Banner

Re: Finasterida e os colaterais (+ meu caso)

Tó-Zé Tuga

77
jason s escreveu:Isso, em 2001. O dermatologista falou que ia começar com 5mg e ia baixando 1mg por mês até ficar em 1mg direto. Hoje sei que isso é loucura.
De facto o gajo era louco. Em 2001 já existia 1mg para a AAG. Geralmente faz-se precisamente ao contrário, começa-se com 1mg e depois passado vários anos algumas pessoas passam para as 5mg. Mas isto das 5mg faz-se por auto-medicação, não há médico decente que prescreva isso, por isso acho muito estranho um médico receitar algo que não deveria. Tiveste azar e foste calhar com um dermatopeira.

fera1

79
Eu depois de ter aumentado a fina pra 5mg por dia e duta 1x por semana (há 1 ano +-) comecei a sintir-me mais cansado. É realmente dificil acordar, mas é bem tolerável...

Anteriormente, quando tomei somente fina 1mg durante 6 meses, antes de trocar para 5mg, fiz um exame de testo+DHT, lembro-me que o DHT estava beirando o minimo, assim sendo, provavelmente agora deve estar abaixo do minimo. Agora a pergunta;

Quais são os efeitos de ter o DHT abaixo do minimo referencial?

min5

80
Tomei finasterida por um mês apenas. Parei por sentir alguns colaterais.

Colaterais que tive ao completar 1 mês de uso:

Queda de libido
Dificuldade de ereção
Dificuldade em manter ereção e quando ereto, não ficava 100%
Diminuição do tamanho do pênis quando flácido
Dor/sensibilidade maior que o normal nos testículos

Nesse período, o sêmen permaneceu normal

Como aconteceu com alguns aqui, esses sintomas apareceram do nada, quer dizer, não foram dando sinais de que algo estava acontecendo.

Embora tenha lido a bula (tenho esse costume com todo medicamento), só fiquei sabendo dos demais colaterais ao pesquisar na internet depois de senti-los e foi assim que vim parar nesse fórum. Ao ler a bula não liguei pros colaterais descritos nela, já que pensei comigo que não tenho alergia a qualquer medicamento e também por ser jovem (28 anos). O dermatologista também me falou na consulta sobre os 1% que sentem a queda de libido e a dificuldade de ereção, mas como disse, não liguei pra isso.
Mas aí os sintomas apareceram, efeitos que nunca havia sentido antes.
Na internet, a quantidade de homens que tiveram os mesmos colaterais é bastante grande, parece até maior que os 1% / 2% descritos na bula.
Parei com a fina e em aproximadamente 1 semana os colaterais desapareceram. Agora estou a uns 6 meses sem fina.

Sei que alguns tomam a fina e não tem colaterais. Acho que isso mostra que algumas pessoas tem mais sensibilidade às alterações provocadas por ela. No meu caso, larguei, não quis arriscar continuar com a medicação para ver se os sintomas passariam (como diz a bula).

Douglas Renato

81
jason s escreveu:
Tó-Zé Tuga escreveu:
jason s escreveu:Não adianta. Mais cedo ou mais tarde seu corpo irá te cobrar pelo imenso desequilíbrio hormonal causado pela fina. Vejo muitos falando: "tomo fina há 4 anos e nunca senti nada." . Ora, tem gente que tomou 12 anos sem sentir nada e só foi sentir depois que parou. Isso é muito grave. Eu mesmo era um defensor da fina, era do tipo que falava: "se sentir algo basta parar de tomar." . Não é tão simples assim.

Todos que tomam há anos deviam fazer um exame hormonal chamado "3 adiol" pois ao que parece ele é o que mais indica possíveis estragos deixados pelo fina pois todos os outros exames dão NORMAIS. Além dos neurotransmissores, é claro, mas esses exames são mais complicados.
Mas, afinal, sentiste algum colateral?
Comecei a tomar em 2001 e tinha 23 anos. Não existia ainda a fina genérica, o dermatologista me passou manipulada de 5mg, não conhecia e nunca tinha ouvido falar nesse remédio, não tinha computador na epóca e nem tinha como pesquisar sobre o remédio. Ele falou que tinha que comecer com 5mg por 1 mes, depois 4mg no próximo mes, depois 3mg, 2mg, até chegar e 1mg e ficar direto. Na época estava sem grana e só tomei 1 mes de 5mg, não percebi colateral e a queda deu uma cessada.
Voltei a tomar em 2005 e ai já tinha a genérica, nessa época tomei por 2 anos, ai comecei a sentir leves colaterais, uma leve queda de libido, tinha que me esforçar mais para sentir prazer e ter ereções. Parei mais uma vez de tomar. Senti melhora nesses sintomas.
Em 2008 a queda estava ficando forte, voltei a tomar e tomai por 4 anos, até julho de 2012. O resultado capilar foi fantastico, regrow quase total e não tive mais queda. Mais os problemas começaram, primeiro foi a ejeculação aguada demais, muito, se fosse só isso estava bom, apesar de que isso é um indicio de que tem coisa errada. Em 2009 tive sindrome do panico e muita ansiedade, tive que tratar 1 ano com antidepressivos e os tomava junto com a finasterida pois jamais passaria pela minha cabeça que poderia ter a ver com a fina, pois na época não tinha essa relação da fina com problemas nos neurotransmissores. Eu só fiquei sabendo disso em 2012, foi quando parei de vez com a fina pois nessa época estava com a libido baixíssima, sem ereções matinais. Já estou sem tomar a 1 ano e ainda não estou recuperado, muita ansiedade, ansiedade que detona a minha ereção e que nunca tive antes da fina.
Fiz exames hormonais que deram normais, ai que mora o perigo pois quando a fina detona com os neurotransmissores isso não aparece nos exames hormonais. No exame "3 adiol" meu deu baixo, na escala de 3,4 a 22 deu 6,1, ou seja, muito baixo para homens.
Espero que eu vá me recuperando aos poucos agora que estou longe desse "veneno".
Como faz esses exames? e quanto custa?
tenho a impressão que ja tive colaterais no primeiro dia de uso, mas tbm é pq estou muito assustado.