Cigarro mata 2,5 mil pessoas por ano, diz GDF
Cerca de 2,5 mil pessoas morrem todos os anos no Distrito Federal por danos causados pelo cigarro, segundo o pneumologista e coordenador do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde, Celso Rodrigues. Ele afirmou que o índice de dependentes de nicotina na capital do país, 14% - cerca de 310 mil pessoas, é pequeno e acompanha a média brasileira.
"É um índice baixo, mas deve abaixar mais. É uma doença grave. É uma morte que poderia ser evitada se não existisse o cigarro. É preciso fazer a população entender uma coisa importante: entender que, nessa batalha contra o tabagismo, o único que em algum momento ganha é a indústria do cigarro."
A iniciação ao vício, de acordo com Rodrigues, costuma ocorrer entre 14 e 19 anos. "E entre 39 e 60 anos é quando a pessoa começa a adquirir as doenças mais pesadas e começa a poder morrer por infarto agudo do miocárdio. Veja só: a idade mais produtiva é também aquela em que o cigarro mais pode afetar o homem", compara.
Para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta quinta-feira (31), o médico afirmou que representantes do programa desenvolverão atividades na Câmara dos Deputados e no Parque da Cidade. Além disso, a Organização Pan Americana de Saúde vai promover uma sessão solene para estimular o combate ao fumo.
Sem colocar um cigarro na boca há quase 12 anos, a dona de casa Antônia Neuma de Freitas, de 52 anos, se diz orgulhosa por ter largado o vício. "Eu tenho problema de tireoide. O médico disse que eu poderia tomar iodo ou operar, mas que se continuasse fumando meus olhos iam ficar mais saltados. Iam ficar maiores que já eram".
Antônia conta que não esperava ter tanta facilidade para largar o vício. Segundo ela, foram necessários apenas três dias após a consulta para parar de vez. "Dia 28 de setembro. Fumei os últimos dois cigarros chorando", lembra. "Eu me sinto muito bem, porque tem gente que faz tratamento, faz de tudo para parar e eu nunca imaginei que teria essa força de vontade."
Fumante por 25 anos, ela diz que já havia tentado parar em outras ocasiões. "Perdi um bebê com nove meses de gravidez. Não fumava, mas se via alguém com cigarro dava uns traguinhos. Jurei que quando eu engravidasse de novo eu pararia. Fiquei 1 ano e 5 meses sem fumar, durante gravidez e amamentação. Depois voltei. Só que hoje não suporto nem o cheiro."
Segundo o pneumologista Rodrigues, em 2010 o GDF gastava mensalmente R$ 12 milhões no diagnóstico e tratamento das doenças causadas pelo cigarro. "E isso não engloba os custos com o médico mesmo. São os exames, as internações e outros procedimentos. Mas hoje é possível que esse valor já tenha chegado a R$ 18 milhões", estima.
Atualmente, o programa de combate ao vício conta com 62 centros de referência para quem deseja parar de fumar. São oferecidas cerca de 400 vagas ao longo do ano, com uma lista de espera com quantidade semelhante. O coordenador afirmou que, em 70% dos casos, as pessoas largam o vício dentro de um ano.
"O cigarro mata lentamente. E a maioria das mortes é dolorosa. Com dez anos fumando, você já fica susceptível a adquirir todas as doenças que ele pode causar", explica Rodrigues. "E, como pneumologista, devo dizer: é muito, muito desagradável você dar o diagnóstico de câncer de pulmão ou enfisema pulmonar."
Fonte : G1 DF

Re: Cigarro mata 2,5 mil pessoas por ano
diego999
2Interessante ! ! !
Ninguem fica plantado na frente das fabricantes de cigarro, exigindo a indenização por que perderam um membro ou qualquer outro mal.
Ninguem fica plantado na frente das fabricantes de cigarro, exigindo a indenização por que perderam um membro ou qualquer outro mal.
17 anos na luta
Finasterida 1mg Diariamente
Shampoo Cetoconazol 3x Semana
Finasterida 1mg Diariamente
Shampoo Cetoconazol 3x Semana
Re: Cigarro mata 2,5 mil pessoas por ano
Jimmy Stewart
3 Pedir indenização valeria para gerações mais velhas, quando não se tinha tanta informação fe fácil acesso e campanha de conscientização sobre todos os males dessa droga, e quando a propagando corria livre e solta tentando atrair mais pessoas para ficarem dependentes quimicamente e pagantes rotineiros para essa indústria escrota.
Mas essa geração atual de adolescentes, sabe muito bem de todos os males, sabe que vicia, sabe que dá cancer etc... Até riam na sua cara se vc disser isso a eles, e ainda nem respeitam os outros e poluem o ar em todo lugar a menos que proibam com placas ou lei, e as vezes nem isso.
Mesmo com o fim da propaganda, e redução drástica de personagens heróis fumantes em filmes e séries e tudo...
Tinha é de botar leis para valer de um dada em diante, quem escolhece ser fumante dessa dada em diante teria de pagar por 90% seu próprio tratamento para enfizema e outras doenças típicas de fumantes.
Mas essa geração atual de adolescentes, sabe muito bem de todos os males, sabe que vicia, sabe que dá cancer etc... Até riam na sua cara se vc disser isso a eles, e ainda nem respeitam os outros e poluem o ar em todo lugar a menos que proibam com placas ou lei, e as vezes nem isso.
Mesmo com o fim da propaganda, e redução drástica de personagens heróis fumantes em filmes e séries e tudo...
Tinha é de botar leis para valer de um dada em diante, quem escolhece ser fumante dessa dada em diante teria de pagar por 90% seu próprio tratamento para enfizema e outras doenças típicas de fumantes.
diego999 escreveu:Interessante ! ! ! Ninguem fica plantado na frente das fabricantes de cigarro, exigindo a indenização por que perderam um membro ou qualquer outro mal.
Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.
http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.
http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr