Banner

Ortoceratologia... Sério ou mera piada/modismo??????

Jimmy Stewart

1
http://www.mundomulher.com.br/?pg=17&se ... :+O+que+eA

Meu instinto aranha me diz que isso tá com cara daqueles modismos da medicina, em que uma nova écnica (pouco estudada) aparece se gabando, sai em revistas e em progrmas de entrevista, e depois acaba sumindo.

Será mesmo, ou será que isso tem de fato algum valor terapêutico.

Update: Achei: http://en.wikipedia.org/wiki/Orthokeratology

Estudaram isso a partir de 1940 e pouco, então deve ter base científica.
Editado pela última vez por Jimmy Stewart em Março 2, 2012, 9:16 pm, em um total de 1 vez.
Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.

http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr

Re: Ortoceratologia... Sério ou mera piada/modismo??????

Jimmy Stewart

2
Miopia dispara especialmente entre crianças com boa escolaridade:

http://www.minhavida.com.br/alimentacao ... -populacao

Sempre diziam que era genético, miopia e tal, mas parece que o modo como se "educa" os olhos pode facilita-la.
Talvez seja bom crianças usarem óculos pra ler de perto, só pra ajudar a evitar ou amenizar o surgimento da miopia, caso a suspeita do artigo esteja correta.
Mas será que não facilitaria o surgimento da hipermetropia ???

Já esse outro artigo fala em apenas 21% de incidência de miopia nos EUA, e critica as lentes ortoceratológicas para crianças, embora se suspeite de lentes de má qualidade terem sido uma possível causa :

http://emedix.uol.com.br/not/not2004/04 ... lentes.php

Na web ocorre muito, acharmo um estudo que diz uma coisa, e outro que diz outra, mesmo para percentagens de um problema numa população.
Uma vez por exemplo, pesquisando sobre vitamin-C, achei artigos que contrariavam totalmente que a vitamina-C do suco de laranja reduzia em uns 70% em 40 minutos, afirmando que na verdade depois de mais de 2 horas ainda havia mais de 80% de vitamina-C .
Minoxidil com ativos

Jimmy Stewart

5
Tem de ser com oftalmo que fez um curço pra ortoceratologia, e que tenha aparelho para medir o formato exato 3D da sua córnea.
No Brasil isso tá chegando ainda.

E tem de usar a lente antes de dormir, pois volta ao normal depois. O efeito dura 1 dia ou alguns dias, dependendo da pessoa. Um 2 semanas volta tudo 100% ao nolmal.

Eu tenho só meio grau, mas minha lágrima tem muito óleo, e as vezes borra no olho direito. Acho que esse óleo a mais tem haver com o calázio que tive, pois é quando a glãndula da pálpebra entope por produzir muito óleo.
O oftalmo me disse que mais afrente posso tentar um antibiótico que tem efeito em regular a produção dessa glândula, e quem sabe minha lágrina no olho direito fique melhor.
Minoxidil com ativos

Eugênio

6
Bem, Jimmy, eu já havia dito em outro tópico há muito tempo: a esmagadora maioria dos oftalmologistas no mundo são desonestos, querem apenas ganhar dinheiro, nem que para isso tenham que destruir os olhos dos seus pacientes. É muito mais fácil achar um político honesto do que um oftalmologista decente.

A esmagadora maioria dos casos de miopia se deve ao modo de vida artificial das pessoas: usar muito computador, ver muita TV, ler muitos livros, passar muito tempo em lugares fechados. E o uso de óculos só piora a vista dessas pessoas.

Ter um pouco de miopia é inevitável para que tem um modo de vida artificial, tipicamente urbano. E isso não chega a ser comprometedor. Porém usar óculos ao mesmo tempo em que se tem esse modo de vida artificial só faz a miopia aumentar com o tempo (sem óculos, a miopia se estabilizaria em um nível não comprometedor).

A propósito, índios costumam ter hipermetropia.

Jimmy Stewart

7
Eugênio, miopia e astigmatismo não regridem, não os casos verdadeiros, embora haja livo de charlatões dizendo o contrário. Vc está pregando idéia distorcido, como naquele outro post onde vc diz que exercícios corrigem miopia.

