Olá pessoal. Estou sem postar no fórum desde 2008 eu acho.
No final de 2009 (+ ou - novembro), minha doença começou a atacar de novo (tenho doença de crohn). Até então, eu tomava um antiinflamatório que a controlava bem. Depois de várias idas a pronto atendimentos e até ficar internado num por 10 dias, me deram uma dosagem alta de prednisona de 60mg (corticóide) abaixo de 60mg as cólicas voltavam, então mantiveram essa dose por uns 4 meses, quando diminuiram para 50mg e eu comecei a tomar o remédio definitivo que é um imunossupressor. Num dos exames de sangue que fiz, incluia a B12. Para minha surpresa, minha B12 estava em 93, ou seja, lá em baixo (a ref para homens é de 200 e poucos até 900 e pouco). Isso me causou fraqueza muscular e dormência nas mãos. Hoje minha B12 está normal porque tomei 2 injeções de B12. Eu até suspeito que a B12 estava baixa desde final de 2007, quando criei um tópico aqui falando de queda. Em breve farei outro exame da B12 para checar se ela abaixou, porque se abaixou, significa que meu organismo não absorve a quantidade necessária dos alimentos, então está gastando os estoques do fígado.
Minha pergunta é sobre o corticóide. Meu cabelo atualmente está ultra ralo. Será que em quase 1 ano tomando corticóide, ele causou esse rareamento? A baixa de Vitamina B12 também?
Eu tomo até hoje a fina manipulada e não uso mais nada. Tenho 40 anos e tomo fina desde os 24/25 anos.
Obs.: ontem parei de tomar a prednisona. Até ontem eu tomava 5mg. Nesses quase 1 ano tomando, fui diminuindo aos poucos, para que a supra voltasse a produzir o cortisol. Quem toma além de 1 mes, não pode parar de uma vez, porque o cortisol para de ser fabricado pela supra-renal.
Corticoides, vit B12 e queda
anjelvila
1Felicidade é você aceitar o que é e o que tem, não confunda isso com ambição. Ambição é você querer progredir, conquistar sonhos e etc. Não espere ser feliz só quando conquista algo, pois você só está adiando sua felicidade.