Banner

Descoberto mecanismo que faz cabelos ficarem brancos

Clarkente

1
Investigadores da Universidade de Nova Iorque descobriram que um mecanismo molecular conhecido como sinalização Wnt pode ser o elemento determinante do embranquecimento dos cabelos. O estudo mostrou que a comunicação entre os folículos pilosos e as células estaminais dos melanócitos pode ditar a pigmentação do cabelo.
A via de sinalização Wnt, já famosa por controlar biologicamente outros processos, é uma rede de proteínas mais conhecida pelo seu papel na embriogénese e no cancro, mas também está envolvida em processos fisiológicos normais em adultos.

«Sabemos há décadas que as células-embrionárias do folículo piloso e dos melanócitos, células produtoras de pigmento, colaboram para dar cor aos cabelos, mas as razões por trás disso eram desconhecidas», explica Mayumi Ito, coordenadora da pesquisa. «Descobrimos que a sinalização Wnt é essencial para coordenar as acções destas duas linhagens de células e crítica para a pigmentação do cabelo», afirma.

Considerando as descobertas da pesquisa, os cientistas sugerem que a manipulação da via de sinalização Wnt pode ser uma nova estratégia para lidar com a pigmentação dos cabelos, quando estes começam a ficar grisalhos.
"Tudo vale apena, se a alma não é pequena!"