O que ocorre é alguns oftalmos não medem o grau direito, não fala com cuidado com o paciente na hora de testar as lentes, ou tem o aparelho mal calibrado, ou não usam o outro aparelho digital (infravermelho pra medir a distância até a retina) como complemento. Então uma vez pode medir uma coisa, e 1 ano depois outro exame apontar que regrediu.

Existe casos de falsa miopias , quando o músculo que puxa o cristalino fica mais tenso por váriso dias, por exemplo. É muito difícil dignosticar quando o músculo tá assim, e se medir pode dar mais grau, e mais adiante dar menos, quando o músculo voltar ao normal.

E quando se fala em percepção da pessoa, sem exames, aí entra mais coisa, como olho seco e até a qualidade da lágrima.
E várias medicações podem interferir na visão, até mesmo antidepressivos e minoxidil, coisas que estão bem na moda numa sociedade deprê e como a nossa.

Até o cérebro e o estado de saúde da pessoa contam, oxigenação do corpo. Exercícios que vc diz podem melhorar isso e a percepção, a pessoa prestar atenção ou relaxar.

Se tem oftalmo charlatão ? Sim tem uma parte, assim como em toda especialidade médica tem, e estes tem acordos com certas óptica e mandam pessoas com menos de meio grau pra fazer óculos numa dada óptica, dizendo que é essencial quando é só opcional. Mas não são uma maioria como vc diz não cara.
Minoxidil com ativos

Eugênio

8
Jimmy, quem falou sobre exercícios não fui eu, foi o Pouca Telha.

Repito, eu já me curei de miopia e de astigmatismo, e não foi por meio de exercícios. Bastou agredir menos a minha visão. Quando eu era criança eu assistia TV demais, perto demais. Bastou eu assistir menos, a uma distância maior. E a miopia regrediu.

Há alguns anos eu tive muito astigmatismo por causa de um monitor desfocado. Troquei de monitor, e o meu astigmatismo regrediu.

Apesar de eu ter mencionado um livro do William Bates, o que sei não veio de livro nenhum, mas da minha experiência prática.

Por outro lado já fui enganado por um oftalmologista uma vez. Ele me receitou óculos (segundo aquela prática desonesta que você também conhece: a de recomendar uma ótica e depois receber comissão desta). Com o tempo percebi que o óculos só fazia a minha miopia aumentar. Então parei de usar. E parei de acreditar em oftalmologistas.

Afirmo e reafirmo: a esmagadora maioria dos casos de miopia, astigmatismo e hipermetropia podem regredir. E é claro que se todos soubessem disso os oftalmologistas desonestos passariam fome (embora eu preferisse que eles estivessem na cadeia).

E na oftalmologia os desonestos são maioria sim. Já vi até reportagem no noticiário sobre isso. A tal associação entre oftalmologistas e óticas é ilegal, mas é o que acontece na maioria das clínicas oftalmológicas no Brasil. É maioria mesmo. E no resto do mundo o negócio não é muito diferente. Basta observar as práticas e os pressupostos teóricos para perceber que existe algo muito errado nessa especialidade médica.

Jimmy Stewart

9
A única explicação que posso imagina, ou melkhor, tentar presuimir, é que ficar vendo de perto tempo demais pode em algumas pessoas deixar o músculo do cristalino tenso, e depois pra relaxar ele (necessário pra focar de longo) fica mais difícil.

Miopia é quase sempre o olho ser mais alongado, ou a curvatura da córnea ser meio alterada e dificultar ver de perto. Nesses dois casos não regride sozinha não, pois o formato deles não muda assim.

Seu caso devia ser tensão nesse músculo, dificultando relaxar pra focar objetos distantes.
Minoxidil com ativos

Aleluia

10
eu com uns 10 anos de idade ja usava oculos
com uns 13 eu tinnha uns 5 graus de miopia... era deficiente visual, cego
fiz a cirurgia faz uns 3 anos, foi uma das melhores coisas que eu fiz, só tem um colateral, a visao noturna nao fica 100% mas tirando isso, pra alguem que era cego eu fiquei otimo
jimmy, a miopia do meu pai regridiu qnd ele foi envelhecendo e hoje em dia ele só usa oculos pra ler de perto
Não me enveneno por causa da AAG

"Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião."
(Lincoln)
"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz." (Aristóteles)

pouca telha

12
Jimmy Stewart escreveu:
Eugênio, miopia e astigmatismo não regridem, não os casos verdadeiros, embora haja livo de charlatões dizendo o contrário. Vc está pregando idéia distorcido, como naquele outro post onde vc diz que exercícios corrigem miopia.
Educadamente pediria ao nosso estimado consultor "full time" que me explicasse então..., por quais motivos eu consegui desvencilhar-me do uso de óculos (já fazem 04 anos), visto que tinha graus de astigmatismo 2,75/Olho direiro e 1,5/Olho esquerdo ?...

