Página 1 de 3

Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 30, 2011, 9:25 pm
por Aleluia
Nobres irmãos foristas

INTRODUÇÃO

Já faz alguns anos que eu medito e alguns poucos anos q eu finalmente adquiri a constancia de meditar de manha e a noite, infelizmente por pura preguiça não tanto quanto eu preciso, mas depois que vc começa a praticar é muito bom, vc começa a dar valor e compreender o valor do relaxamento mental, além de trazer benefícios como um aumento no poder de concentração (já que seus pensamentos não ficam tão dispersos aleatoriamente em nossa mente, assim vc consegue convergir sua mente para um raciocinio linear) e tb vc passa a ter maior auto controle no dia a dia.
... Eu particularmente acho que não existe contra indicação da meditação e acho que todos deveriam meditar, pois assim (isso é o mais importante) com o relaxamento da mente, agente acaba por ter uma capacidade de reflexão maior dos fatos que nos acontecem diariamente, então não ficamos tão a mercê da vida, pois fatos desagradaveis irão ocorrer, quer agente medite ou não, mas o mais importante não são os fatos desagradáveis e mesmo os agradaveis, mas a forma como lidamos com eles...
Logicamente existem na WEB diversos sites sobre meditação, então só vou dar uma focada geral nisso e quem quiser complementar fique à vontade...


CONCEITO

A meditação consiste na prática de focar a atenção, freqüentemente formalizada em uma rotina específica. É comumente associada a religiões orientais. Há dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto a humanidade. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes, floresceu no Egito (o mais antigo relato), Índia, entre o povo Maia, etc. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.


Prática

É fácil se observar que nossas mentes encontram-se continuamente pensando no passado (memórias) e no futuro (expectativas). Com a devida atenção, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, para se observar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado. Através da meditação, é possível separar os pensamentos da parte de nossa consciência que realiza a percepção.

É possível obter total descanso numa posição sentada e por conseguinte atingir maior profundidade na meditação assim dissolver preocupações e problemas que bloqueiam sua mente.
Posição de meia lótus

Uma posição possível é a posição de lótus completo, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda. Outros podem sentar em meio lótus, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda. Há pessoas que não conseguem sentar em nenhuma dessas posições e por isso podem sentar a maneira japonesa, ou seja, com os joelhos dobrados e o tronco apoiado sobre ambas as pernas. Pondo alguma espécie de acolchoado sob os pés, a pessoa pode facilmente permanecer nessa posição por hora ou hora e meia.

Mas na verdade qualquer pessoa pode aprender a sentar em meio lótus, ainda que no início possa causar alguma dor. Gradualmente, após algumas semanas de treino, a posição se tornará confortável. No início, enquanto a dor ainda causar muito desconforto, a pessoa, deve alterar a posição das pernas ou a posição de sentar. Para as posturas de lótus completo e meio lótus convém sentar-se sobre uma almofada, de forma a que os dois joelhos se apóiem contra o chão. Os três pontos de apoio dessa posição proporcionam uma grande estabilidade.

Mantenha as costas eretas. Isso é muito importante. O pescoço e a cabeça devem ficar em alinhamento com a coluna. A postura deve ser reta mas não rígida. Mantenha os olhos semi-abertos, focalizados a uns dois metros à sua frente. Mantenha leve sorriso. Agora comece a seguir sua respiração e a relaxar todos os músculos. Concentre-se em manter sua coluna ereta e em seguir sua respiração. Solte-se quanto a tudo mais. Abandone-se inteiramente. Se quiser relaxar os músculos de seu rosto, contraídos pelas preocupações, medo e tristeza, deixe um leve sorriso aflorar em sua face. Quando o leve sorriso surge, todos os músculos faciais começam a relaxar. Quanto mais tempo o leve sorriso for mantido, melhor.

À altura do ventre, pouse sua mão esquerda com a palma voltada para cima sobre a palma da mão direita. Solte todos os músculos dos dedos, braços e pernas. Solte-se todo como as plantas aquáticas que flutuam na corrente, enquanto sob a superfície das águas o leito do rio permanece imóvel. Não se prenda a nada a não ser à respiração e ao leve sorriso.

Para os principiantes, convém não ficar sentado além de vinte ou trinta minutos. Durante esse tempo você tem que ser capaz de obter descanso total. A técnica para tal obtenção reside em duas coisas: observar e soltar, observar a respiração e soltar tudo mais. Solte cada músculo de seu corpo. Após uns quinze minutos, uma serenidade profunda poderá ser alcançada, enchendo-o interiormente de paz e contentamento. Mantenha-se nessa quietude.Esta prática é dos melhores remédios para aliviar o stresse.

