Banner

Re: Drogas - já usou?

Sabrinah

203
Eugênio escreveu:
Barreto não poderá mais exercer a magistratura, mas manterá os vencimentos. A última remuneração bruta do juiz, relativa a abril, foi de R$ 28.761,43
Sempre que vejo números assim, me sinto tão pobre.
Pois é, sempre me pergunto como pode ser considerado uma punição alguém ficar recebendo uma fortuna sem ter que trabalhar??? Parece mais uma premiação do que uma punição! :?
Diagnóstico: AAG
Tratamento: suspenso por enquanto.

angelferiani

204
É bastante simples a questão que vocês estão discutindo.

Quem acha que a droga não traz problema pro ser humano enche a cara de coca, crack, lsd, heroína e pronto.

Mas é claro que os defensores de qualquer tipo de droga não vão fazer nada disso, nem passam perto dessas substâncias. Só sente na pele mesmo quem tem algum familiar envolvido nesse meio, discutir hipóteses é muito bonito...
Tratamento:
Imagem

Aleluia

205
Não se trata de defender substâncias. Trata-se de questionar a abordagem de um problema.
Eu tenho uns parentes próximos que são viciados. Viciados em cocaína e acho que um deve fumar crack, é realmente uma coisa triste mesmo.
Mas a tal "proibição" não inibiu (nem continua inibindo) ninguém de ter acesso a drogas. Não funcionou com eles no passado e continua não funcionando no presente.
Em qualquer cidade com mais de 50 mil habitantes no Brasil, as pessoas consegue ter acesso a drogas, isso é sinal de que precisamos mudar a abordagem do problema. Isso não se trata de discutir hipóteses completamente abstratas, mas sim de alternativas lógicas para um problema concreto.

Aliás, quem vive fazendo apologia as drogas é a TV que fica mostrando propaganda de cerveja a tarde inteira pra criançada.
Ainda bem que eu não bebo mais, álcool é a pior droga que existe simplesmente pq existe todo um glamour social de beber. É normal beber, e isso é o risco.
No projeto de lei que tramita para prever internação compulsória de "drogados" (lógico que só para os pobres) eles retiraram a parte que previa alertas nos rótulos das bebidas alcoolicas, graças ao lobby da AMBEV e cia.
Aliás, desde quando aqueles merdas corruptos do Congresso Nacional se importam com o bem estar da população?
Pq se eles se importassem mesmo não iam roubar a população na cara de pau que nem fazem.

angelferiani escreveu:É bastante simples a questão que vocês estão discutindo.

Quem acha que a droga não traz problema pro ser humano enche a cara de coca, crack, lsd, heroína e pronto.

Mas é claro que os defensores de qualquer tipo de droga não vão fazer nada disso, nem passam perto dessas substâncias. Só sente na pele mesmo quem tem algum familiar envolvido nesse meio, discutir hipóteses é muito bonito...
Não me enveneno por causa da AAG

"Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião."
(Lincoln)
"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz." (Aristóteles)

Sabrinah

206

É bastante simples a questão: se vc se desse ao trabalho de ler os tópicos antes de postar suas "pertinentes" opiniões, entenderia que ninguém defende e/ou estimula o uso de droga nenhuma!

Se vc se prestasse a ler o assunto que já está em andamento, dedicando-lhe nem que fosse 1/3 da atenção que dedica aos campeonatos boçais de futebol que acompanha, vc não diria tamanho absurdo! :roll:

Perdeu uma oportunidade de ficar quieto! :?

angelferiani

207
Aleluia escreveu:Não se trata de defender substâncias. Trata-se de questionar a abordagem de um problema.
Eu tenho uns parentes próximos que são viciados. Viciados em cocaína e acho que um deve fumar crack, é realmente uma coisa triste mesmo.
Mas a tal "proibição" não inibiu (nem continua inibindo) ninguém de ter acesso a drogas. Não funcionou com eles no passado e continua não funcionando no presente.
Em qualquer cidade com mais de 50 mil habitantes no Brasil, as pessoas consegue ter acesso a drogas, isso é sinal de que precisamos mudar a abordagem do problema. Isso não se trata de discutir hipóteses completamente abstratas, mas sim de alternativas lógicas para um problema concreto.

Aliás, quem vive fazendo apologia as drogas é a TV que fica mostrando propaganda de cerveja a tarde inteira pra criançada.
Ainda bem que eu não bebo mais, álcool é a pior droga que existe simplesmente pq existe todo um glamour social de beber. É normal beber, e isso é o risco.
No projeto de lei que tramita para prever internação compulsória de "drogados" (lógico que só para os pobres) eles retiraram a parte que previa alertas nos rótulos das bebidas alcoolicas, graças ao lobby da AMBEV e cia.
Aliás, desde quando aqueles merdas corruptos do Congresso Nacional se importam com o bem estar da população?
Pq se eles se importassem mesmo não iam roubar a população na cara de pau que nem fazem.

Pois é, se com uma pena relativamente pesada pra traficante ainda tem muita gente tendo acesso a drogas imagina se fosse tudo liberado hein...

Eu digo relativamente pesada, pois um amigo meu foi preso por tráfico e não tinha antecedente nenhum... Isso já deve ter uns 5 anos e tá detido lá até hoje...
Editado pela última vez por angelferiani em Junho 4, 2013, 9:59 pm, em um total de 1 vez.
Tratamento:
Imagem

Luc001

208
Já fumei maconha durante um periodo, coisa de 1x no mes, achei daora, isso até a questão social pesar na minha conciencia, se legalizarem quem sabe.
Finasterida 1mg - Todos os dias.
Dutasterida 0.5mg - 1x por semana.
Shampoo Vichy com selênio ds + cohesyl - 2x semana.
Shampoo Alpha Aloe 2:1 - 5x na semana.
Chá verde + Erva mate - Todos os dias.
Sem colaterais.

Aleluia

209
Que defesa ridícula:

Ato tinha até maconheiros, diz defesa de atropelador
Jovem morreu no acidente; advogado afirmou que empresário temeu ser linchado

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidi ... ador.shtml

Detalhe... o motorista era um professor de jiu jitsu pit boy que já tinha 10 processos criminais muitos por causa de agressão.

"Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião."
(Lincoln)
"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz." (Aristóteles)

Jimmy Stewart

210
Hoje em dia tem gente tão psicopata que passa com o carro por cima dos outros na pura maldade, como se achasse a sí mesmo superior e os outros formigas na rua.

Deviam amarrar esse marginal motorizado na rua, e passar com o carro dele por cima dele.

Justiça poética !!!

E esses advogados... inventam qualquer merda pra tentar livrar a cara do sujeito. Gente porca, nunca admite o erro.
Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.

http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr

adriano

211
Aleluia escreveu:Que defesa ridícula:

Detalhe... o motorista era um professor de jiu jitsu pit boy que já tinha 10 processos criminais muitos por causa de agressão.
O pior é que nos foruns por ai tem várias pessoas defendendo o cara!!!!! :shock:

Eu não consigo acreditar que alguem apoia a ação de um maniaco desses, também não concordo com os manifestantes que ficaram chutando o carro quando ele já estava saindo de ré, ou que ficaram quebrando tudo.
Mas é engraçado, no brasil a "carrocracia" é tão forte, que tem gente que acha porque esta de carro tem mais direito que os outros, (eu sou ciclista e sofro isso na pele, todo dia).
E o pior é o argumento de alguns: "e se o cara precisasse chegar num hospital" tem algumas pessoas que tem a mente tão fechada e conformista que não admitem e nem assimilam qualquer protesto, talvez no mundo de fantasia que essas pessoas vivem as cidades são perfeitas, os hospitais são perfeitos, é só chegar lá e ser atendido na mesma hora.... é justamente contra isso que as pessoas estavam protestando, não é só por causa dos 20 centavos.
Fiquei admirado de que finalmente as pessoas tiraram a bunda da frente do computador e saíram nas ruas. é obvio que nem todo mundo estava defendendo algo justo, bandidos, baderneiros, esquerdistas sem noção defendendo coisas questionáveis (maconha, marcha das vadias, etc) mas a maioria era totalmente apartidária.
"Muitas vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não querem ver suas ilusões destruídas."
- Nietzsche -

