Ontem a noite tive um tempo livre, e por acaso coloquei na Globo, para testar o sinal HD que acabaram de instalar aqui no prédio (raramente assisto globo e muito menos novelas).
Nessa hora estava passando aquela novela, Insensato Coração. Comecei a assistir, então, para aproveitar e verificar seu "nível".
Eis que em uma determinada cena aparece uma mulher, cuja filha é namorada do filho de um banqueiro ($$$), reclamando porque sua filha estava perdendo tempo não fisgando esses seres bem dotados, cheios de dinheiro, a exemplo desse filho de banqueiro que ela estava namorando (a mãe não sabia disso).
Aqui o trecho da conversa que a mãe dessa menina teve com sua mãe:
"É duro. É duro. A gente tenta passar os valores certos, mas dá nisso. Ah, eu em. Tomara que pelo menos nessa festa renda um bom partido dessa elite carioca para a Cecília".
"O que a Cecília precisa aproveitar é o frescor da juventude para garantir o futuro dela, mamãe, isso sim. Ah, o que você está pensando? O tempo voa. A gente pisca e quando a gente vê já tem uma fila de mulheres 10 anos mais novas que a gente. E homens de boa situação só se casam com mulheres de 30 quando já tem mais de 50, né mãe. Aí você sabe o que vem junto, o pacote todo: ex-mulher, filho, pensão caríssima, calvície. Cecília que fique atenta. A Leila já tá quase passando do ponto".
http://www.youtube.com/watch?v=4L_HWCjR6zo
Começa em 2:34.
Sei que muitos vão achar isso normal, mas realmente me chateia.
Em primeiro lugar, ela coloca a calvície no mesmo nível de uma série de problemas chatos e impeditivos, quando a princípio seria um problema como qualquer outro (claro, não para nós que achamos um dos maiores males do mundo, mas para a parte da sociedade que não é afetada pela AAG e que não entende o que é isso).
E segundo lugar, ela associa a calvície a idades avançadas, a partir dos 50 anos de idade, quando na verdade a AAG pode afetar tanto cedo quanto tarde. Claro que a realidade é essa, mas é chato ouvir isso, ainda mais associado a esse pensamento pejorativo a respeito da AAG.
Continuei a assistir a novela e, para o meu espanto, não havia mais nenhum personagem com AAG com grau avançado, apenas em níveis iniciais (o que tinha o pior grau era viado).
A questão é se essa opinião manifestada por essa atriz é captada pela audiência e reproduzida de forma que aumente mais ainda o preconceito, além de passar esses baixos valores.
Não sei.
Bom, é isso, talvez eu esteja fazendo tempestade em copo d'água, mas resolvi postar apenas para desabafar.
Novelinha lixo
iloveheralot
1Finasterida 2mg (1mg EMS + 1 mg Medley) - completando 7 anos de finasterida
Minoxidil Kirkland (2x a 3x ao dia)
Minoxidil Kirkland (2x a 3x ao dia)