Banner

Re: Finasterida e os colaterais (+ meu caso)

axake

26
Pessoal,

para quem tem colaterais com a finasterida, vale a pena adicionar ao tratamento o suplemento MACA ?
Dizem que este aumenta a testosterona, assim aumentando a libido, e a fertilidade e tudo isso.

Acham que vale a pena experimentar? Pois segundo os estudos, não foi encontrado NENHUM colateral deste suplemento.

O que acham disto?

s benefícios do extrato de MACA orgânico:

• Suporta o sistema glandular
• Promove a função da libido e sexual
• Aumenta a energia e resistência física
• Promove clareza mental e concentração
• Suporta a estamina e protege contra os efeitos do estresse
• Pode aumentar a capacidade de trabalho

O que é Maca e de onde vem?

Maca é uma raiz que cresce nas altas montanhas do Peru. Rico em conteúdo nutricional (potássio, e maiores níveis de cálcio do que no leite), é um balanceador hormonal natural que fornece ótimos benefícios à saúde para homens e mulheres.

Devido ao seu alto valor nutricional, não é apenas popular como fortalecedor da libido sexual e redutor dos sintomas da menopausa, mas também afeta muito a energia, estamina, depressão, memória, e muito mais.

O que faz e quais estudos científicos evidenciam isto?

Alimentar altas dosagens de extrato de raiz de maca a ratos macho triplicou a frequência de relações sexuais com os ratos fêmea. Também reduziu pela metade o tempo que os ratos com disfunção erétil precisavam entre relações sucessivas.

Outro estudo com ratos indica que maca previne a interrupção de alta altitude na formação do esperma. Pesquisa adicional indica que alimentar ratos com maca reduz o tamanho da glândula da próstata.

Um estudo com humanos com maca confirma as constatações com roedores. Pesquisadores na Universidade peruana Cayetano Heredia, Lima, Peru, conduziram um estudo de 12 semanas duplo cego, controlado por placebo e randomizado, onde o tratamento ativo com doses tipos diferentes de maca foram comparados com placebo. Homens de 21 a 56 anos receberam 3g de maca. Uma melhoria no desejo sexual foi observada com maca na oitava semana de tratamento. Os níveis de testosterona sérica e estradiol não foram diferentes em homens tratados com maca em nos tratados com placebo.

Outro estudo foi concebido para determinar o efeito de um tratamento oral de 4 meses com tabletes de maca em uma análise seminal em homens adultos normais de 24 a 44 anos. Nove homens receberam tabletes de maca (1500 ou 3000 mg/dia) por 4 meses. Níveis de hormônio de luteinização sérica, hormônio de estímulo de folículos, prolactiva, testosterona e estradiol foram medidos antes e depois do tratamento. O tratamento com maca resultou em maior volume seminal, contagem de esperma por ejaculação, e motilidade do esperma. Os níveis de hormônios séricos não foram alterados.

Maca tem qualquer efeito colateral?

Não existem efeitos colaterais conhecidos no momento.
Não existe a possibilidade de overdose de Maca, pois não existe toxicidade no produto.
Grau da calvície : Norwood 2 + Rarefacção Difusa
Diagnóstico : AAG
Tratamento :
- Finasterida - 12 de Agosto de 2012 (1mg por dia)
- Cetoconazol - 14 de Agosto de 2012 (3x por semana)
- Minoxidil Kirkland - 10 de Setembro de 2012 (2x ao dia)

jurocha1989

27
To tendo o mesmo problema. Comecei a tomar finasterida cedo aos 17a, todos dizem que o quanto antes começar, melhor. Estou com 20 agora, e de uns meses pra cá minha ejaculação anda bem estranha. Antes disso, não tive problema algum. Sempre tive ereções bem duradouras na masturbação, as vezes fazia isso três vezes por dia sempre trincando. De uns meses pra cá tem sido complicado, não to conseguindo atingir a ereção, as vezes só acontece na hora de gozar ou as vezes nem isso. Na última vez que fiz sexo, mantive a ereção por mais de 1h tranquilo, mas já aconteceu de eu broxar.