Posição de meia lótus ( a de lótus é um pé em cima do outro)

Aos Iniciantes

Acho que o jeito mais facil de começar é através da meditação com mantras, pois, a meditação em silêncio para uma mente muito agitada talvez seja mais difícil no começo, como foi no meu caso... Pesquise na net ou compre um livro sobre meditação que tenho certeza que valerá a pena

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 30, 2011, 9:34 pm
por Aleluia
tres coisas:
1) Existe gente aqui no fórum que nao acredita em absolutamente nada. Ok, respeito a crença de cada um; Agora meditação é passar um tempo com vc, buscar algo em seu interior, não se trata de crença e sim algo que com dedicação voce pode comprovar. Posso te assegurar que graças a meditação sem duvida me tornei uma pessoa melhor e foi uma verdadeira fortuna que descobri graças a ela
2) quem quiser tentar, pode tentar meditação com mantras no inicio (um artista q eu gosto chamasse krishna das, embora tenha mtos outros) e também a meditação Zazen. Meditação zazen significa sentar-se em zen... Sem textos, sem doutrina, sem crença, sem nada. Apenas voce... Você tenta diminuir ao maximo a atividade do cerebro e perceber o que existe por tras de tudo aquilo.
http://www.monjacoen.com.br/textos-budi ... 131-zazen-
3) por ultimo, nao tenha medo de meditar, comece com 10 minutos logo que acordar e 10 minutos antes de dormir. Geralmente medito 20 minutos em cada vez, duas vezes ao dia, embora as vezes faça meditações mais longas. Pode ser que demore pra perceber alguma coisa, mas vá por mim, nao seja leviano de acreditar que isso é perda de tempo. gastamos tanto tempo em frente da tv ou com conversas sem sentido ou com habitos nocivos e passar um tempo com vc mesmo é o melhor uso que vc pode fazer
+1) esse é o bonus: nao gosto nenhum um pouco de ser incomodado durante a meditação. Então tranco a porta, fecho a janela acustica que tem aqui e apago a luz. Concentração total ao momento

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 30, 2011, 10:09 pm
por Sabrinah
Legal Aleluia, adorei o tópico! Vc chegou a ver uma matéria que eu postei certa vez aqui no forum sobre como a meditação altera a estrutura cerebral? Muito legal.

Eu medito há aproximadamente 1 ano e isso que vc disse sobre manter a constância realmente é o obstáculo mais difícil, na minha opinião. Essa preguiça, no budismo são as estruturas cármicas, aqueles impulsos que agem por nós mesmo que racionalmente não queiramos. Já falei um pouco sobre carma em outro tópico.

Pratico meia hora por dia pela manhã somente.

Meu contato com a meditação veio através de um casal de amigos que são budistas, então comecei a ir à Sanga para aprender, sabe?

Para quem não conhece a Sanga é o grupo de praticantes budistas que se reúne para meditar, entoar mantras e ler o Dharma, que são os ensinamentos do Buda.

Pratico a shamata impura, ou seja, sento na posição de meio lótus (não consigo fazer lótus completo), com um apoio (almofadinha) no cóxi. Coluna ereta, queixo levemente recolhido e com os olhos semicerrados fixo o olhar em um único ponto. A partir daí somente concentro-me na minha respiração (abdominal) e no meu fluxo sanguineo.

Também pratico a meditação Metha Bavana, que é feita no cotidiano pelo menos 15 minutos por dia. Consiste em desejar em pensamento, primeiramente a si mesmo e depois substituir o "eu" pelo nome das pessoas que vc gosta, da sua família e à todas as pessoas com quem vc cruza na rua, em casa ou em qualquer lugar no momento em que vc está praticando. Com o tempo vc deve desejar até mesmo às pessoas que vc não curte muito. É incrível como faz bem a si mesmo desejar o bem aos outros!

O seguinte:

Que eu seja feliz
Que eu me livre do sofrimento
Que eu encontre as causas da felicidade
Que eu supere as causas do sofrimento
Que eu me livre totalmente das estruturas cármicas
Que eu desenvolva uma lucidez que acompanha o olhar, quando eu olhar
para as coisas a lucidez está presente
Que eu me torne verdadeiramente capaz de ajudar os outros seres.

O propósito da shamata impura é fixar-se em um ponto para desconectar-se do resto a sua volta. No início das práticas eu ficava muito atordoada tentando não pensar. Quando estava querendo engrenar, vinham pensamentos sobre as contas que tinha a pagar, sobre o que tinha a fazer no dia seguinte, aí a mente já fugia para o barulho do carro passando e acabava não rendendo muito.

