Banner

Cabelos Cadentes - meu caso

pattystrela

1
Início do problema: 1996

Minha idade na época: 21.
Idade atual: 35 anos
Peso atual: 71 kgs
Altura: 1,56 m
Cigarro: 4 POR SEMANA

Características do meu cabelo: até os 15 anos eram ondulados e loiros. Depois enrolaram bastante, até ficarem intensamente cacheados, que bem tratados ficavam muito bonitos. Eu tinha muuuuuuito cabelo. Quando a queda começou, eu lembro até que não achei tão ruim, pois tinha muito cabelo. Ah, se eu soubessee...

Atualmente estão totalmente sem vida, finos, ralos. Tenho vergonha deles. Nascem cada vez mais fios brancos e eu não posso deixar de usar tintura. Quando eu passo a tintura, geralmente ele cai um pouco menos durante uns dias.

No ano de 1996 comecei a perceber a queda de cabelo maior que o normal e o surgimento de dermatite seborréica intensa. Meu couro cabeludo tornou-se oleoso e problemático. Meu cabelo tornou-se muito seco no comprimento e sempre tinha uma crostazinha de caspa ou de uma substância braca e oleosa, que saía nas unhas quando eu coçava.

Tratamentos que já funcionaram: Viviscal (2004)
Shampoo de cetoconazol
Shampoo anticaspa da Garnier- fructis
Minoxidil
O viviscal deixou meu cabelo maravilhosamente bonito e zerou totalmente a queda. Parei de usar por uns tempos e, quando a queda recomeçou, tentei, mas ele não fez o mesmo efeito. E os shampoos perderam o efeito depois de algum tempo de uso.

Coisas que não funcionaram: shampoo de cisteína, gelatina pura + exxunutriment + oxínea, sabonete de enxofre, sabão de coco, sabão de alcatrão, tônicos capilares com ativos naturais (tricofort, tônico de alho).

Inicio de tratamento com química para alisamento: 2009 (escovas com formol). Fiz pela última vez em fevereiro deste ano e depois parei.

Tintura desde 2000.

Tratamento atual: shampoo de cetoconazol. Apesar de a dematite estar sob controle, a queda não parou. Ao se aproximar o período menstrual, a queda se intensifica. Volta e meia surgem muitos pequenos calombos no meu couro cabeludo, parecendo mordidas de mosquito. A impressão que eu tenho é que isso acontece como reação à tinta, ao cetoconzol e alguns outros produtos.

A queda teve uma intesificação no ano passado, quando parei de tomar o anticoncepcional Elani Ciclo em função de manchas que estava causando no meu rosto.

Tentei marcar uma consulta com o doutor, mas só tinha horário pra março do ano que vem. Nesse meio tempo, se alguém puder me ajudar com alguma informação que me traga orientação, seria maravilhoso.

As fotos que eu tirei pra colocar aqui, eu não consigo carregar. Recebo uma mensagem de que tamanho máximo é 350kb e todas elas tem mais de 500. Vou ver como fazer pra conseguir postar fotos.

Também fiz exames laboratoriais em maio deste ano a pedido de um dermatologista aqui do Rio, mas esse coitadinho, não entendia nada. Não conseguiu sequer perceber a gravidade do problema. Todos os resultados foram normais (t3 total, t4 total, ths, vdrl, hemograma completo, VHS, Ferro, Ferritina, Zinco, Glicose, FTA-ABS-IGM, FTA-ABS-IGG).

Um outro médico me receitou uma loção de flutamida, que vou começar a usar hoje, mas não estou muito confiante no tratamento. Pelo que eu tenho visto, as informações aqui tem muito mais fundamento do que a opinião de muitos profissionais do mercado.

Enfim, o que vocês puderem fazer por mim, será recebido com gratidão.

Um abraço a todos.
"Tente tantas vezes quantas forem necessárias, pare somente quando conseguir."