É bem complicado! sou jovem, muito cedo pra ter esses problemas, to ficando bastante preocupado.
Ainda to mantendo a fina, mas quero parar logo! Antes calvo do que broxa, o meu medo é de não voltar ao normal!

Hedgehog

28
jurocha1989 escreveu:To tendo o mesmo problema. Comecei a tomar finasterida cedo aos 17a, todos dizem que o quanto antes começar, melhor. Estou com 20 agora, e de uns meses pra cá minha ejaculação anda bem estranha. Antes disso, não tive problema algum. Sempre tive ereções bem duradouras na masturbação, as vezes fazia isso três vezes por dia sempre trincando. De uns meses pra cá tem sido complicado, não to conseguindo atingir a ereção, as vezes só acontece na hora de gozar ou as vezes nem isso. Na última vez que fiz sexo, mantive a ereção por mais de 1h tranquilo, mas já aconteceu de eu broxar.

É bem complicado! sou jovem, muito cedo pra ter esses problemas, to ficando bastante preocupado.
Ainda to mantendo a fina, mas quero parar logo! Antes calvo do que broxa, o meu medo é de não voltar ao normal!
Bem-vindo ao clube :(
Estou também bem preocupado sem saber oq fazer. Infelizmente, as pessoas deste forum acham que somos pessoas agindo de má-fé com histórias inventadas.
Isso não é psicológico, pois nunca me importei com essas coisas.

JulioGP

29
Pessoal,

Já estamos literalmente carecas de saber que esses % que a bula diz de usuários que sofrem os efeitos colaterais são mentirosos, só acredita neles quem quer. Também estamos carecas de saber que desses que sofrem os efeitos colaterais, só um % mínimo que é psicológico o resto é real.

Existe uma chuva de estudos recentes dizendo que a Fina ferra com os Neuroesteróides. Aqui está um deles:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18758053

Estou tentando 0,5mg por dia, pois com 1mg diários tive todos os colaterais e claro que não era psicológico, pois na época eu nem sabia que a Fina dava colaterais assim. Todo mundo que eu conheço pessoalmente que a usava largou a Fina pelos colaterais, os únicos lugares que eu sei da existência de pessoas tomando Fina sem colaterais, são os fóruns.

Tem que ficar esperto, sentiu os colaterais pula fora antes que seja tarde demais, pois como dizem nos fóruns gringos, "devil's drug". :evil:
Dermaroller 1mm seg e qui.
Procianidinas no mesmo dia do Dermaroller
Demais dias: Polaris NR-11

jurocha1989

30
Eu só fui ter esse problema agora, após quase 3 anos de uso. Também era do grupo dos que não tinham efeito colateral algum sempre tomei fina sem medo, mas há uns meses comecei a ter problemas com ereção. Acho muito difícil ser psicológico, não passei por transtornos nenhum, simplesmente começou a faltar ereção.

Só realmente espero que agora parando com a finasterida, o problema se resolva. Ficar broxa é algo muito perturbador pra um homem, ainda mais na flor da idade.

JulioGP

31
jurocha1989 escreveu:Eu só fui ter esse problema agora, após quase 3 anos de uso. Também era do grupo dos que não tinham efeito colateral algum sempre tomei fina sem medo, mas há uns meses comecei a ter problemas com ereção. Acho muito difícil ser psicológico, não passei por transtornos nenhum, simplesmente começou a faltar ereção.

Só realmente espero que agora parando com a finasterida, o problema se resolva. Ficar broxa é algo muito perturbador pra um homem, ainda mais na flor da idade.
Tem muito relato de gente nova, que começou aos 18, 20 anos e após alguns anos de Fina começa a ter problemas. Não é somente quem acabou de começar há 2 ou 3 meses o remédio que tem problema. Aí, vão falar aqui que as pessoas vão ficando velhas, os problemas aparecendo e automaticamente elas culpam a Fina.

Mas é absurdo dizer que uma pessoa com 23, 25 ou 27 anos, comece a apresentar problemas de ereção do nada. Para mim, isso são os neurotransmissores como afirmam os estudos, sendo afetados. E olha isso aqui: "A receptors, and a 10 mg/kg dose of FIN can almost completely deplete AP in the brains."

Enfim, tem que ficar atendo.

Acho bacana que você era do grupo que nunca teve nada e mesmo assim teve coragem de vir aqui dar o seu relato. Por curiosidade, qual a dose que você tomava e qual marca?

JulioGP

33
O cara que toma para HBP está é querendo resolver o problema de HBP e evitar o cancer, poder urinar normalmente e etc, o cara está preocupado em se livrar dessa complicação grave.

Já pessoas saudáveis que começam a apresentar problemas ao tomar o medicamento em baixa dosagem devem para de usar. Proibida não será nunca, só se começasse a matar. Se isso não acontecer, é muita $$$ envolvida pq um ou outro estão ficando broxas. É até bom para a industria, pois vende-se mais medicamentos para tentar combater os efeitos colaterais.

jurocha1989

34
JulioGP escreveu:
jurocha1989 escreveu:Eu só fui ter esse problema agora, após quase 3 anos de uso. Também era do grupo dos que não tinham efeito colateral algum sempre tomei fina sem medo, mas há uns meses comecei a ter problemas com ereção. Acho muito difícil ser psicológico, não passei por transtornos nenhum, simplesmente começou a faltar ereção.

Tem muito relato de gente nova, que começou aos 18, 20 anos e após alguns anos de Fina começa a ter problemas. Não é somente quem acabou de começar há 2 ou 3 meses o remédio que tem problema. Aí, vão falar aqui que as pessoas vão ficando velhas, os problemas aparecendo e automaticamente elas culpam a Fina.

Mas é absurdo dizer que uma pessoa com 23, 25 ou 27 anos, comece a apresentar problemas de ereção do nada. Para mim, isso são os neurotransmissores como afirmam os estudos, sendo afetados. E olha isso aqui: "A receptors, and a 10 mg/kg dose of FIN can almost completely deplete AP in the brains."

Enfim, tem que ficar atendo.

Acho bacana que você era do grupo que nunca teve nada e mesmo assim teve coragem de vir aqui dar o seu relato. Por curiosidade, qual a dose que você tomava e qual marca?
Durante pelo menos os dois últimos anos utilizei FINALOP.

diego999

36
Tó-Zé Tuga escreveu:Se assim fosse, a fina já estaria proibida...e os E.Unidos seriam os primeiros a proibir.

É óbvio que a fina causa colaterais...mas eu só oiço queixas do pessoal que a toma para a AAG. E o pessoal que a toma para a HBP?

Com tanto estudo contra a fina, acho que estaria na hora de a abolir dos tratamentos da AAG e HBP.
Porque caréca adora caça uma doença.
17 anos na luta
Finasterida 1mg Diariamente
Shampoo Cetoconazol 3x Semana

Thyago

37
Pessoal,

Estou há quase 7 meses que parei de tomar a fina. O que posso dizer é que durante 1 ano e 2 meses que tomei o medicamento, sofri todos ou quase todos os colaterais. Hoje ainda persiste uma disfunção erétil, na qual marquei urologista para dia 14/08 para me ajudar a resolver o problema.

Estou pesquisando sobre possíveis medicamentos ou ervas naturais para resolver isso e me chamou atenção o tribulus. Alguém indicaria outras formas de combater a impotência e baixa libido?
Finasterida OFF! A partir do dia 14/01/2013
Antigas:
Finasterida 1mg - Desde 21/11/2011
Eximia Fortalize 1 x ao dia - Desde 21/11/2011 até 21/01/2012

Meu caso: viewtopic.php?f=15&t=11317

jurocha1989

38
Thyago escreveu:Pessoal,

Estou há quase 7 meses que parei de tomar a fina. O que posso dizer é que durante 1 ano e 2 meses que tomei o medicamento, sofri todos ou quase todos os colaterais. Hoje ainda persiste uma disfunção erétil, na qual marquei urologista para dia 14/08 para me ajudar a resolver o problema.

