Infertilidade masculina causada por remédio para calvície é reversível?
por Conceição Lemes
O remédio chama-se finasterida. A descoberta da sua ação contra a calvície foi por acaso. Ao usar no tratamento de hiperplasia benigna da próstata (HBP), os médicos notaram um efeito colateral nos pacientes que tomavam o medicamento: evitava a queda de cabelos.
Explicação. A finasterida inibe a ação da enzima que transforma a testosterona em diidrotestosterona, que é o hormônio masculino ativo. Com esse bloqueio, a testosterona age menos no organismo, inibindo o crescimento da próstata. Daí ser usada no tratamento da HBP, a doença mais comum dessa glândula masculina. Mas combate também a perda de cabelos em homens.
Em 2005, porém, o urologista Sidney Glina observou que esse medicamento poderia levar à infertilidade. Foi o primeiro pesquisador no mundo a fazer essa associação, encarada, na época, com ceticismo pelos colegas. Mas, aos poucos, outros estudos foram lhe dando razão. O mais recente foi publicado pela revista Fertility and Sterility , publicação da Associação Americana de Medicina de Reprodutiva.
Conversei com o doutor Glina lá atrás e voltei a falar agora, já que a finasterida é o remédio mais usado para prevenir e tratar a calvície androgenética, ou masculina. Ex-presidente das sociedades Internacional de Pesquisa de Disfunção Erétil e Brasileira de Urologia, Sidney Glina é professor livre-docente de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC e chefe da Clínica Urológica do Hospital Ipiranga, em São Paulo.
Viomundo – Nas farmácias, há uma quantidade imensa de medicamentos à base de finastertida [Propecia, Pracap, Pro Hair, Finastec, Finasterida Euro, Merck, Medley, Eurofarma, Legrand, Calvin, Biosintética, Neo-Química, Sanval]. Todo homem que usa finasterida pode ter infertilidade?
Sidney Glina – Não. Existem trabalhos que mostram que homens que tomaram 1mg por dia finasterida por dia [é a dosagem recomendada para tratar a calvície] durante pelo menos seis meses, não apresentaram alteração do espermograma. Entretanto, há vários relatos de homens que apresentaram alterações significativas do espermograma enquanto tomavam a droga nessa dosagem. Esses homens têm outras causas de infertilidade, como, por exemplo, a varicocele (varizes dentro do escroto). A finasterida amplifica a varicocele.
Viomundo – O senhor foi o primeiro pesquisador no mundo a relacionar a finasterida à infertilidade masculina. Como descobriu isso?
Sidney Glina – Há alguns anos comecei a ver pacientes que apresentavam infertilidade e estavam tomando finasterida. Como sempre houve suspeita de que a finasterida pudesse ter essa ação, eu optei junto com os pacientes por suspender a medicação para ver se a alteração encontrada no espermograma era revertida. E isso ocorreu. Daí ter estabelecido o nexo. Em 2004, publiquei trabalho científico mostrando tal evidência.
Viomundo – De lá para cá, outros trabalhos também mostraram esse efeito. Recentemente, uma revista internacional importante apontou o mesmo resultado.
Sidney Glina – Existem mais seis trabalhos que relatam casos semelhantes aos que descrevemos em 2004. Este ano, a Fertility and Sterility, publicada pela Associação Americana de Medicina de Reprodutiva, apresentou mais um caso.
Viomundo – Afinal, como a finasterida pode interferir na fertiliddade masculina?
Sidney Glina – A finasterida inibe uma enzima chamada 5-alfa redutase que bloqueia a transformação da testosterona em diidrotestosterona, que é o hormônio masculino ativo. Isso diminui a queda de cabelo de alguns pacientes. E também o crescimento da próstata quando tomada na dose de 5 mg. Entretanto, a diidrotestosterona tem ação no testículo. A diminuição da concentração de diidrotestosterona no organismo leva à alteração na produção de espermatozóides em testículos que já estejam sofrendo algum tipo de problema.
Viomundo – Quais?
Sidney Glina – Parece que a associação de finasterida com varicocele altera a produção de espermatozóides. Também a associação de finasterida com obesidade.
Viomundo – Essa infertilidade é permanente?
Sidney Glina – Não. Uma vez interrompido o uso da finasterida, há reversão da infertilidade após cerca de três meses.
Viomundo — Qual a sua recomendação para homens com dificuldade de engravidar as suas parceiras e usam finasterida?
Sidney Glina – A primeira atitude é procurar um urologista e fazer um espermograma. Caso o exame venha alterado, a conduta é a suspensão da finasterida antes de tomar qualquer outra medida.
Viomundo – Na época em que publicou o seu estudo, lembro que alguns colegas seus questionaram o resultado. Como é que se sente hoje, quando cada vez mais as evidências mostram que estava correto?
Sidney Glina – Acho que isso faz parte da nossa vida. A única coisa relevante é que, lá atrás, em 2004, a Fertility and Sterility recusou a publicação do meu trabalho. E agora publicou outros dois citando o meu como pioneiro.
http://www.viomundo.com.br/blog-da-saud ... sivel.html

Re: Infertilidade masculina causada por remédio para calvície é
cariocadobrejo
2Excelente artigo Adm, obrigado 
Cirurgias 05/2010 e 10/2012
finasterida 1mg
minoxidil 5%
atual NH1
finasterida 1mg
minoxidil 5%
atual NH1
Clavamox
3pensei que o tratamento mais usado era o minoxidil, estranho!!!
dalton
4Clavamox
Você ainda sente dores nas articulações? como está no momento?
Você ainda sente dores nas articulações? como está no momento?
Clavamox
5sim os meus joelhos, ja passaram varios meses estou melhor mas longe de estar bem!!!!! estalam muito e travam o movimento ao dobrar muito a perna!!! estao fracos.... mas melhores desde que deixei!!!! cuidado dalton acho que lixei isto para sempre, eu sou prof de educação fisica, estou lixado eu adorava correr agora nao posso!!!!! fui ao propecia help eles falam em vitamina D ver se agora com a praia isto melhora...tenho consulta so marcada para setembro.
finasteride é um veneno digam o que quiserem!!!!! existe porcarias e doenças que aparecem com isto basta olharem na net por todo o lado!!!!
o futebolista ricardo carvalho do real madrid tb ja deixou, apareceu agora no inicio da epoca com o couro cabeludo amostra novamente!!!!!
nao sei como é que ainda existe pessoas a receitar isso!!!!! o dht é preciso!!!! nao inventem o caminho n é por ai!!!!! estou tao revoltado por ter tomado isto dalton, estou com muito receio dos meus joelhos, que merda!!!!
dalton larga isso amigo enquanto é tempo o corpo esta a dizer te ....olha que ficas com lesoes para o resto da vida!!!
finasteride é um veneno digam o que quiserem!!!!! existe porcarias e doenças que aparecem com isto basta olharem na net por todo o lado!!!!
o futebolista ricardo carvalho do real madrid tb ja deixou, apareceu agora no inicio da epoca com o couro cabeludo amostra novamente!!!!!
nao sei como é que ainda existe pessoas a receitar isso!!!!! o dht é preciso!!!! nao inventem o caminho n é por ai!!!!! estou tao revoltado por ter tomado isto dalton, estou com muito receio dos meus joelhos, que merda!!!!
dalton larga isso amigo enquanto é tempo o corpo esta a dizer te ....olha que ficas com lesoes para o resto da vida!!!