Mas até essa desconcentração é normal no início, faz parte da prática para alcançarmos mais controle posteriormente.

Como ensina o Guru Chagdug Tulku Rinpoche, não é preciso lutar contra os pensamentos, é preciso acolhê-los e deixá-los ir embora. O segredo é não alimentar os pensamentos que vêm.

Este espaço vazio entre um pensamento e outro é a minha meditação. Com o tempo, o espaço entre um pensamento e outro é cada vez maior, e é aí que a meditação começa a ser um barato!!!

Ainda não pratico a shamata pura, que é mais difícil e por isso o praticante deve ter mais experiência. Esta é o oposto da impura, consiste em estar na mesma posição, porém atento a todos os acontecimentos em volta sem deixar a mente se levar em pensamentos sobre eles. Enquanto na impura o praticante até mesmo pode não ver o que ocorreu na sala de meditação por estar, digamos em standby, na pura ele sabe tudo o que ocorreu mas mantém a mesma concentração e controle de pensamentos da mente!

Aleluia, tenho um DVD do Lama Padma Samten sobre meditação, é bem legal. Se vc quiser te mando por e-mail.

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 30, 2011, 10:27 pm
por Sabrinah
Ah...esqueci de dizer.

O propósito da meditação é acalmar totalmente Corpo (OM), Fala (AH) e Mente (HUM).

Na minha opinião o mais fácil (que a gente consegue primeiro) é a fala. Ficar sem falar é o mais fácil.

Depois o corpo, pois quando sentamos levamos um certo tempo pra parar de se mexer. Uma coceirinha aqui, um mosquitinho que pousa ali, uma dorzinha acolá e assim ficamos inquietos até conseguir parar totalmente.

Por último e muito mais difícil, porém não impossível, é acalmar totalmente a mente.

Tem um mantra que entoa 108 vezes (nº de bolinhas que tem no mala e mala é o precursor do rosário), que é:

OM AH HUM BENZA GURU PEMA SIDDHI HUNG

Essas longas repetições ajudam a mente a se desconectar do resto, por isso é mais fácil começar entoando mantras.

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 30, 2011, 11:32 pm
por Freddy
Bem legal o tópico!
Venho pesquisando já a algum tempo sobre meditação e realmente é muito bom.

As pessoas tentam ensinar técnicas avançadas, mas pode ser tão simples quanto prestar atenção na respiração e respirar devagar e profundamente.
Ou então fixar o olhar numa paisagem e manter esse foco por vários minutos, sem pensar em nada mais.
A repetição do mantra ajuda sim no inicio até você ganhar concentração.

Esse tipo mais simples ajuda você a aliviar o estresse do dia-a-dia.

Porém não pensem que um tipo mais avançado de meditação será fácil. Alguns tipos aliás requerem uma concentração absurda e são focadas em expandir sua percepção.

O mais legal é que essa é uma prática que a ciência comprova os benefícios. Não é preciso ser religioso nem nada para buscar uma paz interior.

Deêm uma lida nesses 2 artigos:
http://en.wikipedia.org/wiki/Kundalini_yoga
http://en.wikipedia.org/wiki/Yoga-nidra

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 2:25 am
por Pablo
Aleluia escreveu:Nobres irmãos foristas

INTRODUÇÃO

Já faz alguns anos que eu medito e alguns poucos anos q eu finalmente adquiri a constancia de meditar de manha e a noite, infelizmente por pura preguiça não tanto quanto eu preciso, mas depois que vc começa a praticar é muito bom, vc começa a dar valor e compreender o valor do relaxamento mental, além de trazer benefícios como um aumento no poder de concentração (já que seus pensamentos não ficam tão dispersos aleatoriamente em nossa mente, assim vc consegue convergir sua mente para um raciocinio linear) e tb vc passa a ter maior auto controle no dia a dia.
... Eu particularmente acho que não existe contra indicação da meditação e acho que todos deveriam meditar, pois assim (isso é o mais importante) com o relaxamento da mente, agente acaba por ter uma capacidade de reflexão maior dos fatos que nos acontecem diariamente, então não ficamos tão a mercê da vida, pois fatos desagradaveis irão ocorrer, quer agente medite ou não, mas o mais importante não são os fatos desagradáveis e mesmo os agradaveis, mas a forma como lidamos com eles...
Logicamente existem na WEB diversos sites sobre meditação, então só vou dar uma focada geral nisso e quem quiser complementar fique à vontade...


CONCEITO

A meditação consiste na prática de focar a atenção, freqüentemente formalizada em uma rotina específica. É comumente associada a religiões orientais. Há dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto a humanidade. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes, floresceu no Egito (o mais antigo relato), Índia, entre o povo Maia, etc. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.


Prática

É fácil se observar que nossas mentes encontram-se continuamente pensando no passado (memórias) e no futuro (expectativas). Com a devida atenção, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, para se observar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado. Através da meditação, é possível separar os pensamentos da parte de nossa consciência que realiza a percepção.

É possível obter total descanso numa posição sentada e por conseguinte atingir maior profundidade na meditação assim dissolver preocupações e problemas que bloqueiam sua mente.
Posição de meia lótus

Uma posição possível é a posição de lótus completo, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda. Outros podem sentar em meio lótus, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda. Há pessoas que não conseguem sentar em nenhuma dessas posições e por isso podem sentar a maneira japonesa, ou seja, com os joelhos dobrados e o tronco apoiado sobre ambas as pernas. Pondo alguma espécie de acolchoado sob os pés, a pessoa pode facilmente permanecer nessa posição por hora ou hora e meia.

Mas na verdade qualquer pessoa pode aprender a sentar em meio lótus, ainda que no início possa causar alguma dor. Gradualmente, após algumas semanas de treino, a posição se tornará confortável. No início, enquanto a dor ainda causar muito desconforto, a pessoa, deve alterar a posição das pernas ou a posição de sentar. Para as posturas de lótus completo e meio lótus convém sentar-se sobre uma almofada, de forma a que os dois joelhos se apóiem contra o chão. Os três pontos de apoio dessa posição proporcionam uma grande estabilidade.

Mantenha as costas eretas. Isso é muito importante. O pescoço e a cabeça devem ficar em alinhamento com a coluna. A postura deve ser reta mas não rígida. Mantenha os olhos semi-abertos, focalizados a uns dois metros à sua frente. Mantenha leve sorriso. Agora comece a seguir sua respiração e a relaxar todos os músculos. Concentre-se em manter sua coluna ereta e em seguir sua respiração. Solte-se quanto a tudo mais. Abandone-se inteiramente. Se quiser relaxar os músculos de seu rosto, contraídos pelas preocupações, medo e tristeza, deixe um leve sorriso aflorar em sua face. Quando o leve sorriso surge, todos os músculos faciais começam a relaxar. Quanto mais tempo o leve sorriso for mantido, melhor.

À altura do ventre, pouse sua mão esquerda com a palma voltada para cima sobre a palma da mão direita. Solte todos os músculos dos dedos, braços e pernas. Solte-se todo como as plantas aquáticas que flutuam na corrente, enquanto sob a superfície das águas o leito do rio permanece imóvel. Não se prenda a nada a não ser à respiração e ao leve sorriso.

Para os principiantes, convém não ficar sentado além de vinte ou trinta minutos. Durante esse tempo você tem que ser capaz de obter descanso total. A técnica para tal obtenção reside em duas coisas: observar e soltar, observar a respiração e soltar tudo mais. Solte cada músculo de seu corpo. Após uns quinze minutos, uma serenidade profunda poderá ser alcançada, enchendo-o interiormente de paz e contentamento. Mantenha-se nessa quietude.Esta prática é dos melhores remédios para aliviar o stresse.

Posição de meia lótus ( a de lótus é um pé em cima do outro)

Aos Iniciantes

Acho que o jeito mais facil de começar é através da meditação com mantras, pois, a meditação em silêncio para uma mente muito agitada talvez seja mais difícil no começo, como foi no meu caso... Pesquise na net ou compre um livro sobre meditação que tenho certeza que valerá a pena

Rapaz , eu sou um cara mt ansioso , dificuldade de concentração

já tentei de tudo , tomei remédio passado por psiquiatra ( até que ajudava ) , fui a psicicologo

mas nunca me curei disso de verdade , só melhorava um pouquinho e só parar que volta tudo

estresse , ansiedade , fluxo de pensamentos , dificuldade em concentração , mania de perseguição

derrotismo , e tudo isso ainda piorou com minha calvície começando e eu n conseguir passar no Vestibular

fazem 3 anos tou indo pro 4 ano e não consigo passar e isso só piora

ai me falaram de YOGA ou Meditação , e por coincidencia ví esse Tópico

me fala mais sobre isso , eu nunca acreditei nessas coisas não e já tentei sentar e ficar fazendo " AHUMMM"

e n consigo e nem paro 10 minutos

preciso de alguém que ensine isso ??

tem algum vídeo ou sit que possa me passar ?? tem algum Bom livro ?? que posso ser comprado ?? que tenha boa explicação e seja bem Didatico

cara minha Vida tah um Inferno principalmente por n passar em vestibular a opinião dos outros DOI muito!

eu me importo mt com Julgamento alheio...

e se eu melhorar minha MENTE , creio que o resto fica mais fácil de ser ATINGIDO

abraços

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 4:35 am
por Pablo
pra piorar

eu só penso em calvície

virou uma doença mental

fico pesquisando na net

perco horas olhando no espelho

isso atrapalha pra caralho a estudar

pra vc ter noção eu até SONHEI que tava perdendo cabelo

essa desgraça veio pros meus sonhos , isso tah me afetando pow hehe

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 4:01 pm
por Sabrinah
Pablo, justamente por ser assim é que vc é um forte candidato a praticante de meditação! Ia te fazer bem! :wink:

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 7:17 pm
por Sabrinah
Com certeza independe de crença religiosa. Mais do que o cérebro comandando o corpo, acredito que seja a mente dirigindo a própria mente.

Aprendendo a dominar o corpo e os pensamentos, aprende-se tbm a controlar mente no cotidiano de forma que muitos incômodos e neuroses desaparecem gradualmente. É quase como se fosse um exercício que ajuda a enxergar todas as coisas com mais leveza e clareza. A pessoa vive mais em paz.

Mas é claro que isso leva tempo, daí a importância da constância da prática.

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 7:40 pm
por Pablo
sim sabrina

e pense uma pessoa ansiosa feito eu pra conseguir isso??

eh complicado !

preciso de um Help

como se faz ?? onde posso recorrer ?

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 8:07 pm
por Aleluia
concordo contigo sabrina
é como dizem, o homem pensa que possui uma mente mas é a mente que o possui. Somos refens de nossa mente
os cinco agregados budistas mostram coisas que integram nosso ego:
No budismo, os agregados (sânscrito: skanda), são cinco, a saber:
Forma material (rupa),
Sentimento (vedana),
Vontade (samskara),
Percepção (samjna)
Consciência (vijnana).

Da combinação desses cinco agregados forma-se um corpo que ilusoriamente chamamos de “eu” e, de certa forma, todo o mundo visível.

É engraçado que nao vejo nenhum misticismo nesse tipo de coisa, vejo algo claramente observavel

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 8:08 pm
por Sabrinah
Pablo escreveu:ainda essa história ?



sim sabrina


e pense uma pessoa ansiosa feito eu pra conseguir isso??

eh complicado !

preciso de um Help

como se faz ?? onde posso recorrer ?
Só se aprende praticando. É um método empírico mesmo, não há muito o que explicar além do que eu e o Aleluia já descrevemos acima nos primeiros posts.

Ali vc encontra a postura, dicas sobre no que se concentrar e aí é só tentar.
Nas primeiras vezes vc vai ficar agitado, vai sentir dor no corpo, o olho vai lacrimejar, vai aparecer coceirinhas pra tudo quanto é lado só pra ficar incomodando, tudo vai desviar sua atenção, mas o negócio é ser teimoso e praticar todos os dias.

A respiração é fundamental. Não precisa ser profunda o tempo todo, mas tem que ter ritmo constante. Preste atenção nela e nos batimentos cardíacos. Ajuda a desviar a atenção das outras coisas

Um dia vc vai perceber que vai ficando cada vez mais concentrado e quieto. Quando a meditação se estabiliza vc volta dela sentindo um "barato" natural, uma tranquilidade interna. Aí vc quer continuar praticando e começa a ficar cada vez mais tempo em estado de meditação.

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 8:13 pm
por Sabrinah
Aleluia escreveu:concordo contigo sabrina
é como dizem, o homem pensa que possui uma mente mas é a mente que o possui. Somos refens de nossa mente
os cinco agregados budistas mostram coisas que integram nosso ego:
No budismo, os agregados (sânscrito: skanda), são cinco, a saber:
Forma material (rupa),
Sentimento (vedana),
Vontade (samskara),
Percepção (samjna)
Consciência (vijnana).

Da combinação desses cinco agregados forma-se um corpo que ilusoriamente chamamos de “eu” e, de certa forma, todo o mundo visível.

É engraçado que nao vejo nenhum misticismo nesse tipo de coisa, vejo algo claramente observavel
Com certeza Aleluia, não há misticismos na filosofia budista, por isso gosto muito de ler sobre.

Vc ia gostar de ler os livros do Lama Padma Samten, é bem explicativo e fala numa linguagem bem acessível.
São eles: Meditando a Vida, A Jóia dos Desejos e Mandala do Lótus.

Adoro essa ideia de construção da identidade, pois, assim como construímos identidades que nos aprisionam sem que percebamos, temos a mesma capacidade de desconstruí-las e tomar consciência da nossa mente liberta, a mente primordial que é livre e cria essas identidades, ou seja, a mente búdica (iluminada e livre)!