Estou pesquisando sobre possíveis medicamentos ou ervas naturais para resolver isso e me chamou atenção o tribulus. Alguém indicaria outras formas de combater a impotência e baixa libido?
Thyago,
Depois da consulta conte-nos como foi!

Conversível

39
JulioGP escreveu:O cara que toma para HBP está é querendo resolver o problema de HBP e evitar o cancer, poder urinar normalmente e etc, o cara está preocupado em se livrar dessa complicação grave.

Já pessoas saudáveis que começam a apresentar problemas ao tomar o medicamento em baixa dosagem devem para de usar. Proibida não será nunca, só se começasse a matar. Se isso não acontecer, é muita $$$ envolvida pq um ou outro estão ficando broxas. É até bom para a industria, pois vende-se mais medicamentos para tentar combater os efeitos colaterais.
Meu Pai toma fina ou duta (intercalando) há uns 10 anos, sofre de HPB, vai no médico 2x por mes, e nunca reclamou de colaterais, e tá mais putanheiro do q nunca.
Orais:
Finasterida(1mg) - Merck genérica - 1 x dia-off
Anastrozol manipulado 0,1 mg/dia-off
Tópicos:
Kirkland 5% 2x/dia -off
Gel de Duta 1x/dia-on
Shampoo Cetoconazol 2% 2x/semana-on
Aproximadamente R$ 50/mês

Thyago

40
jurocha1989 escreveu: Thyago,
Depois da consulta conte-nos como foi!
Diga meu broder!!
Pois então, fui à consulta expliquei tudo q aconteceu pro médico, falei q tinha tomado finasterida e a primeira coisa q ele falou foi "Pq vc tomou esse negócio?" fazendo negativo com a cabeça.
Me passou exames laboratoriais de uma série de hormônios e outras substâncias, LH, FH, TSH, T3, T4, TGO, TGP, Testosterona...os quais já fiz e estou aguardando resultado!

Assim que tiver os resultados posto o que aconteceu!
Antigas:

JulioGP

41
É exatamente o que acontece. Os medicos pedem esses exames, mas existem dezenas de informacoes na net de que a Fina afeta os neuroesteroides, ou seja, nenhum desses exames vai identificar essa falha.

De qualquer maneira, não tem outra saída. Tem que ir fazendo os exames que estão a disposição e ver o que acontece.

Thyago

42
JulioGP escreveu:É exatamente o que acontece. Os medicos pedem esses exames, mas existem dezenas de informacoes na net de que a Fina afeta os neuroesteroides, ou seja, nenhum desses exames vai identificar essa falha.

De qualquer maneira, não tem outra saída. Tem que ir fazendo os exames que estão a disposição e ver o que acontece.
E vc fez algum pra detectar isso, Julio?
Antigas:

JulioGP

43
Thyago escreveu:
JulioGP escreveu:É exatamente o que acontece. Os medicos pedem esses exames, mas existem dezenas de informacoes na net de que a Fina afeta os neuroesteroides, ou seja, nenhum desses exames vai identificar essa falha.

Não, até porque acredito que não exista algum exame fácil que possa detectar algum problema com neuroesteróide. Talvez seja algo bem mais complexo, envolvendo possivelmente tomografia e etc, não sei, ou talvez algum equipamento neurológico.

jason s

44
JulioGP escreveu:
Thyago escreveu:

Não, até porque acredito que não exista algum exame fácil que possa detectar algum problema com neuroesteróide. Talvez seja algo bem mais complexo, envolvendo possivelmente tomografia e etc, não sei, ou talvez algum equipamento neurológico.
O exame hormonal mais certeiro para saber se a pessoa ficou com sindrome pos finasterida é o "3 alfa androstenediol glucoronideo"
Lipogaine 1 x dia a noite - 1ml

JulioGP

45
Vou repassar a mesma informação a qual passei no tópico sobre o Saw Palmetto, com alguns exames que podem ser feitos:

"O que é a Síndrome pós Finasterida?

