Nas minhas andanças na internet descobri este fórum. Li bastante por aqui. Vou descrever o meu caso.
Em 2006 estava com muita pressão no trabalho, estava muito estressado mesmo. Eu percebia que tinha uns fios bem finos na frente, e meus cabelos começaram a cair, mas só na frente mesmo. Na foto abaixo de 2006 mostra isso. Alguns colegas de trabalho que eram calvos deram mais 3 anos, no máximo para eu ficar calvo.

Minha namorada na época (hoje é minha esposa) pediu para que eu fosse ao dermatologista dela, que era muito bom e tal. Fui lá. Ele disse que eu iria mesmo ficar calvo, mas se trata-se, eu poderia diminuir muito a queda, talvez parar a queda, ou talvez ainda até voltar a crescer um pouco.
Começo do tratamento
Ele receitou Finasterida 1mg e Minoxidil. Disse que eu teria que fazer o tratamento à risca, e voltar depois para acompanhamento. Bom, não tinha nada a perder em tomar os medicamentos, então comecei usá-los.
Ah, detalhe importantíssimo. Eu usava xampu para cabelos secos. O dermatologista disse que eu tinha cabelos oleosos. Deveria usar somente xampu para cabelos oleosos. Assim fiz. Logo nas primeiras semanas de uso do xampu senti uma melhora no aspecto do meu cabelo, porém continuava caindo ainda.
Nos 3 primeiros meses, cairam vários fios, porém o Dermatologista já tinha me dito isso, e na bula do minoxidil falava alguma coisa neste sentido. Então não preocupei muito com a queda de cabelos.
Não é que depois de uns 4, 5 meses, se eu não me engano, a queda parou. Daí fiquei feliz e mais estimulado a continuar tomando os remédios. O que aconteceu, é que fiquei confiante, e vivia com falta de dinheiro, então acabavam as finasteridas, e eu demorava até umas 2 semanas para comprar novamente. Quando eu voltava a tomar a finasterida, o cabelo parece que caia por 1 ou 2 semanas. Às vezes acontecia isso com o Minoxidil também. No resumo estava indo muito bem.
Em 2008, 2009 mais ou menos meu cabelo cresceu um pouco e praticamente parou de cair. Na verdade eu nem me preocupava mais com o
Em 2011
Bom, cá estou eu em 2011 (5 anos após o início do tratamento) e muito feliz com os resultados. Tenho a dizer que continuo com as entradas, porém parecem que “controladas”. Inclusive é comum eu ouvir às vezes “você tem umas entradas, você vai ficar careca”, mas ouço isso já desde 2006. Naquela época eu ouvia muito mais que hoje, ou seja, percebo sim que tive um ganho de cabelo. Tem época que eles caem um pouco, depois voltam um pouco. Não sei explicar isso.
A primeira foto é de 2006 e outra de 2009:

Efeitos colaterais
Depois que comecei a tomar finasterida, senti uma leve diminuição da libido. Porém às vezes eu percebia um aumento. Pode parecer loucura, mas é acontecia.
O que eu fiz para tentar “contornar” essa leve diminuição da libido: comecei a me alimentar melhor, com menos gordura, menos refrigerante, mais água, e menos bebidas alcoólicas. Na verdade tomo bastante água atualmente. Faço alguns exercícios em casa, como abdominais e flexão. O que posso dizer é que tenho uma vida sexual bem satisfatória.
Não sei onde li uma vez que quase 50% dos homens a partir dos 30 anos, se eu não me engano, têm alguma disfunção erétil. Portanto devemos nos cuidar, pelo menos nos quesitos básicos como alimentação e atividade física. Senão podemos até ter pré disposição para ter outros problemas e culparemos sempre a finasterida, sendo que ela pode apenas estar nos “mostrando” que temos outros problemas.
Minhas sugestão:
Quem está “desesperado” com a queda de cabelo, procure um bom profissional, e comece o quanto antes um tratamento. Se o profissional que te atender dizer que não tem jeito, mude de profissional. Um bom profissional deve medicar você, acompanhar você e ainda explicar o porque de cada remédio e como ele age.
Depois coloco mais fotos.
Espero que seja útil todo este texto.