Eugênio

212
adriano escreveu:
Aleluia escreveu:Que defesa ridícula:

O pior é que nos foruns por ai tem várias pessoas defendendo o cara!!!!! :shock:

Eu não consigo acreditar que alguem apoia a ação de um maniaco desses, também não concordo com os manifestantes que ficaram chutando o carro quando ele já estava saindo de ré, ou que ficaram quebrando tudo.
Mas é engraçado, no brasil a "carrocracia" é tão forte, que tem gente que acha porque esta de carro tem mais direito que os outros, (eu sou ciclista e sofro isso na pele, todo dia).
E o pior é o argumento de alguns: "e se o cara precisasse chegar num hospital" tem algumas pessoas que tem a mente tão fechada e conformista que não admitem e nem assimilam qualquer protesto, talvez no mundo de fantasia que essas pessoas vivem as cidades são perfeitas, os hospitais são perfeitos, é só chegar lá e ser atendido na mesma hora.... é justamente contra isso que as pessoas estavam protestando, não é só por causa dos 20 centavos.
Fiquei admirado de que finalmente as pessoas tiraram a bunda da frente do computador e saíram nas ruas. é obvio que nem todo mundo estava defendendo algo justo, bandidos, baderneiros, esquerdistas sem noção defendendo coisas questionáveis (maconha, marcha das vadias, etc) mas a maioria era totalmente apartidária.
Sempre tem gente que defende as coisas mais absurdas. Na época em que a polícia investigava o assassinato da Elisa Samúdio muita gente defendeu o goleiro Bruno, como se esse cara tivesse o direito de matar a menina só porque ela era "piranha".

E a carrocracia é um problema sério. Em qualquer cidade existem autovias que levam a todo e qualquer canto. Mas ciclovias são raríssimas.

Sabrinah

215
Uruguai na vanguarda das políticas anti-drogas na América do Sul

"A Câmara do Uruguai aprovou na noite desta quarta-feira (31) a legalização e a regulamentação da venda da maconha."
(...)
O projeto uruguaio foi lançado em junho de 2012 ,como parte de uma série de medidas para combater o aumento da violência.
(...)
Mujica, ex-guerrilheiro de esquerda, diz que a lei vai controlar o comércio de maconha sob diretrizes rigorosas, ajudar a combater as quadrilhas de tráfico de drogas e enfrentar pequenos crimes.
(...)
O Uruguai é um dos países mais seguros da América Latina e é considerado um pioneiro na legislação liberal.
(...)
'Você pode controlar a produção e venda, o que vai ocasionar seus próprios problemas, que terão de ser abordados', disse o deputado Julio Bango, um aliado de Mujica em favor da legislação. "Ou você pode ter o que você tem agora, que é o caos.'"

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/ ... conha.html

"Entenda como o Uruguai planeja legalizar a maconha"
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/ ... conha.html

Seguindo a onda de protestos, manifestantes se reuniram em Ipanema para pedir a legalização no Brasil.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noti ... -pais.html

Os comerciantes gaúchos das regiões fronteiriças têm demonstrado forte preocupação com a legalização da erva no país vizinho, mas curiosamente não são capazes de concatenar meia dúzia de palavras que sirvam de argumento contundentes, coerentes e racionais para tal preocupação (suspeito que a preocupação maior seja com a ameaça que isso representa aos seus preconceitos e discursos hipócritas fortemente cultivados):

"O tema repercute no Brasil. Na fronteira com o Rio Grande do Sul, donos de free shops temem que o comércio seja prejudicado, conforme mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.
(...)
'Eu, particularmente, não estou de acordo”, opina o comerciante Jack Jassin. :?: :roll:
(...)
'Se for aprovada a lei para uso recreativo, vai virar um país turístico para fumar maconha', completa Ramiro Melgarejo, proprietário de um free shop.
(...)
'Vai ter uma comercialização mais flexível. Vão vir aqui comprar, como alguns remédios que levam para o Brasil para vender mais barato', opina Hiran dos Santos, que trabalha em lojas de Jaguarão.
(...)
'Vai ter uma repercussão aqui, sim. Nós estamos adotando medidas preventivas com os órgãos de segurança e com a polícia uruguaia para trabalharmos focados em coibir o tráfico internacional de drogas', completa o major Silvio Cesar Cardoso."

http://smkbd.com/lojistas-do-rs-temem-l ... o-uruguai/

Minhas considerações sobre essa polêmica dos lojistas:

1ª - Como o comércio seria prejudicado com isso? Se eles acham que vai aumentar o turismo em busca da erva, isso não seria bom para o comércio em geral em virtue do dinheiro o turismo movimenta? E pq essa preocupação com o turismo se já está na regulamentação que não pode ser vendido a estrangeiros, mas apenas aos usuários nacionais e cadastrados???

2ª - Pq toda essa preocupação com a possível compra ilegal da erva por brasileiros se isso já ocorre, diuturnamente, com as drogas tarja preta (com venda controlada no Brasil) que são livremente vendidas pelas farmácias uruguaias que, ou vendem sem receita, ou vendem a própria receita??? Drogas essas altamente viciantes e que são vendidas pelos donos das farmácias (que agora se posicionam contra a legalização da cannabis e dizem que não querem vendê-la) e tem sua passagem livre pela fronteira em virtude das vistas grossas que ambos os governos fazem (tanto a Aduana uruguaia como a brasileira).

3ª - Pq eles temem tanto o "turismo cannábico", mas incentivam (e sempre incentivaram) o turismo para consumo de álcool???
Sim, quem conhece o Uruguai e as regiões fronteiriças sabe bem que todos têm a cerveja uruguaia em alta conta (e realmente é deliciosa) e o Clericot (bebida feita de vinho branco e frutas picadas), de forma que é muito comum (e tido como normal) os brasileiros viajarem para o Uruguai para almoçarem nas parrilladas e encherem a pança de Patricia (cerveja famosa por lá) e Clericot, e depois voltarem bêbados pelas estradas gaúchas causando vários acidentes fatais.

"Após liberar maconha, Uruguai quer restringir venda de bebidas alcoólicas:
(...)
'Nós, uruguaios, bebemos muito e bebemos mal, e esse é um problema que precisamos solucionar', disse o secretário da Presidência, Diego Cánepa. De acordo com ele, cerca de 200 mil pessoas têm problemas de saúde por causa do consumo abusivo de bebidas no Uruguai, país de 3,5 milhões de habitantes.

O projeto pretende regular e reduzir gradativamente o número de estabelecimentos comerciais autorizados a vender bebidas alcoólicas, que hoje é de cerca de 36 mil em todo o país. A proposta de lei também proíbe a venda ou qualquer tipo de fornecimento do produto para ser consumido fora de um bar entre 22h e 8h."

http://smkbd.com/apos-liberar-maconha-u ... lcoolicas/

Concordo com esse projeto.
Assim omo no Brasil, a bebida alcoólica só pode ser vendida a maiores de idade no Uruguai. Mas se qualquer boteco de vila pode vender, fica muito mais difícil fiscalizar a venda para menores.
Assim como a maconha, a venda do álcool no Uruguai será restrita e bem fiscalizados os estabelecimentos.

E mudando de assunto, novas pesquisa mostram que a cannabis tem muitas propriedades ainda desconhecidas e, possivelmente, muitas delas possam ser aproveitadas em vários ramos da medicina, até mesmo no tratamento do câncer.

Quem sabe um dos aspectos positivos da legalização, além do social, seja a facilidade e ampliação das pesquisas sobre a cannabis medicinal. Eu ia rir muito se a cura da aag viesse da cannabis! rsrs

Texto interessante sobre a legalização do neurocientista Renato Malcher:

"...A ciência também sofre censura e cerceamento quando as informações que ela traz contradizem as vontades, os interesses ou os preconceitos de quem cria e banca as leis. Por muitos anos, o vínculo de agências financiadoras de pesquisa com politicas de estado do governo norte-americano, por exemplo, comprometeu seriamente a pesquisa acerca dos reais efeitos da maconha sobre a saúde e facilitou a proliferação de artigos que, frequentemente de forma tendenciosa, apoiassem a política antidrogas do governo. O National Institute on Drug Abuse dos Estados Unidos (NIDA) prestou esse desserviço à humanidade por muitas décadas..."

na íntegra: http://www.facebook.com/photo.php?fbid= ... =1&theater

Nessa página do facebook tem muitas informações sobre novas pesquisas, mas muitos dos links estão em inglês (o bom é que não precisa de conta no face para acessar alguns links). Falam sobre câncer de bexiga e de mama, autismo, doença de pele, analgésico, antidepressivo e ansiolítico etc.: https://pt-br.facebook.com/pages/Vis%C3 ... 2639977440

"...a eficiência do uso de princípios da maconha no combate à dor já está comprovada, mas ainda não se sabe exatamente como ela age no cérebro.
(...)
'São exemplo as doenças de origem cognitivas, a dor, problemas gastrointestinais e doenças neurológicas..."

http://noticias.terra.com.br/ciencia/ma ... aRCRD.html

Aleluia

216
Acho que a questão da legalização da maconha (e quiça das drogas em geral) no Brasil é só questão de quando;
Pena que o discurso de medo/preconceitos sobre a questão encontra solo fértil na ignorância do povão brasileiro.
Essa política de "war on drugs" é completamente ridícula, um erro da humanidade e só existe pq existe países que ganham e muito vendendo equipamentos bélicos aos países produtores das drogas combaterem os "narcotraficantes". E o que os cartéis ganham, 90% é lavado em instituições bancárias do primeiro mundo.
E quais políticos estão tão interessados no bem estar da população?
A cia traficava drogas pra financiar a guerra:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1fi ... s_pela_CIA
http://www.brasildefato.com.br/node/9765

Sempre haverá um inimigo, seja comunistas, terroristas ou narcotraficantes latinos. Burrice é esperar a paz de quem mais se arma no planeta.

(Lincoln)

Aleluia

217
Tratada com maconha, menina de 6 anos caminha e fala pela 1ª vez
Convulsões frequentes desde os três meses de vida agora são raras na garota; ela sofre forma grave de epilepsia chamada síndrome de Dravet

http://noticias.terra.com.br/ciencia/tr ... aRCRD.html

(Lincoln)

Sabrinah

218
Interessante, Aleluia!

Já tinha lido algo a respeito. E parece que tem muitas outras pesquisas tbm, para tratar várias doenças.

http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/165 ... epileticos

http://hypescience.com/5-propriedades-m ... a-maconha/

Claro que ainda está muito no início, mas se conseguirmos bons tratamentos para algumas doenças, já está ótimo!

Parece que vem sendo útil tbm para tratar problemas neurológicos e transtornos mentais, mas vamos aguardar. Falam até em alzheimer e parkinson. Quem sabe...

Aleluia

221
Sabrina.. o mais ridículo é quanto as fibras do cânhamo.
Eucalipto demora 4-5anos para o corte, cria zona sem biodiversidade chamada de cemitérios verdes. Graças a uma substancia tóxica que expele para evitar concorrência, nada cresce a sua volta.
Enquanto isso uma planta como a canabis, aqui no clima tropical em 6 meses está com 2 metros de altura. Em 4 anos conseguem tirar oito colheitas de fibras.
Muito mais eficiente... a primeira constituição americana foi feita por fibra de cânhamo e os primeiros presidentes a cultivavam industrialmente. E as velas das primeiras caravelas que chegaram a América da Europa.
Sim... aqui não há justificativa para proibição: o macho que serve para fibras tem inexpressiva quantidade de THC.
- Nós falamos para as pessoas que, para ficar ‘high’, elas teriam que fumar o equivalente a suíte principal do imóvel, ou cerca de 1.130 kg de cânhamo. Não vale o esforço”.
http://www.ecocidades.com/2010/12/03/um ... m-canhamo/

(Lincoln)

Eugênio

222
Sabrinah escreveu:Não, Eugênio! Vc teria que se mudar para o Uruguai, pois, embora aproximadamente 70% da população jamaicana sobreviva da maconha, contraditoriamente ela ainda é ilegal por lá! :?
Ah, Sabrinah, mas no Uruguai eu seria estrangeiro. Tanto lá quanto na Holanda estrangeiros não podem apertar uma. Ouvi dizer que na Califórnia as pessoas estão inventando um monte de subterfúgios para fumar a erva legalmente, pena que lá as pessoas sejam tão antipáticas.

Eugênio

223
Aleluia escreveu:Sabrina.. o mais ridículo é quanto as fibras do cânhamo.
Eucalipto demora 4-5anos para o corte, cria zona sem biodiversidade chamada de cemitérios verdes. Graças a uma substancia tóxica que expele para evitar concorrência, nada cresce a sua volta.
Enquanto isso uma planta como a canabis, aqui no clima tropical em 6 meses está com 2 metros de altura. Em 4 anos conseguem tirar oito colheitas de fibras.
Muito mais eficiente... a primeira constituição americana foi feita por fibra de cânhamo e os primeiros presidentes a cultivavam industrialmente. E as velas das primeiras caravelas que chegaram a América da Europa.
Sim... aqui não há justificativa para proibição: o macho que serve para fibras tem inexpressiva quantidade de THC.
- Nós falamos para as pessoas que, para ficar ‘high’, elas teriam que fumar o equivalente a suíte principal do imóvel, ou cerca de 1.130 kg de cânhamo. Não vale o esforço”.
Sim, ouvi dizer que o papel e o tecido de cânhamo têm altíssima qualidade.

Sabrinah

224
Eugênio escreveu:
Sabrinah escreveu:Não, Eugênio! Vc teria que se mudar para o Uruguai, pois, embora aproximadamente 70% da população jamaicana sobreviva da maconha, contraditoriamente ela ainda é ilegal por lá! :?
Ah, Sabrinah, mas no Uruguai eu seria estrangeiro. Tanto lá quanto na Holanda estrangeiros não podem apertar uma. Ouvi dizer que na Califórnia as pessoas estão inventando um monte de subterfúgios para fumar a erva legalmente, pena que lá as pessoas sejam tão antipáticas.
Se vc se mudasse pra lá deixaria de ser estrangeiro... ou não... como diria Caê! :lol:
Na verdade, mesmo que vc continuasse tendo nacionalidade brasileira, desde que residisse lá poderia comprar, pois eles estão vendendo para quem reside no Uruguai.

E cá entre nós, é claro que eles vão acabar vendendo para estrangeiros, da mesma forma que na Holanda vendem para turistas mesmo que formalmente seja proibido. E, sabe, mesmo com esses "pequenos problemas" de venda paralela, ainda acho que a legalização proporciona melhor controle da venda e gera bem menos transtornos sociais do que manter a cannabis na ilegalidade.

E os uruguaios até que são bem simpáticos, os visito desde a infância! Costumam tomar o chimarrão que é uma bebida socializante, pois, normalmente se toma acompanhado de uma ou mais pessoas, passando a cuia na roda para que cada um tenha a sua vez de "matear", assim como ocorre na roda de amigos fumantes de cannabis, em que cada um passa o baseado adiante para o próximo "dar um pega".

E tem um detalhe interessante: lá é muito comum matear fumando tabaco e tomando "trago". Acho que tbm vão achar normal matear fumando erva e dividindo com os parceiros.

Essa musica é bem antiga e já dizia:

"Ah! Mate, cigarro e trago
Que triângulo misterioso
Que se consome harmonioso
E se transforma em afago
De idéias todas bagualas
Do guasca que na pobreza
Faz poesias libertárias."

Ainda não fui lá depois da legalização, para conferir como andam as coisas! rsrs

Sabrinah

225
Aleluia escreveu:Sabrina.. o mais ridículo é quanto as fibras do cânhamo.
É verdade, Aleluia!
Já li que não só as velas dos navios eram feitas de cânhamo, mas até as cordas, dada à qualidade das fibras que são muito resistentes.
Por ser muito fibrosa é que não se recomenda comê-la, pois é indigesta. Já ouvi relatos de pessoas que fizeram bolo de maconha e se sentiram enjoadas pq exageraram no "ingrediente".
Para quem não gosta/não quer/não pode fumar, é melhor tomar chá coado ou fazer nebulização.