É o conjunto de sintomas apresentado por homens que tomaram Finasterida 1mg para queda de cabelo, pararam de tomar o medicamento, e seus organismos não retornaram ao estado prévio. Mesmo após anos. Este medicamento provocou alterações em seus metabolismos e sistemas endócrinos.

Obs.: Não é necessário apresentar todos os sintomas para que isso caracterize a doença. A grande maioria dos homens que apresenta o problema desenvolveu apenas os sintomas sexuais (e muitas vezes apenas alguns dos sexuais). Em casos mais graves, o paciente desenvolveu, além dos sintomas sexuais, sintomas neurológicos, cognitivos e físicos. E existem casos ainda mais severos, em pacientes que tiveram esses sintomas agravados e esse quadro levou a outros problemas:

Sintomas sexuais
Libido:
Perda de interesse sexual, ausência de pensamentos sexuais.
Perda de sonhos eróticos

Ereções:
Disfunção erétil
Perda de ereções matinais
Perda de ereções espontâneas
Perda de ereções noturnas

Pênis:
Perda de sensibilidade no pênis
Diminuição no tamanho do pênis ereto
Encolhimento do pênis em estado flácido ("Shrinkage")
Doença de Peyronie em casos mais graves

Testículos e ejaculação:
Diminuição no tamanho dos testículos
Dor nos testículos
Diminuição do volume ejaculado
Ejaculação "aguada"

Orgasmo:
Perda de intensidade nos orgasmos
Dificuldade para atingir o orgasmo

Sintomas Físicos
Ginecomastia (crescimento anormal das mamas em homens)
Espasmos musculares
Fadiga, cansaço constante
Diminuição no aparecimento de acne
Pele seca

Sintomas Neurológicos
Perda ou diminuição na capacidade de memória comparado com antes
Dificuldades cognitivas (dificuldades de compreensão, resolução de problemas, processamento de informações, ex: realizar uma operação matemática, decorar um texto, aprender uma língua estrangeira.)
Voz embolada (em casos mais raros)
Insônia
Perda ou diminuição do estágio REM do sono (ausência de sonhos, sono mais leve)
Perda de excitamento com aspectos da vida, indiferença
Perda de motivação, ambição
Depressão, melancolia
Ansiedade extrema, ataques de pânico"

"A Síndrome pós Finasterida é uma doença recente e ainda não totalmente reconhecida pela comunidade médica. Os indivíduos acometidos apresentam sintomas bem característicos, homogêneos e que seguem um padrão claro. Eram homens jovens e saudáveis até usarem o medicamento Finasterida 1mg. "

Muita gente se baseia apenas no que o Dr. X ou o Dr. Y dizem e preferem fechar os olhos para o que vem sendo publicado recentemente em relação ao medicamento, inclusive pela alteração da própria bula pelo FDA no ano passado.

Que hormônios, enzimas ou neurotransmissores são afetados pela síndrome?

Os homens afetados pela "SPF" apresentam alteração nos seguintes hormônios:
- Testosterona total -
Abaixo do que seria esperado para a idade do paciente. Em muitos casos, níveis tão baixos que caracterizam hipogonadismo
- LH e FSH -
Apresentam níveis hipogonadais de LH e FSH.
- Estradiol -
Muitos apresentam nível elevado do hormônio, o que não condiz com a idade do paciente.
-Prolactina -
Alguns pacientes apresentam nível elevado de prolactina. No entanto o MRI para investigar a possibilidade de prolactinoma não apresenta qualquer anormalidade.
-Androstenadiol Glucoronídeo (3 adiol G) -

O 3 adiol G é um hormônio derivado do DHT (hormônio inibido pelo Finasterida). Nos homens afetados pela SPF, o nível de Androstenadiol Glucoronídeo não retorna aos níveis anteriores. O resultado do exame de sangue do hormônio, nesses pacientes, é geralmente abaixo da escala ou um resultado muito baixo.
-TSH-
Alguns pacientes também apresentam baixo nível de TSH. No entanto, não é a maioria dos casos.
-Progesterona-
Como a Finasterida inibe a conversão de Progesterona em Allopregnanolona através da inibição da enzima 5 alpha reductase, um nível elevado de progesterona também é possível nesses pacientes.

