de que precisamos de um marca-passo, joelho artificial ou outro tipo de prótese, deixamos a decisão nas mãos do médico". Numa cultura em que não são raros os conflitos de interesses entre os doutores e a indústria, diz, é importante que os pacientes participem das decisões.
Um nome conhecido no mundo virtual dos pacientes é Dave deBronkart - ou e-patient Dave. Tornou-se um militante do movimento Saúde 2.0 depois de descobrir, em 2007, um grave câncer nos rins. Os médicos lhe deram 24 semanas de vida. Hoje a doença está sob controle. "O tratamento que recebi não é o padrão. Muitos hospitais nem sequer contam que ele existe", diz deBronkart. "Caí nas mãos dos médicos certos. Muitos não têm a mesma sorte".
Os conhecimentos sobre saúde, continua, tornaram-se muito extensos e complexos. É impossível para o médico se manter atualizado sobre todos os assuntos. "Por isso, a principal bandeira da medicina participativa é 'deixe o paciente ajudar no que puder'".
Fonte : O Estado de S. Paulo

Re: 'E-Patients' se envolvem no próprio tratamento
gassef
2Acho importante o paciente ter esse grau de interesse e envolvimento.
Finasterida EMS 1mg - 1X dia
Minoxidil 5% (+ kopexil, follicusan e B12) - 2X ao dia
Spectral DNC - 1X noite
Shampoo Cetoconazol - 3X semana
Pill Food: B6 + C + Biotina + Zinco + MSM + CoQ10 + Cisteina - 2X dia
Levedo Cerveja Herbarium 500mg - 7X ao dia
Minoxidil 5% (+ kopexil, follicusan e B12) - 2X ao dia
Spectral DNC - 1X noite
Shampoo Cetoconazol - 3X semana
Pill Food: B6 + C + Biotina + Zinco + MSM + CoQ10 + Cisteina - 2X dia
Levedo Cerveja Herbarium 500mg - 7X ao dia
kalvin
3a maioria dos medicos seja qual area for sao completos imbecis,aprendem coisas velhas na faculdade e pensam que aquilo é a verdade absoluta e nao procuram se atualizar, se o paciente pesquisa por conta propria e fala sobre o tema com o medico ele sem nem saber o que é ja diz ser besteira.
um exemplo que sai fora desse padrao é o peruzzo e notem a diferença que isso faz
um exemplo que sai fora desse padrao é o peruzzo e notem a diferença que isso faz
Aleluia
4importantissimo... uma vez vi na tv um caso de um cara que teve uma zica, dai o pai dele descubriu um tto experimental em israel e no final o cara ficou bomgassef escreveu:Acho importante o paciente ter esse grau de interesse e envolvimento.
e outra coisa... acho que são poucos os dermatologistas que tem noção sobre AAG como um usuario mediano daqui do forum
Não me enveneno por causa da AAG
"Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião."
(Lincoln)
"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz." (Aristóteles)
"Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião."
(Lincoln)
"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz." (Aristóteles)
Eugênio
5Médicos são pobres mortais, como nós. Seis anos de faculdade não tornam ninguém onisciente. Ninguém poderia saber de todas as doenças, todo o conhecimento sobre o corpo humano, etc. Médicos erram, e nem sempre são honestos. Assim, não há motivo algum para um paciente entregar cegamente a sua saúde a um médico. Todos nós devemos ser E-patients.
Já se falou sobre o "achismo" dos foristas e dos leigos em geral. Mas o achismo é muito comum na medicina também.
Já se falou sobre o "achismo" dos foristas e dos leigos em geral. Mas o achismo é muito comum na medicina também.
Editado pela última vez por Eugênio em Junho 19, 2011, 11:56 pm, em um total de 1 vez.
Spoonman
6Será que o Jimmy vai aguentar esperar terminar o ban pra comentar sobre esse tópico?
luciano gui
7concordo plenamente! se não fosse eu ter encontrado este fórum estaria completamente enrascado e frustrado.Aleluia escreveu:importantissimo... uma vez vi na tv um caso de um cara que teve uma zica, dai o pai dele descubriu um tto experimental em israel e no final o cara ficou bomgassef escreveu:Acho importante o paciente ter esse grau de interesse e envolvimento.
e outra coisa... acho que são poucos os dermatologistas que tem noção sobre AAG como um usuario mediano daqui do forum
deixa eu contar minha experiência:
quando fui no dermato preocupado por causa da calvicie, ele somente disse q tinha calvicie e q tinha q me acostumar com a idéia, " afinal são dos carecas q elas gostam mais" e me disse q um amigo médico dele tinha até feito tranplante e num tinha resolvido nada. então me receitou somente o minox 5% para mim usar 1 vez ao dia por 90 dias e só! :shock:
se não fosse eu ter pesquisado e me apurado sobre o caso estaria perdendo tempo. por isso é muito importante o estudo sobre este e outros assuntos, para não dependermos somente dos médicos, os quais infelizmentes estão muita das vezes completamente desatualizados.
[/color]kirkland - manhã e noite(ON)
fatores de crescimento - 1x dia (OFF)
spectral dnc-l - noite (OFF)
cetoconazol - dia sim, dia não (ON)
fatores de crescimento - 1x dia (OFF)
spectral dnc-l - noite (OFF)
cetoconazol - dia sim, dia não (ON)
duban
8Spoonman escreveu:Será que o Jimmy vai aguentar esperar terminar o ban pra comentar sobre esse tópico?
heh heh heh heh heh heh :lol: :lol:
eu ri demais agora
jimmy faz falta....nessas horas, a gente já espera logo um comentário TÍPICO dele
Jimmy Stewart
9É desse tipo de coisa que o Conselho Federal de Medicina e muitos médicos tem medo...
Medo que o paciente saiba mais que eles para uma certa doença, ou que aponte os erros deles.
Afinal quanto mais informado o paciente mais provável é que ele identifique a má qualidade na área médica em geral. E isso seria uma afronta ao orgulho estúpido que há na classe... já que muitos ainda gostam de ser colocados ou se sentirem num pedestal.
Lembro que nem todo médico tem esse orgulho besta idiota, e tá aí o Dr Pertuzzo como prova viva disso, e olhem que ele é fera na área. Se um ferra explica tudo e de boa vontade, pacientemente, mesmo quando questiinado, aceita numa boa falar com o paciente como se fosse com um amigo, porque os outros, que em grande maioria estão muioto longe de serem feras, não podem aceitar ?
Se não aceitam dialogar com o paciente numa boa então, tais profissionais, ao meu ver, deviam era mudar de área.
O que não pode é deixar que impacientes atendam os pacientes.
Impatients don't like E-patients... :mrgreen:
Medo que o paciente saiba mais que eles para uma certa doença, ou que aponte os erros deles.
Afinal quanto mais informado o paciente mais provável é que ele identifique a má qualidade na área médica em geral. E isso seria uma afronta ao orgulho estúpido que há na classe... já que muitos ainda gostam de ser colocados ou se sentirem num pedestal.
Lembro que nem todo médico tem esse orgulho besta idiota, e tá aí o Dr Pertuzzo como prova viva disso, e olhem que ele é fera na área. Se um ferra explica tudo e de boa vontade, pacientemente, mesmo quando questiinado, aceita numa boa falar com o paciente como se fosse com um amigo, porque os outros, que em grande maioria estão muioto longe de serem feras, não podem aceitar ?
Se não aceitam dialogar com o paciente numa boa então, tais profissionais, ao meu ver, deviam era mudar de área.
O que não pode é deixar que impacientes atendam os pacientes.
Impatients don't like E-patients... :mrgreen:
Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.
http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.
http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr