44
Malta, desculpem só responder agora.
Tomei finasterida oral durante 15 anos. Na altura, tinha 20, comecei a ter perda capilar na nuca e nas entradas. Procurei uma dermatologista que receitou a fina. Comecei a tomar de uma maneira intercalar, a de 5 mg, na altura, tinha sido o que ela passou na receita. Partia o comprimido em dois e tomava meio na Segunda, outro meio na Quarta e meio na Sexta. Estive assim mais ou menos durante meio ano. Depois disso, voltei à dermatologista, e aí disse para tomar só meio à Quarta e meio ao Domingo. Continuei assim durante anos, sem nunca ter tido qualquer tipo de colateral. E claro, o cabelo parou de cair, tendo se mantido mais ou menos até aos dias de hoje. Em 2016, fiz transplante capilar, aqui em Portugal. Tudo corria bem. Quando estava com 30 anos, o meio comprimido que tomava ao Domingo de fina, passou para um quarto. E tudo fluía na mesma. Passado estes 15 anos no total, achei que a fina já não estava a fazer nada e comecei a tentar reduzir a dose. Não cortei totalmente, pois, como disse o sábio duban, eu não cheguei a parar na totalidade. fui reduzindo, se calhar de uma maneira algo brusca. Houve uma altura que passei só a tomar meio comprimido por semana. De repente, comecei a perceber que a vontade de ter relações sexuais já não era a mesma. E as ereções estavas fracas. Procurei logo ajuda médica. Primeiro a médica de família, que depois me aconselhou um urologista.
Vários exames de sangue, estava tudo ok. Fisicamente também estava tudo certo. Receitou me tadalafila de 5 mg. Claro que quando tomo isto, a nível de ereção era como eu estava antes. Mas depois de deixar de tomar, volto ao mesmo.
Ao fim ao cabo, nunca deixei de tomar a fina. Parei com a oral, e agora estou na tópica. Estou a fazer 1 ml a 0.025, dia sim, dia não. No dia que não passo a fina, esfego o avicis na cabeça. À noite, uso sempre o minoxidil da kirkland. E lavo a cabeça com o shampô de ceto.
Ao deixar a fina oral, notei a diferença para pior. No meu caso, a fina tópica não é tão eficaz como a oral. Posso dizer que com a oral, a queda parava mesmo.
Também já fui a uma endocrinologista, mas depois de me mandar fazer vários exames de sangue, disse que estava tudo bem.
E continuo eu na mesma. Até mesmo a garra que eu tinha já não é igual. Parece que fiquei mais fraco. Depois há médicos que negam a síndrome pós finasterida. E não sabem o que fazer com isto.