Outros exames:
-Vitamina D -
Muitos pacientes com SPF apresentam níveis baixos de Vitamina D.
- Colesterol -
Esses pacientes apresentam resultado de colesterol elevado ou muito elevado.

Suspeitas:
- Zinco -
Existem especulações que o nível de Zinco também tenha sido afetado nesses pacientes.
-Dopamina-

Existe a suspeita de que a Finasterida reduza a produção de dopamina nesses pacientes. O fabricante do medicamento já adicionou depressão como um possível efeito colateral do remédio. Uma grande redução do nível de dopamina nesses pacientes também ajudaria a explicar o aparecimento de alguns sintomas sexuais.

- Allopregnanolona

Produzido através da conversão de Progesterona pela enzima 5alpha reductase, a Allopregnanolona é uma substância calmante, encontrada no cérebro. Há evidências, devido aos sintomas apresentados, que o nível de allopregnanolona nesses pacientes pode ter sido alterado pela Finasterida.
- Falha na modulação do sistema imunológico, agravada possivelmente pela queda abrupta do nível de testosterona.
Assim, o sistema imunológico do paciente passa a defendê-lo em excesso, e este começa a apresentar alergias que podem ser alimentares ou problemas de pele. São comuns relatos de pacientes com a síndrome que passaram a ter sérias alergias alimentares. As mais comuns são glúten, leite e derivados, nozes. Se você apresenta efeitos da síndrome pós finasterida, é aconselhável fazer um teste de alergia com um médico especializado.
Outro sintoma que aponta para um problema no sistema imunológico, é a frequência, facilidade e intensidade com que estes pacientes apresentam reações inflamatórias.
- Estímulo exagerado na produção de Cortisol (Causa ainda indeterminada, mas pode haver relação com a queda no nível de testosterona)
Praticamente todos os relatos de pacientes sofrendo de Síndrome pós Finasterida apresentam a descrição do que chamam de "crash", que ocorreu imediatamente após a suspensão do tratamento com a Finasterida 1 mg nesses pacientes. Relatam um estresse muito grande, que muitas vezes se desenvolve para um episódio de ataque de pânico ou crise de ansiedade. Outro sintoma relacionado é a insônia ou sono leve e perturbado. Vale ressaltar aqui, que estes pacientes apresentaram tais sintomas de estresse agudo, antes de se informarem sobre a Síndrome pós Finasterida ou qualquer possibilidade de efeitos persistentes relacionados à Finasterida, eliminando assim a possibilidade de efeito placebo ou psicossomático.

Enfim, esse são exames mais superficiais que não necessariamente vão conseguir detectar o estrago causado pela Finasterida aos Neurotransmissores.

metal75

46
Julio e topicamente como será que a finasterida comporta ? como no caso do Polaris N10 que contém a substância , a diferença é que uma coisa é vc ingerir oralmente o comprimido outra é usá-lo topicamente .
O que vc acha já que irá testá-lo !
abraço,

JulioGP escreveu:Vou repassar a mesma informação a qual passei no tópico sobre o Saw Palmetto, com alguns exames que podem ser feitos:

"O que é a Síndrome pós Finasterida?

É o conjunto de sintomas apresentado por homens que tomaram Finasterida 1mg para queda de cabelo, pararam de tomar o medicamento, e seus organismos não retornaram ao estado prévio. Mesmo após anos. Este medicamento provocou alterações em seus metabolismos e sistemas endócrinos.