Inneov Sensicaps DS
Elani Ciclo (supressão da menstruação)
Pantogar
Gel Alphaloe
Paciência e perseverança

Re: Cabelos Cadentes - meu caso

diego999

2
Não tem muito o que escrever,pois o que eu pude perceber nesses anos de forum que, oque realmente funciona é o tratamento básico se você tiver AAG:

Minoxidil + Finasterida + Cetoconazol.

O resto são meros coadjuntes.
17 anos na luta
Finasterida 1mg Diariamente
Shampoo Cetoconazol 3x Semana

pattystrela

4
Mimo,

Ovário sei que não é, porque consulto o mesmo ginecologista há anos e já fizemos ultrassonografias incluindo ovários em diversas ocasiões, se fosse o caso ele teria detectado.

Diego999,

Você sabe se a finasterida é vendida sem receita? Só se tiver pronta, né, porque se for pra manipular, não tem como, pelo menos aqui no RJ. Já o minoxidil é uma boa idéia.

De qualquer forma, obrigada pela opinião de vocês e a tentativa de ajuda.

Beijos e força na peruca pra nós.

Inneov Sensicaps DS
Pantogar
Gel Alphaloe
Paciência e perseverança

diego999

5
Me parecem que iam começar a cobrar receita da finasterida sim,só não sei se entrou em vigor.

Mas espera seu médico te receitar e explicas os prós e contras, lembrando que você não poderá engravidar enquanto tiver tomando ela,pois pode prejudicar a formação genitais do feto.
17 anos na luta
Finasterida 1mg Diariamente
Shampoo Cetoconazol 3x Semana

pattystrela

6
Ah, eu não tenho a mínima intenção de engravidar. Inclusive eu estou na fila pra adotar uma criança... rsrsrsrs. Espero que eu ainda tenha cabelos quando isso acontecer, senão é capaz de a criança se assutar e nem querer vir comigo.

Eu também penso que é mais seguro esperar o médico receitar, mas esses médicos se mostram tão despreparados que eu fico com receio de ele não querer me passar ou querer me passar uma outra coisa que não tem nada haver... enfim...

Minha consulta com o Dr. Peruzzo já está marcada, mas infelizmente é só pra abril do próximo ano :(

Sexta feira agora vou começar a fazer Intradermoterapia com esse médico que me receitou a flutamida. Ele associa a IDT ao laser e medicação oral, que eu ainda não qual é.

Esse é o tratamento do qual eu mais tenho ouvido falar de bons resultados, então resolvi arriscar. Esse meu médico é bem famoso, no consultório dele tem fotos dele com pessoas como Vera Fischer, Glória Maria... enfim, bom eu sei que ele é, atualizado, mas acho que é mais dedicado à cosmetologia. De qualquer forma, vou fazer esse tratamento com ele, pois não posso esperar até abril pra começar a me tratar.

Eu volto aqui pra contar os resultados.

Inneov Sensicaps DS
Pantogar
Gel Alphaloe
Paciência e perseverança

pattystrela

8
Oi, Sabrina.

Obrigada por se interessar em me ajudar.

Dei uma olhada aqui nos exames, mas acho que ele não pediu testosterona, não. Ou então pediu com alguma sigla que eu não to conseguindo identificar.

Ele deu uma olhada no meu couro cabeludo sim, mas não me falou se estava procurando miniaturização. Na verdade, além da flutamida, ele me passou coisa pra xuxu. Primeiro eu usei as cápsulas (exxynutriment + oxínea + gelatina pura). Deixaram meu cabelo muito bonito e macio, minhas unhas super fortes, mas parar de cair que é bom, nada. Aí eu mandei fazer a flutamida. Eu prefiro fazer uma coisa de cada vez pra saber qual está fazendo efeito.

Mas amanhã eu vou estar com ele, vou pedir pra ele solicitar a testosterona. Quem sabe a gente não acha alguma coisa...

Inneov Sensicaps DS
Pantogar
Gel Alphaloe
Paciência e perseverança

Sabrinah

9
Olha, Patty, o que o Dr. Peruzzo me disse na consulta é que a flutamida só é indicada para os casos em que a testosterona da mulher estiver alta. Do contrário, a flutamida pode baixar muito a testosterona e/ou sobrecarregar muito o fígado. E mesmo que a testosterona esteja alta, muitas usam a espironolactona para controlar, pois é menos agressiva ao fígado que a flutamida. O pessoal costuma usar a flutamida em loções tópicas com finasterida (Gel ff).

E se vc tiver aag, não adianta somente a flutamida, pois a fina é a droga que de fato inibe a ação do DHT.

Na minha opinião, se eu fosse vc, faria todos os exames que estão listados aqui no fórum antes de iniciar o tratamento com a flutamida, principalmente os hormonais e de fígado. Descarte os que vc já fez e faça os demais.

Hemograma completo
Testosterona livre e total
DHT
Estradiol
TGO
TGP
GamaGt
Bilirrubinas
Progesterona

Selênio
Magnésio
Ferritina
Ferro
Estrogênio
zinco
ultrasom de cavidade abdominal(esteatose hepática?)
ultrasom pélvico(OP?)
T3
T4
TSH
Glicemia de jejum

Um dos principais sintomas para diagnosticar aag é identificar a presença de miniaturização. Se vc até mesmo já marcou a consulta com o Dr. Peruzzo, fotografe seu couro cabeludo e envie um e-mail pra ele; pode demorar uma semana ou mais, mas ele sempre responde, pessoalmente, caso a caso.

Tente fotografar assim, bem de perto, com uma câmera de boa resolução. Relate tudo que vem acontecendo e peça uma opinião para que vc se guie, tenha um norte de tratamento até a consulta ano que vem.
Imagem
Diagnóstico: AAG
Tratamento: suspenso por enquanto.

pattystrela

10
Oi, Sabrina. Muito obrigada pela sua atenção.

Eu já tinha feito esse relato com fotos pro Dr. Peruzzo, enviei pelo formulário do site, como ele havia recomendado num post aqui no fórum, mas recebi uma resposta pronta falando sobre as possíveis causas de queda, um e-mail genérico. Eu até fiquei muito decepcionada, estava cheia de esperança que ele fosse me responder com base no que eu relatei, mas entendo que ele tenha suas limitações de tempo.

Vou ver com o meu dermatologista atual se ele pode me passar uma requisição desses exames que você está sugerindo, pelo menos já dá pra ter uma idéia se alguma coisa tá fora dos padrões.

Muito obrigada pela sua boa vontade em me ajudar.

Inneov Sensicaps DS
Pantogar
Gel Alphaloe
Paciência e perseverança

Sabrinah

11
Oi, Patty!

O primeiro e-mail que eu recebi do Dr. Peruzzo tbm foi assim, com muitas fotos e explicações sobre queda de cabelo. Acho que ele envia esse e-mail para que a pessoa tenha uma noção básica do quadro geral antes de adentrar nos detalhes. Vc explicou no e-mail que tem uma consulta marcada? Enviou uma nova resposta pra ele reiterando as dúvidas pontuais? Ele costuma responder sim.
Mesmo antes de eu consultar com ele, quando minha consulta estava marcada, ele me respondia pessoalmente, dava pra ver que não é uma mensagem pronta.

A menos que ele não esteja podendo responder por causa dessa palhaçada que inventaram que médicos não podem dar consulta pela internet (pra mim responder uma dúvida não é dar consulta, mas tudo bem).

Sinceramente, eu, pessoalmente, prefiro consultar os próprios foristas daqui, que não são médicos, do que marcar uma consulta presencial com um pseudoprofissional que mal te olha e te ouve.

Semana passada fui a um dermato por conta de uma alergia que vai e vem. Eu tinha vontade de dar na cara daquele homem, pois enquanto eu ainda estava relatando o meu quadro e os sintomas, o cara nem me olhava enquanto só escrevia a receita com remédios que eu já tomei e não funcionaram! :roll:

pattystrela

12
Oi, Sabrinah.

Já consegui uma médica que me passou todos os exames que você recomendou. Vou ver se consigo fazer amanhã.

Eu trato uma mancha de nascença a laser com ela e ela me disse que também sofre de queda de cabelo, foi muito solícita em me ajudar, graças a Deus.
Ela também me passou uma fórmula do minoxidil, que eu já mandei fazer.

Também já escrevi pro Dr. Peruzzo denovo, com as minhas duvidas.

Novamente quero agradecer suas preciosas dicas.

Valeu :D

Inneov Sensicaps DS
Pantogar
Gel Alphaloe
Paciência e perseverança

pattystrela

13
Bem, vejam que interessante o que aconteceu comigo...

No último dia 05 comecei a tomar novamente o anticoncepcional Elani Ciclo, que eu já tomava antes e deixei de tomar por causa de manchas que ele começou a causar na minha pele.

No dia 09, com a receita que a derma do laser me passou, comecei a usar o minox 5% manipulado duas vezes ao dia. Nesse dia também comecei a usar o Doctar, já que o cetoconazol não estava fazendo efeito.

No dia 11 já comecei a sentir a queda diminuindo e hoje, dia 13, depois a lavagem, na temida hora de pentear, já não caiu quase nada. Em relação à queda massiva que eu vinha tendo, posso dizer a que a diminuição foi de 80%. (mal acreditei, minha vontade foi sair pulando pela casa).

Mas aí agora fiquei na dúvida do que realmente estaria fazendo efeito: o anticoncepcional? O minox? O doctar?

Apesar de estar feliz, eu achei o resultado muito rápido. Geralmente vejo aqui as pessoas falando que o minoxidil demora meses e meses pra fazer efeito, nunca vi falarem desse efeito imediato.

Não estou reclamando, mas falam tanto sobre o shedding do minoxidil que eu imagino que, caso não seja ele o responsável pela parada da queda, talvez fosse melhor parar de usá-lo pra evitar o tal do shedding.

Alguém tem alguma coisa pra compartilhar a respeito, que possa me ajudar?

Inneov Sensicaps DS
Pantogar
Gel Alphaloe
Paciência e perseverança

Sabrinah

14
Às vezes o minox quase cessa a queda antes do shedding. O efeito do minox que se percebe meses depois de uso ao qual todos se referem é o regrowth, que é o nascimentos dos fios novos mais grossos e fortes depois do fim do shedding.

Mas de qualquer forma, acho que sua queda já ia se estabilizar nesse período, pois acho improvável que algum remédio dê resultados em menos de duas semanas.

pattystrela

15
Resolvi fazer um teste e parar com o minox pra ver se a queda ia voltar ao normal.

Que nada, continuou menor do que antes, o que me faz crer que o efeito, na verdade, deve estar vindo do anticoncepcional.

Depois de fazer muita pesquisa, percebi que o Diane 35 parece bem mais eficiente pra queda. Então, no mês que vem, vou mudar pra ele e ver que bicho dá. Também estou pensando em começar com a loção de flutamida 1% que já até tenho aqui em casa. Pelo menos essa parece que não dá shedding. Pra quem já está com o caso avançado, não dá pra facilitar com possibilidades de perder mais cabelos.

Depois eu conto aqui os resultados.

Inneov Sensicaps DS
Pantogar
Gel Alphaloe
Paciência e perseverança

pattystrela

16
Troque de anticoncepcional e estou terminando a primeira caixa de Diane 35. A queda aumento muuuuuuuuuuuuuuuuito. :cry:

Vou ficar mais um mês com esse, se não der certo volto pro Elani.

