Banner

Fender - 32 anos com fotos (5 anos de tratamento)

fender

1
Fala pessoal!!

Nas minhas andanças na internet descobri este fórum. Li bastante por aqui. Vou descrever o meu caso.

Em 2006 estava com muita pressão no trabalho, estava muito estressado mesmo. Eu percebia que tinha uns fios bem finos na frente, e meus cabelos começaram a cair, mas só na frente mesmo. Na foto abaixo de 2006 mostra isso. Alguns colegas de trabalho que eram calvos deram mais 3 anos, no máximo para eu ficar calvo.
Imagem
Na época eu estava desesperado com a queda que não parava. Lembro de um dia que estava estudando, e tinha muito, mas muito cabelo no caderno. Caia muito cabelo. Por incrível que pareça, devido a queda de cabelo, e ao estresse no trabalho, eu estava a beira de uma depressão. Fui a um dermatologista. Segundo ele, eu iria ficar calvo, era de família, e é assim mesmo. Receitou tipo uma loção anti-queda. Passei. Segurou algumas semanas a queda, mas depois voltou a cair.

Minha namorada na época (hoje é minha esposa) pediu para que eu fosse ao dermatologista dela, que era muito bom e tal. Fui lá. Ele disse que eu iria mesmo ficar calvo, mas se trata-se, eu poderia diminuir muito a queda, talvez parar a queda, ou talvez ainda até voltar a crescer um pouco.

Começo do tratamento
Ele receitou Finasterida 1mg e Minoxidil. Disse que eu teria que fazer o tratamento à risca, e voltar depois para acompanhamento. Bom, não tinha nada a perder em tomar os medicamentos, então comecei usá-los.
Ah, detalhe importantíssimo. Eu usava xampu para cabelos secos. O dermatologista disse que eu tinha cabelos oleosos. Deveria usar somente xampu para cabelos oleosos. Assim fiz. Logo nas primeiras semanas de uso do xampu senti uma melhora no aspecto do meu cabelo, porém continuava caindo ainda.
Nos 3 primeiros meses, cairam vários fios, porém o Dermatologista já tinha me dito isso, e na bula do minoxidil falava alguma coisa neste sentido. Então não preocupei muito com a queda de cabelos.
Não é que depois de uns 4, 5 meses, se eu não me engano, a queda parou. Daí fiquei feliz e mais estimulado a continuar tomando os remédios. O que aconteceu, é que fiquei confiante, e vivia com falta de dinheiro, então acabavam as finasteridas, e eu demorava até umas 2 semanas para comprar novamente. Quando eu voltava a tomar a finasterida, o cabelo parece que caia por 1 ou 2 semanas. Às vezes acontecia isso com o Minoxidil também. No resumo estava indo muito bem.
Em 2008, 2009 mais ou menos meu cabelo cresceu um pouco e praticamente parou de cair. Na verdade eu nem me preocupava mais com o

Em 2011
Bom, cá estou eu em 2011 (5 anos após o início do tratamento) e muito feliz com os resultados. Tenho a dizer que continuo com as entradas, porém parecem que “controladas”. Inclusive é comum eu ouvir às vezes “você tem umas entradas, você vai ficar careca”, mas ouço isso já desde 2006. Naquela época eu ouvia muito mais que hoje, ou seja, percebo sim que tive um ganho de cabelo. Tem época que eles caem um pouco, depois voltam um pouco. Não sei explicar isso.

A primeira foto é de 2006 e outra de 2009:
Imagem
Uma foto de 2011
Imagem
Percebe-se que continuo com as entradas, porém parece que "controladas". As vezes parece que melhora um pouco, as vezes piora um pouco só.

Efeitos colaterais
Depois que comecei a tomar finasterida, senti uma leve diminuição da libido. Porém às vezes eu percebia um aumento. Pode parecer loucura, mas é acontecia.
O que eu fiz para tentar “contornar” essa leve diminuição da libido: comecei a me alimentar melhor, com menos gordura, menos refrigerante, mais água, e menos bebidas alcoólicas. Na verdade tomo bastante água atualmente. Faço alguns exercícios em casa, como abdominais e flexão. O que posso dizer é que tenho uma vida sexual bem satisfatória.
Não sei onde li uma vez que quase 50% dos homens a partir dos 30 anos, se eu não me engano, têm alguma disfunção erétil. Portanto devemos nos cuidar, pelo menos nos quesitos básicos como alimentação e atividade física. Senão podemos até ter pré disposição para ter outros problemas e culparemos sempre a finasterida, sendo que ela pode apenas estar nos “mostrando” que temos outros problemas.

Minhas sugestão:
Quem está “desesperado” com a queda de cabelo, procure um bom profissional, e comece o quanto antes um tratamento. Se o profissional que te atender dizer que não tem jeito, mude de profissional. Um bom profissional deve medicar você, acompanhar você e ainda explicar o porque de cada remédio e como ele age.

Depois coloco mais fotos.

Espero que seja útil todo este texto.
Editado pela última vez por fender em Setembro 2, 2011, 10:26 am, em um total de 1 vez.

Re: Fender - 32 anos com fotos (5 anos de tratamento)

Jimmy Stewart

2
O problema é achar um bom profissional... :roll:

Um grande problema de fato.
Os depoimentos dos forista em geal provam isso, pois a maioria foi vítima de maus profisisonais, que atewdiam mal, diagnosticavam tudo errado, e não passavam tratamento certo.

Alguns chegam a acusar o paciente de estar inventando coisa ou de ter problemas psicológicos, tudo porque foram inaptos em fazer o diagnóstico. Muitos esperam a pessoa ter falhas bem evidentes, já estar com o cabelo fudido, para aceitar que o paiente sofre de alopecia androgenética. Só que quanto mais tarde se trata piores as chances, e graças ao médico incompetente as chances da pessoa já pioraram, devido a demora em tratar já que o médico não diagnosticou quando devia.

Muita gente foi desencorajada a tratar a calvície, e isso pelos próprios dermatologistas, assim como vc foi desencorajado pelo primeiro dermato.

Libido varia mesmo, ainda mais em quem está estressado com o cabelo, pensando nisso, e especialmente se ler bula de finasterida, pois em estudo o grupo placebo (grupo que recebe pílula de farinha) teve quase os mesmo efeitos colaterais que o grupo que recebeu a medicação verdadeira.

Cara, tente um shampoo medicinal também viu. Em geral recomendamos que teste o cvetoconazol a 2%, e se não tiver alergia ou irritação na pele com ele, mantenha assim, usando 3x semana.
Se não se der bem com ele tente o de octopirox 2%.

A calvície do tipo androgenétrica não tem cura, mas tem tratamento, que nem sempre é satisfatório. Mas no mínimo vc irá retardar a progressão dela. Quanto mais completo o tratamento melhores as chances, e diciplina é fundamental.
Tem alguns que mesmo tratando encarecarão em alguns anos, mas esses casos são minoria, pois a maioria mantém cabelos por muitos anos.

Fora a finasterida há a dutasterida, mas ainda não é aprovada para tratar calvície, mas ela baixa muito mais DHT que finasterida e´é já aprovada para que idosos a usem para tratar problemas de hiperplasia de próstata.
Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.

http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr

fender

3
Jimmy, obrigado pelo esclarecimento!

Vou dar uma lida sobre esse xampu medicinal. Daqui a 2 semanas tenho consulta marcada, vou aproveitar e comentar com meu médico.

Infelizmente existem muitos profissionais ruins mesmo. Dei uma lida no fórum, e descobri que outras pessoas também passaram por isso. :(

Espero que eu consiga manter por um bom tempo as entradas do jeito que elas estão... é.. é uma briga eterna para manter os cabelos e não avançar a calvície... espero manter estacionada a queda por um bom tempo...

Obrigado!

atriosjc

4
Cara, parabéns
vc realmente obteve sucesso.
mesmo "furando" o tratamento por falta de grana vc ainda conseguiu se manter
sem contar que o corte que vc está usando agora disfarçou completamente as entradas, a impressão que fica é de apenas o desenho normal da testa.
seu minox é 5%? com algum adcional?
vc usa 2x/dia?
quais os horarios?
abçs e sucesso nos próximos 30 anos

^^
FINA 5mg ON
MINOX 5% pura ON
CETO 2% ON
PILL FOOD OFF
AVICIS OFF
SAW PALMETO OFF
MEUCASO
viewtopic.php?f=14&t=10761

Jimmy Stewart

6
Fender, a questão é saber qual região do seu couro cabeludo, o tamanho dessa rgião, que estaria sujeito aos efeitos da alopecia androgenética, ou seja, qual seria o seu grau futuro programado, o grau em que vc chegaria sem tratamento.

tem gente que está programado para ter uma área calva pequena, e gente que está programado para ter uma área calva gigante, Tudo depende de aé aonde, até que paerte do couro cabeludo, vc tem folículos capilares sensíveis ao DHT.
Folículos não sensíveis ao DHT não se perdem pela alopecia androgenética, eles são a área imune, ou seja, aqueles paralamas que sobraram até no PC Farias por exemplo. Varia de pessoa pra pessoa.