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 8:15 pm
por Aleluia
Pablo escreveu:e pense uma pessoa ansiosa feito eu pra conseguir isso??

eh complicado !

preciso de um Help

como se faz ?? onde posso recorrer ?
Pablo meu irmão... lembra de quando vc era criança e foi obrigado a se trancar no quarto pra estudar pra escola... E percebe hoje em dia que apesar daquilo ter sido um saco à epoca hj em dia ve ve como te ajudou
O começo é meio duro, eu postei que pra começar com mantras e tal mas sinceramente, eu pularia isso e faria o zazen, apenas sentar com a coluna ereta e se observar. só se voce se propor a fazer isso, faça com rigor... logo que acordar e antes de dormir..estabeleca uma meta (p.ex. todo dia por um mes duas sessoes de 15 minutos) e veja se ao final desse mes valeu a pena... e melhoras com suas neuras, perder cabelo realmente é dureza!

leia esse texto, ele tem apenas uma pagina:
http://www.monjacoen.com.br/textos-budi ... 131-zazen-

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 8:24 pm
por Aleluia
Sabrinah escreveu: Com certeza Aleluia, não há misticismos na filosofia budista, por isso gosto muito de ler sobre.

Vc ia gostar de ler os livros do Lama Padma Samten, é bem explicativo e fala numa linguagem bem acessível.
São eles: Meditando a Vida, A Jóia dos Desejos e Mandala do Lótus.

Adoro essa ideia de construção da identidade, pois, assim como construímos identidades que nos aprisionam sem que percebamos, temos a mesma capacidade de desconstruí-las e tomar consciência da nossa mente liberta, a mente primordial que é livre e cria essas identidades, ou seja, a mente búdica (iluminada e livre)!

Sabrina, sou um pouco fechado qnt a minha espiritualidade, até pq nesse forum a conversa toma outros rumos , mas eu participo da anos da self, que eu acho simplesmente maravilhosa... mas obrigado pela sugestao, se qlq dia encontrar com esses livros dou uma olhada!

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 8:40 pm
por Sabrinah
Legal, o que é a self?

Mas não tem nada de religião é pura filosofia. Por exemplo, um outro livro do Lama, A Roda da Vida, explica como funciona esse processo de aprisionamento no Samsara (mundo ilusório construído). Fala sobre a originação interdependente dos 12 elos que é todo esse processo.

Em resumo bem superficial é:

O primeiro elo é a Avidya (ignorância, ausência de visão) que origina todos os outros. Pela Avidya se criam as marcas mentais (Samskara). Essas marcas internas e inconscientes afloram na consciência (Vijnana) e tomam nome e forma (Nama-Rupa). Então criam-se instrumentos e formas para justificá-los através dos sentidos (Shadayatana). A partir desse contato (Sparsha) criamos uma identidade e a temos como uma real verdade e nossas escolhas (Vedana) se norteiam por ela.

Surge então o desejo (Trishna) que nos impulsiona, por ações contaminadas (Upadana) a permanecer agindo assim sem perceber, como se fosse realmente nossa própria vontade.
Logo, pensamos que essa é a única realidade e que o mundo É assim (Bhava). E essa ideia se legitima pelas circunstâncias da vida (Jeti) que parecem confirmar que realmente essa é a única verdade. Desta forma não aceitamos a desconstrução dessa "realidade" pq isso nos traz a sensação de envelhecimento/morte (Jana-Marana), ou seja, a experiência de morte é isso: criamos algo e, ao passar pelo processo de dissolução da artificialidade que construímos e sempre sustentamos, temos a sensação de morte.

Por isso às vezes logo que entramos em contato com esses conceitos, não queremos acetá-los e compreendê-los pq é assustador, ainda que inconscientemente. É a morte, a separação de certas identidades que construímos e sustentamos por toda vida e de repente as fazemos desaparecer, é morte!

Se faz bem e é uma filosofia construída com o objetivo de nos fazer pensar sobre como criamos problemas e obstáculos a nós mesmo, vale a pena ler, pq não?

Agora mesmo, estou lendo O Tao da Paz, da Diane Dreher. Tô gostando bastante.

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 9:42 pm
por Aleluia
self realization fellowship... eles tem alguns metodos de meditação tb
fico a vontade para falar esse assunto com pessoas como vc e o pouca telha mas para a grande maioria (não só do fórum, do mundo real) acho perda de tempo
Quanto a meditação posso te perguntar uma coisa...
com qual frequencia vc pratica??
Eu soube que na serra do rio de janeiro existe um lugar que voce faz meditação por 10 dias, 8 horas em cada um... tenho muita vontade de tentar um dia

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 10:53 pm
por Sabrinah
Eu ainda sou amadora, hehehehe!
Pratico 30 minutos diários pela manhã. Normalmente os primeiros 10 minutos é só pra parar quieta e estabilizar a quietude.
Quando começo a curtir o celular desperta, já passaram-se os 30 min. Mas não continuo pq se não eu não faço mais nada, o Samsara chama, hehehehe.
Isso que vc falou sobre meditar por várias horas me parece retiro.

Fui no ano novo tibetano no templo de Três Coroas (aqui no RS perto de Porto Alegre) e eles estavam em retiro espiritual em virtude do ano novo deles.
Para visitar as salas do templo por dentro, tínhamos que entrar em total silêncio e em grupos pequenos pq eles estavam em meditação há quase 10 dias.

Meditam por umas 8 horas seguidas mais ou menos e param um pouquinho pra comer bem pouco e beber água, normalmente é só arroz que comem.

Em outra sala, tinham praticantes entoando mantras direto, virando as 24hs sem parar. Eles se revezavam entre meditação e entoação de mantras. Mas sempre tinha que ter alguns entoando enquanto os outros meditavam. O lance era manter a sonoridade sem parar, mas para isso eles descansavam mais seguido por causa da voz.
É legal de ouvir pq é uníssono, num tom grave...fica muito bonito.

Mas o negócio é muito louco (no bom sentido). Não é pra qualquer um fazer um retiro desses, tem que ter muita prática e preparo físico inclusive. Se não vc volta pra casa todo torto e acabado, hehehehe!

Aqui no RS, neste templo que te falei e no templo de Viamão tbm, toda hora tem uns retiros desse tipo. Esse é mais "punk" pq é um lace de emanar energias para o novo ano, mas tem uns mais "lights" com meditações de 4 ou 5 horas seguidas, com mais intervalos, etc.

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 11:17 pm
por Pablo
então beleza

ao acordar e antes de dormir 15 minutos

tentar ficar em em silêncio , observar minha respiração ?? e tentar não pensar em mais nada ??

essa parte do pensamento eh que eh uma das mais difíceis

( nas aulas mesmo , principalmente quando eu n gosto , kct eu viajo d++ as vezes perco assuntos importante e termino me prejudicando , um remédio , chamado : RITALINA , não sei se vc conhecem ajudava nisso )

mas não quero ficar tomando remédio não !

e o Local , em cima da minha cama ??

posso botar Música Instrumental de Richard Clayderman ?

e outra bronca é a falta de respeito aqui em casa ! bando de pu...

valeu galera !


Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 11:22 pm
por Jimmy Stewart
Já ví na TV uma terapia alternativa para estresse e ansiedade. Era até engraçado. A pessoa era levada a uma psicina ou lago natural, e a terapeuta segurava a pessoa nos braços, estando a pessoa parcialmente imerça na água, apenas com parte da cabeça pra fora, tentando ficar o mais imóvel e relaxada que pudesse, enquanto era gentilmente movida de um lado para outro.

Seria algo para lembrar a fase uterina ou coisa assim, imagino, e levando a pessoa a um relaxamento, tanto pela água quase cobrindo tudo, quando pelo movimento e pelo fato de estar nos braços.

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Outubro 31, 2011, 11:44 pm
por Sabrinah
Vc deve estar confortável pra meditar. Pode ser até deitado, mas aí acho que não é bom pq pode dar sono e o objetivo é manter-se alerta porém em silêncio mental interno e externo. Mente tranquila e vazia.
Como não é fácil esvaziar a mente, existem técnicas e dicas pra ajudar... mas só praticando mesmo é que vc atinge o objetivo.

Alguns vídeos pra vc se familiarizar:

http://www.youtube.com/watch?v=YpbFOhDs ... re=related

http://altvideo.com.br/budismo/lama-pad ... da-lucidez

http://www.youtube.com/watch?v=-sGmNXt7 ... re=related

O primeiro é bem instrutivo. O segundo tbm, mas tem só um trecho. O último é do Dalai Lama, mas está com legenda em espanhol.

Espero que ajude. E lembre-se que o importante é ter persistência e paciência!

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Novembro 1, 2011, 2:00 am
por pouca telha
Carísssimo Aleluia !...
Há muito tempo quero parabenizá-lo, para dizer que voce foi a pessoa mais feliz deste forum ao escolher seu nick name - pois sem querer ao pronunciarmos ou mentalizarmos a palavra "Aleluia" - seu nobre e forte significado que carrega, nos remete a mais profunda das sensações, como estivéssemos sempre a dar "Graças e Louvores".
Há anos, pratico a mais tradicional modalidade da Yoga - a Hatha Yoga, numa série de exercícios de alongamentos e contrações (asanas), respirações e inspirações (pranayamas), finalizando com a etapa de relaxamento.

