Página 1 de 1

Calvície vira assunto no UOL

Enviado: Fevereiro 27, 2012, 6:33 pm
por iloveheralot
http://estilo.uol.com.br/beleza/ultimas ... careca.htm

Conheça os tratamentos para quem está ficando calvo e veja dicas para os carecas assumidos

O site de entretenimento da "Folha de S. Paulo" publicou, recentemente, uma enquete em que perguntava aos leitores se o ator Jude Law continuava atraente, apesar da aparente calvície: 82% afirmaram que sim. O resultado parece modernizar o verso da antiga marchinha de Carnaval: se não é dos "carecas que elas gostam mais", pelo menos a calvície parece não ser fator determinante para desgostarem. O Hora H desta semana entrevistou dois especialistas em calvície para mostrar quais os tratamentos e cuidados mais indicados para quem está perdendo ou já perdeu seus fios de cabelo. Para quem resolveu assumir a careca, não perca as dicas para manter-se calvo e elegante. No álbum de imagens, veja os acertos e erros dos homens carecas famosos.

Identifique os primeiros sinais de calvície

"A porcentagem de calvície nos homens é significativa: 50% dos indivíduos de sexo masculino após os 15 anos de idade já apresentam sinais de queda anormal dos cabelos, e 90% dos homens após os 40 anos de idade demonstram indícios de calvície genética. Basicamente, a melhor maneira de prevenir é ficar atento aos primeiros sinais de queda anormal dos cabelos: excesso de fios no chão do chuveiro, da casa, na escova, roupas, banco do carro ou na mesa de trabalho”, afirma Luciano Barsanti, médico e tricologista, diretor do Instituto do Cabelo em São Paulo, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia (ciência direcionada para prevenção, diagnóstico e tratamento da calvície) e autor do livro “Dr. Cabelo” (Editora Elevação).

Diagnóstico e tratamento

A boa notícia para quem não se conforma em ficar careca é que praticamente todos os tipos de calvície podem ser prevenidos. Em vários casos, pode haver recuperação total dos cabelos, de acordo com Barsanti. “Os equipamentos de última geração, como o scanner de couro cabeludo que aumenta até oito mil vezes a superfície dos fios e do couro cabeludo, e a microscopia eletrônica do bulbo capilar (onde os fios se formam) permitem ao médico um diagnóstico preciso e um tratamento adequado, obtendo os melhores resultados.”

Hoje, o homem dispõe de variadas técnicas e medicamentos voltados para o tratamento da calvície. Todavia, é importante que qualquer medicação seja sempre receitada pelo médico, evitando a automedicação que pode levar a sérias complicações. “O preço dos tratamentos nas clínicas especializadas são acessíveis, tendo a frequência média de duas sessões mensais, com duração de uma hora. O tratamento dura em torno de seis meses e os resultados já aparecem entre o quarto e o quinto mês de tratamento”, diz Barsanti.

Barsanti acredita que os avanços no tratamento da calvície consistem nos chamados métodos não-invasivos (sem implante, corte ou injeções). Estes tratamentos fundamentam-se na associação de terapias, tais como o laser de baixa potência, a infusão tópica no couro cabeludo de fitoterápicos, sem injeções, a partir de um aparelho que consiste num pequeno rolo conectado a um computador que, ao deslizar sobre o couro cabeludo transfere a medicação para dentro do bulbo capilar (matriz do fio). "Pode ser associada também a eletroterapia, que consiste na aplicação por contato, no couro cabeludo, de correntes de baixa intensidade, que, sem dor, estimulam a multiplicação celular, aumentando os fios", complementa.

Para quem não perdeu todos os fios

A médica Leila Bloch, dermatologista e cirurgiã capilar, graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da North American Hair Research Society (NAHRS), explica quais os tratamentos existentes para calvície e para quem são indicados.

Para quem não perdeu todos os fios
Tratamentos clínicosCarboxiterapiaPeeling capilarIntradermoterapia
1. Uso de xampus especiais de combate à oleosidade, indicados para os pacientes que apresentam perda capilar associada à dermatite seborreica/caspa;

2. Loções, principalmente que contenham minoxidil, que prolonga a fase de crescimento dos fios, indicada para os pacientes em início do processo de calvície e como coadjuvante (medicamento que, ministrado com algum outro, ou adicionado à fórmula deste, reforça-lhe a ação) de tratamento com finasterida;

O minoxidil é um medicamento vasodilatador, que tem como efeito secundário o crescimento de pelos. Por esse motivo, começou a ser utilizado também para a reversão do quadro de calvície.