Obs.: Não é necessário apresentar todos os sintomas para que isso caracterize a doença. A grande maioria dos homens que apresenta o problema desenvolveu apenas os sintomas sexuais (e muitas vezes apenas alguns dos sexuais). Em casos mais graves, o paciente desenvolveu, além dos sintomas sexuais, sintomas neurológicos, cognitivos e físicos. E existem casos ainda mais severos, em pacientes que tiveram esses sintomas agravados e esse quadro levou a outros problemas:

Sintomas sexuais
Libido:
Perda de interesse sexual, ausência de pensamentos sexuais.
Perda de sonhos eróticos

Ereções:
Disfunção erétil
Perda de ereções matinais
Perda de ereções espontâneas
Perda de ereções noturnas

Pênis:
Perda de sensibilidade no pênis
Diminuição no tamanho do pênis ereto
Encolhimento do pênis em estado flácido ("Shrinkage")
Doença de Peyronie em casos mais graves

Testículos e ejaculação:
Diminuição no tamanho dos testículos
Dor nos testículos
Diminuição do volume ejaculado
Ejaculação "aguada"

Orgasmo:
Perda de intensidade nos orgasmos
Dificuldade para atingir o orgasmo

Sintomas Físicos
Ginecomastia (crescimento anormal das mamas em homens)
Espasmos musculares
Fadiga, cansaço constante
Diminuição no aparecimento de acne
Pele seca

Sintomas Neurológicos
Perda ou diminuição na capacidade de memória comparado com antes
Dificuldades cognitivas (dificuldades de compreensão, resolução de problemas, processamento de informações, ex: realizar uma operação matemática, decorar um texto, aprender uma língua estrangeira.)
Voz embolada (em casos mais raros)
Insônia
Perda ou diminuição do estágio REM do sono (ausência de sonhos, sono mais leve)
Perda de excitamento com aspectos da vida, indiferença
Perda de motivação, ambição
Depressão, melancolia
Ansiedade extrema, ataques de pânico"

"A Síndrome pós Finasterida é uma doença recente e ainda não totalmente reconhecida pela comunidade médica. Os indivíduos acometidos apresentam sintomas bem característicos, homogêneos e que seguem um padrão claro. Eram homens jovens e saudáveis até usarem o medicamento Finasterida 1mg. "

Muita gente se baseia apenas no que o Dr. X ou o Dr. Y dizem e preferem fechar os olhos para o que vem sendo publicado recentemente em relação ao medicamento, inclusive pela alteração da própria bula pelo FDA no ano passado.

Que hormônios, enzimas ou neurotransmissores são afetados pela síndrome?

Os homens afetados pela "SPF" apresentam alteração nos seguintes hormônios:
- Testosterona total -
Abaixo do que seria esperado para a idade do paciente. Em muitos casos, níveis tão baixos que caracterizam hipogonadismo
- LH e FSH -
Apresentam níveis hipogonadais de LH e FSH.
- Estradiol -
Muitos apresentam nível elevado do hormônio, o que não condiz com a idade do paciente.
-Prolactina -
Alguns pacientes apresentam nível elevado de prolactina. No entanto o MRI para investigar a possibilidade de prolactinoma não apresenta qualquer anormalidade.
-Androstenadiol Glucoronídeo (3 adiol G) -

O 3 adiol G é um hormônio derivado do DHT (hormônio inibido pelo Finasterida). Nos homens afetados pela SPF, o nível de Androstenadiol Glucoronídeo não retorna aos níveis anteriores. O resultado do exame de sangue do hormônio, nesses pacientes, é geralmente abaixo da escala ou um resultado muito baixo.
-TSH-
Alguns pacientes também apresentam baixo nível de TSH. No entanto, não é a maioria dos casos.
-Progesterona-
Como a Finasterida inibe a conversão de Progesterona em Allopregnanolona através da inibição da enzima 5 alpha reductase, um nível elevado de progesterona também é possível nesses pacientes.

Outros exames:
-Vitamina D -
Muitos pacientes com SPF apresentam níveis baixos de Vitamina D.
- Colesterol -
Esses pacientes apresentam resultado de colesterol elevado ou muito elevado.

