para quem ainda tem dúvidas de que Saw Palmetto, Serenoa repens, Finasterida, Prostatal, etc... pode afetar a libido, apresento minha nova "descoberta".
Comprei o Prostatal na esperança de "fugir" da Fina. Mas murchei quando li na bula dele que o mesmo tinha reações adversas possíveis a dimuição da libido e da potencia sexual.
Assim, enviei o seguinte questionamento à Herbarium:
Prezados,
gostaria de saber os estudos realizados para afirmarem na bula do Prostatal que o mesmo, em raros casos, apresenta a reação adversa de dimuição da libido e da potencia sexual. Houve alguma pesquisa? Qual foi o % ??
A resposta deles foi muito honesta, mas muuuito preocupante para nós.
Prezado Sr. Leandro
Agradecemos seu contato e esclarecemos que esta informação foi retirada de um estudo multicêntrico, duplo-cego conduzido por 87 centros de urologia de 9 países da Europa. O estudo abrangeu 1098 pacientes que foram divididos em dois grupos: um recebeu o medicamento à base de Serenoa repens e o outro recebeu Finasterida. Os efeitos adversos diminuição da libido e impotência foram observados nos dois grupos:
Grupo Serenoa (n=551 pacientes): diminuição da libido - 2,5% e impotência 1,5%
Grupo Finasterida (n=542 pacientes): diminuição da libido - 3,0% e impotência 2,8%
(Comparison of phytoterapy (Permixon) with Finasteride in the treatment of bening prostate hyperplasua: a randomized international study of 1098 patients).
Qualquer dúvida, estamos a disposição.
Em que pese, acho que a pesquisa não foi conduzida da melhor forma possível, porque deveria ter um terceiro grupo com placebo, o resultado não é nada animador.

Boa sorte para nós, que ainda "necessitamos" tomar esses troços.
Que tal lançar uma campanha para que seja lançado uma caixa de finasterida especial para ser usado contra a calvície, em que venha de brinde alguns genéricos do Viagra?? heheehehe :lol: