Banner

Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Francisco Oliveira

1
Meu primeiro post no fórum, tenho tentado manter meus cabelos a aproximadamente 17 anos. Resumindo o que sinto, eu tenho hoje 46 anos e até o momento estou feliz por vencer estas batalhas.

Esta foto foi tirada em 1998 com 30... 31 anos de idade, já usava a aproximadamente 1 ano, com algumas interrupções até ali. (correção: usava a poucos meses, já usava Regaine há 1 ano).

Imagem



Esta outra foi tirada agora em agosto de 2013, tentei manter o ângulo de visão, as câmeras são diferentes.

Imagem


O aspecto frontal é este, tenho 1.78 mts e me sinto confortável pois não há destaque na área calva.

Imagem


Não tenho feito nenhum tratamento complementar à FINASTERIDA, apenas mantendo o controle da oleosidade com shampoos tradicionais do mercado.
Pelas minhas contas, fiz um pequeno intervalo de uso quando minha esposa se propôs a engravidar em 1999 e 2002. NO mais o uso é ininterrupto até nossos dias. No que puder ajudar estou à disposição.

Abraços, Francisco Oliveira
Editado pela última vez por Francisco Oliveira em Setembro 1, 2013, 9:58 pm, em um total de 1 vez.

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Jimmy Stewart

3
Na verdade pelo que se sabe hoje nem é preciso mais o homem interromper o uso de finasterida se pretende engravidar a esposa (ou outra...), pois a quantidade de finasterida no sêmen é irrelevante e não faz mal portanto.

Mas algumas caixas de finasterida não corrigiram isso, não atualizaram a buala, e tem uma ou outra com o aviso na bula falando pra interromper se o homem for engravidar uma mulher.
Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.

http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Francisco Oliveira

4
Certo Jimmy, à época não tínhamos esta informação e por precaução parei por alguns meses.

Roni, a maioria absoluta dos homens de minha família são calvos, tanto pelo lado materno quanto paterno.
Meu irmão desenvolveu a calvície mais cedo que eu, antes do lançamento da finasterida com indicação cosmética, fez implantes que não deram bom resultado e hoje usa uma prótese.
Meus primos todos evoluíram da mesma forma, meus tios também, meu pai preservou os cabelos sem volume, hoje com 71 anos eles estão ralos no topo, meus avós também calvos, sendo o materno com entradas na fronte (não conheço ainda a classificação).
Eu já estava com sinais evidentes no topo e entradas laterais quando iniciei o tratamento logo no mesmo ano do lançamento do Propecia, foi quando pedi a minha esposa para fotografar e arquivar para futura comparação.
Venho sempre estimulando a todos os meus conhecidos o uso do medicamento. Não sofri nenhum tipo de efeito colateral, estou certo de que estaria com uma calvície muito avançada hoje nos meus 46 anos de idade.

Abraços, Francisco Oliveira

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Jimmy Stewart

5
Seu caso serve para mostrar que a finasterida não é tão má e tão ineficaz como muita gente tenta fazer parecer.

Claro que varia muito de pessoa pra pessoa. Mas manter por 17 anos o cabelo, quase sem perdas adicionais, é um bom sinal.

O Dr Peruzzo também usa finasterida desde que foi lançada quando ele já tinha rarefação acentuada no cabelo, e ele, o irmão, e o pai, todos tinham AAG. O Dr manteve a maior parte do cabelo, embora não tenha usado apenas finasterida.
Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.

http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Francisco Oliveira

7
Sim To-Zé e Jimmy

Eu uso ininterruptamente a finasterida apenas. O minox usei um pouco antes mas por não ser oral desanimei, achava que os cabelos ficavam úmidos e desalinhados, por isto parei. Cheguei a usar novamente por alguns períodos mas não consolidei a regularidade.
Há 2 semanas dobrei a dose de fina, estou ingerindo 2 comprimidos antes de dormir, fiz isto por ter lido alguns relatos aqui, veremos em alguns meses se houve alteração.
Estou aberto a novos tratamentos, não sei se o cetoconasol seria de boa indicação pois tenho controlado a seborreia com shampoos comuns, o que acham?
Postarei mais fotos atuais e vou extrair de vídeos algumas imagens à época de meu casamento em 1997, já no ano seguinte iniciei o uso do propécia.

Abraços, Francisco Oliveira

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Francisco Oliveira

9
Valeu preocupado, rs

Algumas fotos que fiz de uma filmagem(resolução sd) da minha lua de mel em janeiro de 1997...as fotos do casamento já estavam retocadas nas áreas calvas, não serviu como parâmetro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


E hoje, quase 17 anos depois:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


É isso pessoal, os cabelos ficaram brancos mas ainda estão lá, não em grande volume mas o suficiente para manter a estética que desejava quando mais jovem diante da perspectiva da calvície .
Minhas filhas e outros amigos e amigas sugerem que eu pinte os cabelos, as tinturas podem colaborar para perda? Pelo que tenho lido, não. Gostaria de saber dos amigos especialistas sobre isto.

Abraços, Francisco Oliveira

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Rafa B.

13
Francisco Oliveira escreveu:Meu irmão desenvolveu a calvície mais cedo que eu, antes do lançamento da finasterida com indicação cosmética, fez implantes que não deram bom resultado e hoje usa uma prótese.

Abraços, Francisco Oliveira

Estamos discutindo sobre o uso de próteses em alguns tópicos. Muitos tem demonstrado um forte interesse, inclusive eu, já que a programação genética é de NW5 pra frente e com outros agravantes.

Como seu irmão usa, seria legal se vc pudesse falar sobre o assunto, principalmente no que diz respeito a naturalidade e prováveis problemas que o uso pode causar a algumas pessoas.
I wish I was a messengerand | all the news was good | I wish I was the full moon shining | off a camaro's hood

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Tó-Zé Tuga

14
Francisco a fina em ti fez um excelente trabalho, pois manteve o teu cabelo durante estes
anos todos. Agora para o regrow ai o ideal era teres feito o esforço de usar o minox, pois
para o teu caso seria o mais indicado. Hoje em dia há várias hipóteses de tratamentos tópicos,
mas para regrow o mais indicado será, concerteza, algum que contenha minox. Tens os industriais,
por exemplo a linha da Spectral e da Polaris, e se vives no Brasil tens ainda a hipótese de manipulados.

Se não está interessado em usar tópicos, tenta o Toppik. O teu perfil de calvície enquadra-se.

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Francisco Oliveira

15
Felipesfc, já usei um produto chamado instant hair plus em festas mas definitivamente me incomodava pois ficava seco, me dava a impressão que quebraria o cabelo se usa-se com frequência, além do que pressentia risco em caso de chuva.

Bale, Iniciei com Propecia por alguns anos, então vieram outras marcas e até mesmo manipulados que hoje eu não recomendaria por não ter convicção da dosagem correta. Atualmente uso da indústria Medley, confio neste há alguns anos.

Habemus, estou a pouco no fórum e percebi algum conflito entre alguns membros. Chegando agora eu avalio como desnecessário isto, sou da paz e do diálogo, se minha pequena contribuição não for aceita eu remediarei. Vi que você está usando um produto recente e torço para que esteja obtendo êxito.

Jimmy, as fotos mostram resultados nada milagrosos mas que acredito possam incentivar alguns amigos mais jovens daqui. Acho que o jovem que possui a AAG deve ter os pés no chão e buscar resultados tangíveis, talvez semelhantes aos meus, se conquistar vitória maior, ótimo, que seja comemorado com glórias.

Rafa B, meu irmão usa algo como o interlace, mas não discutimos o assunto, é algo reservado dele, até porque não podemos fazer referências um ao outro pois ele há muito desistiu de tratamentos contra a AAG. Eu sigo na batalha e me sinto mais seguro e confiante do que se usa-se a prótese. Mas claro que não há como fugir em casos graves, eu provavelmente não teria personalidade firme e segurança para tal.
Quanto à naturalidade, sabendo do uso eu percebo um volume um pouco acima do padrão de sua idade(45 anos), os fios brancos também fogem um pouco do grisalho natural, mas ele tem poucos destes.

Tó-Zé Tuga, iniciei minha participação aqui neste fórum justamente para aprender com vocês que são muito experientes as técnicas mais atuais de regrow. Estou animado em acrescentar alguns fios mais grossos nesta área que se manteve parcialmente calva ao longo destes anos e quero associar algo tópico agora. Obrigado pelo incentivo.

Abraços, Francisco Oliveira

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

admin

16
Oi Francisco
antes de mais nada muito bem vindo ao Forum.Sua participação chegou em muiot boa hora por aqui pois como vc viu exuste uma cisânia entre os "inimigos"da finasterida e os seus defensores,foi muito bom chegar alguém que a usa há tanto tempo e refere que está vivo e bem!!!!!! rsss
Não ligue para as brigas e/ou provocadores,sua opinião é mais do que bem vinda
Admin

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Rafa B.

19
Francisco Oliveira escreveu: Rafa B, meu irmão usa algo como o interlace, mas não discutimos o assunto, é algo reservado dele, até porque não podemos fazer referências um ao outro pois ele há muito desistiu de tratamentos contra a AAG. Eu sigo na batalha e me sinto mais seguro e confiante do que se usa-se a prótese. Mas claro que não há como fugir em casos graves, eu provavelmente não teria personalidade firme e segurança para tal.
Quanto à naturalidade, sabendo do uso eu percebo um volume um pouco acima do padrão de sua idade(45 anos), os fios brancos também fogem um pouco do grisalho natural, mas ele tem poucos destes.


Abraços, Francisco Oliveira
Existem alguns casos em que pessoas mais velhas ainda tem grande volume de cabelo. Pra mim isso pode ser natural e para os que não imaginam o tamanho do sofrimento que a AAG causa e os que tem volume parecido com a peruca do Cauby, nada pareceria estranho. Quanto aos grisalhos, nada que uma boa tintura não resolva.

Minha dúvida é: é imperceptível? Linha frontal principalmente.
Vc talvez ache diferente esse volumão todo pra idade dele, mas os que não sabem do problema certamente não notam nada.
I wish I was a messengerand | all the news was good | I wish I was the full moon shining | off a camaro's hood

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Freddy

20
Aparentemente você manteve alguns fios.

Mas eu no seu caso já teria raspado a muito tempo. Nota-se claramente o cabelo difuso em cima com esse comb-over.

Se quer manter assim, ideal seria fazer um transplante capilar e usar toppik. Ou talvez tentar a prótese.

Não é nada pessoal, mas vejo muita gente animada aqui. Mas um resultado assim não me deixa animado. Não sei se compensa tomar finasterida por 15 anos e manter 2 fios difusos.
Imagem

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Tó-Zé Tuga

21
Freddy escreveu:Aparentemente você manteve alguns fios.

Mas eu no seu caso já teria raspado a muito tempo. Nota-se claramente o cabelo difuso em cima com esse comb-over.

Se quer manter assim, ideal seria fazer um transplante capilar e usar toppik. Ou talvez tentar a prótese.

Não é nada pessoal, mas vejo muita gente animada aqui. Mas um resultado assim não me deixa animado. Não sei se compensa tomar finasterida por 15 anos e manter 2 fios difusos.
Freddy, tu bem sabes que a fina não tem como principal função o regrow (embora alguma % consiga regrow apenas com fina), mas essencialmente manter o cabelo existente e potenciar os resultados dos tópicos, em particular o minox. E no que se refere ao Francisco a fina já cumpre essa missão por 15 anos. Eu tb lhe disse que ele não deveria ter abandonado o Rogaine...pois possivelmente estaria com mais cabelo agora. De facto, ele apenas com a fina não resolveu o problema, apenas travou queda. Talvez se ele apostar, agora, num tópico consiga ainda um regrow.
O Francisco como ainda tem bom cabelo na zona frontal, a calvície acaba por não ser assim tão visível de imediato. Aliás, olhando para as fotos de frente nem se percebe o problema.

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Habemus

22
Eu concordo com o Fredyy. Manter por quinze anos,quando se sabe que alem de 3 ,máximo 5 ,não acrescenta quase nada e, como resultado final, apresentar um comb-over elegante,diga-se, é resultado pouco impressionante.

Na area frontal bom cabelo? Bem, até tem um bonito comb-over. Bastava uma foto com o cabelo penteado para trás e a apreciação seria outra.

Não é nada pessoal, mas vejo muita gente animada aqui(uma frase que não é minha) mas traduz o que vai na "alma" de muitos que usam a fina com aquela subjectividade de um 1º amor ( dizem amar-se para sempre! rsrsr)

Não desista,Francisco. Apesar de que vemos nas fotos, o Francisco tem muito cabelo,ainda...(comparativamente com outros bem despovoados).

Um dia,( e sabe-se lá o espaço temporal que esta frase encerra), vai chegar o tratamento que, para si e para mim ,espero eu, vai permitir colocarmos neste espaço e outros,fotos de excepcional resultado,calando "vozes" do Prós e do Contra,levando a que os foruns já não façam sentido assim como a esterilidade de algumas respostas, para as quais, seria preciso um tradutor interpretativo ....Enfim


Att,

Re: Finasterida por 15 anos: meu caso clínico em fotos

Francisco Oliveira

23
Minha satisfação é algo pessoal. O Habemus quer que eu mude meu penteado para mostrar mais a minha calva, rs rs

Freddy, eu já havia comentado que não podemos criar expectativas quanto ao uso de quaisquer substâncias, o fato é que todos os meus entes próximos estão calvos, alguns amigos que sugeri o uso da fina naquela época também, e eu me sinto bem com a permanência do que já possuía quando me casei em 1997.

O Vieirinha bem disse, eu mostrei a lata, a foto do crime... vocês acham que as pessoas me veem como nas fotos do topo? Com um olhar investigativo, apurado ou crítico como os amigos aqui do fórum? A maioria, pela média de altura, me vê no nível dos olhos ou com o olhar voltado para cima.

Como disse o Tó-Zé Tuga .."O Francisco como ainda tem bom cabelo na zona frontal, a calvície acaba por não ser assim tão visível de imediato. Aliás, olhando para as fotos de frente nem se percebe o problema."


Sei da minha calvície pois ela estava ali há pelo menos 18 anos, mas é evidente que não sou chamado de careca, não existe aquelas piadinhas sobre a perda, e quando toco no assunto dando minha cara a tapa as pessoas não relacionam a calvície como sendo um problema para mim. Isto é uma percepção diária, vocês entendem bem esta minúcia.

Mas como eu digo, é algo pessoal, a auto estima trata de um conjunto de características físicas e psicológicas e é absolutamente certo que o que é maravilhoso para alguns é tremendamente desanimador para outros.

Vou fazer algumas fotos jogando o cabelo para trás como pediu o Habemus e já faço a postagem.

Abraços, Francisco Oliveira