ferrarista escreveu:
Telha, nessa hora não deu vontade de largar um "jab" seguindo de um "hook" (gancho) nesse gerente, não? rssrs
É sério, e o que você relatou sobre sintomas psicossomáticos, licenças, alteração de personalidade, brigas em casa não foi nenhuma pesquisa que você viu, mas fatos que você teve a infelicidade de ver de perto.
Exatamente ferrarista !...
E pelo visto, o colega conhece bem as técnicas do full-contact, não é mesmo ?...
Na época eu praticava Tae kwon do, e sempre me lembrava de nosso juramento: Eu prometo !... Observar as regras do Tae kwon do - Respeitar o instrutor e meus superiores - Nunca fazer mal uso do Tae kwon do - Ser um campeão da lealdade e da justiça - Construir um mundo mais pacífico.
Literalmente senti na pele, o grande jogo de interesse dos grupos empresariais, que fazem as pessoas perderam a saúde por causa do dinheiro - e depois perdemos todo o dinheiro para recuperar nossa saúde.
Numa inversão de valores, via claramente que o objetivo maior dos empresários não é a realização pela essência do "ser" pois o que interessa é sómente "ter", e assim muitos morrem sem nunca ter vivido intensamente.
Eram tantas pressões veladas nesta concessionária de energia, tais como: ameaças de desemprego devido à redução no quadro de pessoal, terceirizações, informatização de todo sistema distribuidor de energia, postergação de projetos de manutenções preventivas, etc... que por mêdo e/ou insegurança, houve uma debandada geral - visando aproveitar os incentivos para cairmos fora.
Foi a decisão mais acertada de minha vida, após 21 anos atuando como engenheiro eletricistra (primeiramente numa construtora em montagens prediais e industriais, e após em 02 concessionárias de energia).
Ao final, a redução do quadro de pessoal foi tão drástica, que esta concessionária precisou até chamar de volta dezenas e dezenas de profissionais, porém muitos, como eu - preferi acreditar em meu potencial, visto que para pessoas imbuídas de boa vontade, sempre haverá muito campo para ser explorado.
Eu tenho por filosofia, que se um dia fosse contratado para fazer café numa empresa, com certeza me esforçaria para servir o melhor café do mundo, pois acredito que o importante é fazer o que fazemos, desde que seja com perseverança, amor e muita dedicação - pois este é o caminho para avançarmos de vitória em vitória.
Dei um giro de 180 graus em termos profissionais, e hoje atuo como representante comercial. Confesso que gosto muito da área de engenharia, continuo acompanhando seu desenvolvimento, e apesar dos convites para atuar novamente como engenheiro (devido a rede de contatos e larga experiência acumulada), a representação comercial torna-se muito mais interessante em termos de ganhos econômicos, e pela liberdade de opções como não precisar dar satisfações à ninguém, flexibilização de horários, eu mesmo estabelecer minhas metas e roteiros de trabalho.
Quanto a esta concessionária de energia que parou de investir nas primordiais manutenções preventivas, visando assim diminuir seus custos para elevar suas margens de lucro - eu vejo um situação semelhante aos desabamentos de uma estação do metrô com mortes impunes, a queda de um elevado em outra estação em construção, os recentes fatos: blecaute (apagão), bem com a queda de uma ponte na construção do rodoanel, etc...
Com certeza são frutos dos esquemas de corrupção reinantes no país; seja pela busca desenfreada ao lucro fácil, em detrimento da colocação da vida prática de acordo com a tecnologia (leia-se boa engenharia) - porém a sociedade sempre paga um alto custo, mas com o famoso jeitinho brasileiro, vamos trocando os materiais certos pelos duvidosos, para que colocar 10 sacos de cimento indicados no projeto, se eu sempre fiz errado com 05 sacos e nunca aconteceu nada, vamos investir sómente metade das verbas para manutenção das linhas de transmissão e distribuição, visto que assim sobrará mais dólares para os famosos esquemas de "lesa patrimônio"

ALGUÉM ANDA MAL ?... É A SI PRÓPRIO QUE CAUSA O MAL" - Marco Aurélio