Tem gente que está programado só parea ter recuo da linha frontal e entradas até grau 3.
Minoxidil com ativos

fender

7
Atriosjc,
Apesar de parecer que disfarcei as entradas, elas continuam lá... dependendo do ângulo da foto, elas aparecem mais... se me estresso um pouco mais, parece que elas aumentam um pouco...

Eu uso minoxidil da Regaine sem adicional nenhum, e a finasterida normalmente da Medley.

No começo eu passava o minoxidil de manhã e à noite, porém meu cabelo ficava meio "melado" durante o dia, então passo somente à noite um pouco antes de dormir. Na verdade eu tomo o comprimido de finasterida, e em seguida passo o minoxidil, mais ou menos meia hora antes do dormir.

Eu entrei no link da sua assinatura. Cara, se seguir diretinho os remédios, dá para manter um bom tempo os cabelos. Apesar de você estar já tomando a medicação, sugiro você a ir em um dermatologista para acompanhar. Pelo menos no meu caso valeu a pena, ainda mais que eu usava xampu inadequado..

Sucesso para todos nós nos próximos 30 anos!

Jimmy Stewart,

Existe um exame para saber até qual grau pode evoluir a alopecia androgenética? Este exame é feito em qualquer laboratório? Precisa de pedido médico?

Valeu mais uma vez!!

Jimmy Stewart

8
Não tem exame laboratorial para ver o grau final, infelizmente.

Assim vc depende de achar um profissional capaz de fazer isso examinando seu couro cabeludo com aparelhos de aumento, que mostrem o calibre dos fios e a textura, e o profissional tenha capacidade de interpretar isso e tentar traçar até onde iria sua careca.
Nem sempre é fácil, mesmo para um profissional experiente e apto (que já é bem difícil encontrar), pois em alguns tipos de calvície ela vai como que um "caminho de rato", sendo que a parte de trás é muito pouco afetada enquanto a da frente vai sendo "comida" e "caminhado para a parte do fundo com o passar dos anos.

Já nos tipos de AAG mais comuns, o padrão Norwood clássico, e nos tipos mais difusos em especial, é mais fácil. O tipo difuso se estiver num grau moderado vc já nota o grau final a olho nú, pois a área difusa rarefeita mostra a região onde o couro cabeludo é sensível ao DHT.
Há padrões mistos de Norwood com difusa, onde se vê o padrão Norwood, entradas e começo de coroa, mas também junto a isso uma certa rarefação moderada nas demais regiões do topo.

Muitas vezes é mais fácil achar um trevo de quatro folhas do que achar um bom profissional que saiba traçar seu grau final direito, quando ele não é óbvio.
Minoxidil com ativos

Lecter

9
Fender...
Parabens pelo seu caso, digamos ser de sucesso.
Voce comentou sobre procurar bom medico, mas concordo com Jimmy de que isso e muito dificil de achar.
Sobre seu caso, estava vendo e nao sei se e impressao causada pelo seu corte de cabelo, mas noteis que nas laterais( no sentido da orelha para frente) ,voce tem uma area mais rala, isso e devido ao corte de cabelo ou e causado pela calvicie.
Pois estou em dilema, se voce ver me caso, notara que estou com muita rarefaçao em cima , e nessa lateral que te expliquei.
Resumindo estou a 1 mes com tratamento do minoxidil na parte de cima , o sheding esta acabando ,mas nas laterais nao usei nada, nao usei minoxidil para nao viciar.
Mas muito estranho esse lance das laterais ..
Valeu abraços
Meu Caso viewtopic.php?f=14&t=10909

fender

10
Fala Lecter!!

Cara, é só eu deixar o cabelo curtinho que fica assim nas laterais. Na verdade desde uns 14, 15 anos, mais ou menos, percebi que fica um pouco ralinho nas laterais. Quando o cabelo cresce, daí parece que fica mais uniforme com o restante. Para ser sincero nunca me preocupei muito com essas laterais perto da orelha não.

Eu vi o seu caso. Parece que o seu organismo reage bem aos medicamentos. Continue o tratamento. Sinceramente não sei se é melhor usar minoxidil na lateral. Eu nunca usei não.

Abração ae!