A finasterida, também conhecida como Proscar, Propecia, Fincar, Finpecia, Finax, Finast, Finara e Prosteride, é um medicamento que bloqueia a dihidrotestosterona (DHT), responsável pela formação das características específicas masculinas como voz grossa e pelos na face e corpo. O DHT também desempenha papel importante no desejo sexual e no crescimento do tecido muscular. Esta substância é a responsável pela calvície masculina.

3. Comprimidos à base de inibidores da enzima 5-alfa-redutase, que evitam que os cabelos afinem. Pode ser utilizado desde o princípio do processo de perda capilar. Esta enzina é responsável pela transformação do hormônio testosterona em DHT. Em homens com folículos capilares mais sensíveis à ação da DHT, os fios de cabelo ficam mais finos e caem.

Para a calvície adiantada

A dermatologista recomenda o transplante capilar para os pacientes que já apresentam um quadro mais definido de perda capilar e para aqueles que desejam deixar de ser calvos.

“Quando a rarefação capilar passa a incomodar esteticamente, já é possível realizar uma cirurgia de restauração capilar, desde que se tenha área doadora suficiente para tal. Enquanto o tratamento clínico pode ajudar na manutenção da quantidade de fios, sem recuperar os perdidos, somente a cirurgia de transplante capilar restaura os fios e faz aumentar consideravelmente a quantidade de cabelos, sem perder a naturalidade dos fios, que caem e crescem normalmente”.

Cuidados para quem quer assumir a careca

Há muitos homens que resolveram assumir a careca e fazer dela parte do seu estilo. Estão aí para comprovar a tese os “durões” do cinema como Bruce Willis, Vin Diesel, Jason Staham, além de atletas e jogadores. Para estes, os médicos recomendam:

1. Uso de bonés/ chapéu com protetor solar. A exposição ao sol, principalmente nos calvos, pode levar ao câncer de couro cabeludo, que não é incomum;

2. Protetor solar em aerosol ou em spray, com a reaplicação do produto a cada duas ou três horas;

3. Lavagem diária da careca com xampu de controle de oleosidade, alternando com xampu neutro. Devemos lembrar que a primeira lavada da cabeça é para o couro cabeludo, e não para os fios, portanto os cuidados com o couro cabeludo, como o uso de um xampu de controle de oleosidade, devem ser mantidos;

4. Evitar água quente e banhos demorados.



Polêmica: a finasterida pode causar impotência ou perda da libido?

Entre os efeitos colaterais da finasterida descritos na bula do medicamento estão a perda da libido, dificuldade de obter uma ereção, diminuição do volume ejaculado, dor nos testículos e crescimento anormal das mamas em homens.

“A finasterida é um bloqueador de DHT. Trabalhos internacionais demonstram que a diminuição de libido (falta de apetite sexual) com o uso de finasterida é mínimo. Além disto, grupos de pesquisa que foram medicados com placebo (medicação sem ativo), sem saber, apresentaram os mesmos índices do efeito colateral”, explica Barsanti.

Re: Calvície vira assunto no UOL

Enviado: Fevereiro 27, 2012, 9:45 pm
por Jimmy Stewart
UOL, fonte de algumas mentiras. Afinal, falou do laser Tabajara Picareta.


Uma mentira dita muitas vezes acaba soando como verdade aos tolos.


De tanto médicos picaretas venderem isso, a mídia engoliu tanto que quase tudo fala disso agora.

Re: Calvície vira assunto no UOL

Enviado: Fevereiro 27, 2012, 10:56 pm
por gassef
Participação especial do Dr. Farsanti. :lol:

Re: Calvície vira assunto no UOL

Enviado: Março 4, 2012, 9:07 am
por Hiuts
Estava vendo hj essa reportagem, é bem informativa, fala sobre o uso do minox, fatores de crescimento e outros tratamentos, como também a opção de virar careca de vez.

Link: http://estilo.uol.com.br/beleza/ultimas ... careca.htm