Confesso que através da Yoga, tenho profundos encontros comigo mesmo, seja através da grande paz interior e inúmeros benefícios para o corpo físico - os quais tento agregar ainda mais com a parte espiritual pela fé que eu professo, pela postura que assumo em pról do que é bom e agrega valores, pelas palavras do bem a que costumo referenciar, sempre tentando olhar pelo lado bom, das maravilhas que nos rodeiam.
Como já disse anteriormente em outro tópico - tento sempre enxergar com os olhos de uma criança, que pela sua inocência característica, veem o que nós adultos deixamos infelizmente de enxergar.

Uma coisa puxa a outra e, através da Yoga - a meditação seria a próxima etapa.
Assim sendo, uma de nossas mestras yogue nos ensinou os primeiros passos básicos para meditarmos, e com o tempo até pela força do hábito - a gente acaba atingindo um certo aprimoramente que às vezes, até me vejo meditando quando estou fazendo tranquilas caminhadas, ou algo que me dá boas sensações de alegria e prazer.

Na época me interessei demais por este assunto e até comprei o livro de um médico da Unifesp, o dr. Roberto Cardoso “Medicina e meditação”, pois de maneira simples nos orienta que inicialmente para meditarmos, é de suma importância adotarmos como "ancora" - o foco nos movimentos da respiração.
PS:.
Estou viajando a serviço, bem como irei à outra região passar o feriado com minha mãe e irmãos - mas gostaria imensamente de voltar a debater com voce e a Sabrinah este assunto que com muita "maestria" voces dois estão sábiamente conduzindo.
Assunto que considero de suma importância, e até costumo fazer um paralelo da meditação, com os poderes da oração e do subconsciente - pois quem tem a graça e o entendimento para praticá-los..., obterá uma vida muita mais próspera, tranquila e feliz. rs... :wink:

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Novembro 1, 2011, 1:28 pm
por Aleluia
pouca telha... eu sempre soube q, ao contrario do que mtos acham, voce nao é o estereotipo de crente alienado. Existe algo a mais..Voce não repete simplesmente a palavra. Voce vivenciou a palavra. E isso faz TODA a diferença. Fico mto agradecido pelo elogio e pela amizade
E isso nao é o prepotente e pretensioso aleluia que está deduzinho... vc deve conhecer melhor q eu o evangelho de mateus:
""""Nem todos os que me dizem: Senhor! Senhor! entrarão no reino dos céus; apenas entrará aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus""

Pablo: Se tiver dificuldade, escute musica nos 2 ou 3 primeiros dias. Mas quer um conselho... passe pra meditação em silencio o quanto antes. senao quando vc for perceber, vc estara apenas escutando musica relaxado...se conseguir fazer a posicao de lotus maravilha, se nao der faca a de meio lotus...

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Novembro 1, 2011, 3:59 pm
por Sabrinah
Acho melhor partir direto pra meditação silenciosa, o quanto antes começar a treinar a mente melhor.
E quando quero meditar e tem uma música insistente na cabeça? Ai que coisa que dá um nervoso! Eu fico prestando atenção na respiração e tal, mas a música de fundo tá sempre lá!!! heheheheh

Re: Meditação - quem aqui pratica?

Enviado: Novembro 1, 2011, 7:35 pm
por Jimmy Stewart
Engraçado Sabrina Gaúcha... as vezes eu também tenho essa da música tocando na cabeça, como se não desse pra esquecer, só que eu consigo mudar a música, penso em outra, aí a velha sai, mas a nova não sai.

Só se estou ocupado, aí sim fico mais relachado.

Acho que nos acostumamos as vezes a pensar numa música pra esquecer de algo ruim, ou pra não se incomodar tanto numa situação ou momento ruim, e acaba virando costume.

Lembro de uns caras comentando uma vez que iam de carona com um sujeito, que tocava todo tipo de música super cafona que todo mundo odeia, e eles acabavam sem querer decorando a maldita música e as vezes não tiravam da cabeça.
Tortura de efeito duradouro... :lol: :lol: :lol:


Acha que é comum o cérebro humano ser assim, ser acostumado a ter sempre alguma coisa a fazer, tarefa, ou mesmo reparar em algo, mesmo quando relaxando. Afinal na natureza raramente há um silêncio, sempre tem passarinhjos cantando, coruja, grilos, ruido de insetos, som de água como chuva ou rios.