Suspeitas:
- Zinco -
Existem especulações que o nível de Zinco também tenha sido afetado nesses pacientes.
-Dopamina-

Existe a suspeita de que a Finasterida reduza a produção de dopamina nesses pacientes. O fabricante do medicamento já adicionou depressão como um possível efeito colateral do remédio. Uma grande redução do nível de dopamina nesses pacientes também ajudaria a explicar o aparecimento de alguns sintomas sexuais.

- Allopregnanolona

Produzido através da conversão de Progesterona pela enzima 5alpha reductase, a Allopregnanolona é uma substância calmante, encontrada no cérebro. Há evidências, devido aos sintomas apresentados, que o nível de allopregnanolona nesses pacientes pode ter sido alterado pela Finasterida.
- Falha na modulação do sistema imunológico, agravada possivelmente pela queda abrupta do nível de testosterona.
Assim, o sistema imunológico do paciente passa a defendê-lo em excesso, e este começa a apresentar alergias que podem ser alimentares ou problemas de pele. São comuns relatos de pacientes com a síndrome que passaram a ter sérias alergias alimentares. As mais comuns são glúten, leite e derivados, nozes. Se você apresenta efeitos da síndrome pós finasterida, é aconselhável fazer um teste de alergia com um médico especializado.
Outro sintoma que aponta para um problema no sistema imunológico, é a frequência, facilidade e intensidade com que estes pacientes apresentam reações inflamatórias.
- Estímulo exagerado na produção de Cortisol (Causa ainda indeterminada, mas pode haver relação com a queda no nível de testosterona)
Praticamente todos os relatos de pacientes sofrendo de Síndrome pós Finasterida apresentam a descrição do que chamam de "crash", que ocorreu imediatamente após a suspensão do tratamento com a Finasterida 1 mg nesses pacientes. Relatam um estresse muito grande, que muitas vezes se desenvolve para um episódio de ataque de pânico ou crise de ansiedade. Outro sintoma relacionado é a insônia ou sono leve e perturbado. Vale ressaltar aqui, que estes pacientes apresentaram tais sintomas de estresse agudo, antes de se informarem sobre a Síndrome pós Finasterida ou qualquer possibilidade de efeitos persistentes relacionados à Finasterida, eliminando assim a possibilidade de efeito placebo ou psicossomático.

Enfim, esse são exames mais superficiais que não necessariamente vão conseguir detectar o estrago causado pela Finasterida aos Neurotransmissores.

metal75

48
Sem dúvida se for para usar a duta e a fina que seja topicamente penso eu !!!! Estaremos acompanhando seus posts sobre o Polaris N10 !!!!!!

JulioGP escreveu:Penso que o uso oral é imensamente mais agressivo do que o tópico, da mesma forma acontece com a flutamida, finasterida, minox e Duta. Você até pode usar eles oralmente, mas os colaterais...

Tó-Zé Tuga

49
metal75 escreveu:Sem dúvida se for para usar a duta e a fina que seja topicamente penso eu !!!! Estaremos acompanhando seus posts sobre o Polaris N10 !!!!!!

JulioGP escreveu:Penso que o uso oral é imensamente mais agressivo do que o tópico, da mesma forma acontece com a flutamida, finasterida, minox e Duta. Você até pode usar eles oralmente, mas os colaterais...
Estar a comparar o uso de fina oral com fluta ou minox não é sensato nem correcto.

JulioGP

50
Metal,

A Duta é muito mais potente do que a Fina e as chances de colaterais são muito maiores. Enquanto ela não for aprovada(provavelmente nunca venha a ser) para o tratamento de AAG, acho muito pouco provável algum laboratório(industrial) colocá-la em sua composição para aplicação tópica e ficar confiando em manipulação é complicado, até porque não tendo sido aprovada para AAG penso que ter um % confiável para a sua utilização é algo ainda pouco conhecido.

A Merck entrou recentemente com um pedido de patente da Fina Tópica(http://www.hairlosstalk.com/hair-loss-n ... cle172.php), ou seja, depois de castrar os usuários de Fina por quase 20 anos com a utilização oral, a própria Merck provavelmente vai tenter ao mercado tópico, isso aumenta a confiança na eficácia da utilização tópica da Fina.