Inneov Sensicaps DS
Pantogar
Gel Alphaloe
Paciência e perseverança

Sabrinah

17
Às vezes seu organismo leva tempo até se adaptar ao novo anticoncepcional. Se vc ficar mudando de 2 em 2 meses não vai poder avaliar a reação, se vc se acostumaria ou não. Aliás, acho que ficar trocando a toda hora pode aumentar a queda e desregular seus hormônios ainda mais.

pattystrela

18
Finalmente chegou o dia da minha consulta com o Dr. Peruzzo, que ocorreu no dia 10/04, quarta-feira passada.
Ele me disse que não se trata de AAG, mas de Eflúvio crônico, relacionado à dermatite seborreica, com fundo hormonal.

Me pediu então pra alternar o shampoo de cetoconazol 2% com shampoos específicos para crise e para períodos fora da crise. Também me pediu pra tomar Pantogar e Inneov Sensicaps DS.

O que mais me impressionou foi que ele me pediu pra conversar com meu ginecologista e saber a opinião dele sobre a supressão da menstruação (usar o anticoncepcional ininterruptamente e não ter sangramento algum). Como meu médico já havia me oferecido este método, eu decidi e experimentar e vou começar a partir do mês que vem.

O Dr. Peruzzo me explicou que as oscilações hormonais decorrentes do ciclo menstrual perturbam muito o organismo e são veneno para quem tem queda de cabelos como eu. Ele disse que daqui a três meses sem menstruação, eu não vou acreditar na diferença que terei em relação à queda.

Ele também me passou uma enorme bateria de exames pra fazer na fase lútea (uma das fases do ciclo menstrual), mas isso só acontecerá na semana que vem.

Voltarei aqui quando tiver novidades.

Força na piruca!!!

Inneov Sensicaps DS
Pantogar
Gel Alphaloe
Paciência e perseverança

pattystrela

19
Como prometido, volto pra contar os resultados do meu tratamento.

Depois de sete meses tomando Pantogar, Inneov Sensicaps para dermatite, shampoo de Cetoconazol 2% em dias alternados e Elani 28 (suspensão da menstruação), os resultados não poderiam ser melhores.

Durante esse tempo, o tratamento teve algumas oscilações, com períodos de menor queda quando parecia que o problema iria se resolver, mas depois voltava a cair muito e eu ficava muito triste, quase sem esperança, mas não abria mão do tratamento.

Graças a Deus e ao Dr. Peruzzo, faz uns três meses que a queda se estabilizou COMPLETAMENTE. Não tenho mais vontade chorar ao pentear os cabelos, pois caem muito poucos fios. Minha casa já não é mais aquela peruca gigante, cheia dos meus cabelos caídos por todos os cantos.

Uma lição muito importante que aprendi nesse tempo é que a DISCIPLINA é o ingrediente mais importante de todos. Mais do que os medicamentos, pois se estes forem tomados sem disciplina, não adiantam nada. Se eu tivesse sido mais disciplinada desde o início do tratamento, com certeza essa estabilização já teria acontecido antes. Nem sei dizer pra vocês o quão feliz eu estou, pois já são quase 20 anos de queda ininterrupta e uma diminuição drástica da quantidade de fios.

Mas agora eu tenho esperança.

Aproveito para agradecer do fundo do coração ao Dr. Peruzzo pela paciência e pelo profissionalismo. Nunca na minha vida investi tão bem um dinheiro como o fiz pegando um avião aqui do Rio e indo a SP e pagando a consulta dele. Aconselho a qualquer pessoa aqui que, tendo condições, faça o mesmo. Não tendo, junte dinheiro e vá quando puder. Você não vai se arrepender.

A todos os amigos do fórum, um grande abraço e desejos de melhoras no caso de cada um de vocês.

Um grande abraço,
Patty

Inneov Sensicaps DS
Pantogar
Gel Alphaloe
Paciência e perseverança

pattystrela

21
Eu já me beneficiei muito das informações desse fórum, é mais do que um prazer pra mim poder voltar aqui como alguém que não vem mais pra receber e sim pra dar.

Inneov Sensicaps DS
Pantogar
Gel Alphaloe
Paciência e perseverança