Aproveitaria o ensejo para perguntar-lhe à ti - em qual faculdade voce tem graduação em Oftalmologia ?...
Pois um dos oftalmos que costumava consultar, relatou-me que aprendeu estes exercícios como forma natural de correção das deficiências visuais em sua faculdade de medicina - mas na prática ele considera difícil e não recomenda a seus pacientes, visto que:
- a maioria das pessoas não acreditarão nestas simples técnicas
- não serão persistentes em praticar estas séries de exercícios, cujos resultados parciais ou totais poderão levar meses ou até anos para se manifestarem
- sem contar que na correria de nosso dia a dia, queremos resultados imediatos (tipo prá ontem), e nestes casos em tela - sómente são proporcionados através de lentes oftálmicas corretivas.

Existe o fato também de certas deficiências visuais acometerem crianças - e neste caso fica muito mais difícil, visto que não saberão conduzir estes exercícios corretamente e, com a necessária disciplina e persistência que estes métodos naturais exigem.

E aí nosso consultor "full time" /...
Dê-me uma explicação plausível - provando que este médico oftalmologista, que disse ter aprendido esta técnica natural conhecida como "Ginástica Ocular" em sua faculdade de medicina está errado, ou então prove-me como eu então consegui desvencilhar-me do uso de óculos ?... :wink:

Simplesmente diria ao colega, que a melhoria de minha visão e/ou suposta CURA, coincidentemente deu-se após a persistente prática, com a execução de forma comedida e paciente desta conhecida técnica natural.
Inicialmente aprendida com uma mestra em nossa Academia de Yoga, além de reforços como auto didata dos exercícios complementares, que num tópico anterior fiz citação da renomada terapeuta, a sra. Sylvia Lakeland.

Jimmy Stewart !...
Eu tive a felicidade e posso dar meu testemunho da verdade para o caso de "astigmatismo", o que infelizmente muitos incrédulos - inclusive voce mesmo os Rotula simplesmente de Charlatões. rs...
PS:.
Jimmy Stewart escreveu:
Tem de ser com oftalmo que fez um curço pra ortoceratologia
>>> Em tempo caríssimos colegas - fujam imediatamente como o Jimmy foge da cruz de nosso senhor Jesus Cristo - de tais profissionais oftalmos que fazem tais CURÇOS de medicina. roll: :shock:
ALGUÉM ANDA MAL ?... É A SI PRÓPRIO QUE CAUSA O MAL" - Marco Aurélio

Jimmy Stewart

13
Pouca-Telha, tem de ver se a medição que fez antes estava correta.

E me referi a miopia e não a astigmatismo.
Pra miopia, fora a tensão que pode ter no músculo que estica o cristalino, dificultando ele a relaxar e focar pra longe seira essa:

Numa pessoa com um olho míope e outro pouco míope, oolho de grau menor, tinha um grau ainda menor, e seu cérebro aprendeu a considerar mais esse olho do que o outro. Exercícios podem talvez fazer a pessoa aprender a dar mais valor a um olho, o mais nítido, do que outro, pois o cérebro conta muito.

Esse link diz que astigmatismo pode regredir, mas não sei se é confiável:

http://www.sophisticatededge.com/does-a ... h-age.html "Up until the age of between 40 and 45, astigmatism, a vision problem related to irregularities in the shape of the cornea, tends statistically to increase. However, beyond that point, the prevalence is for astigmatism to then stabilize or decrease. "
Minoxidil com ativos

Jimmy Stewart

14
Parece que a miopia em apenas algumas pessoa pode mudar pra um grau um pouco menor depois de uma certa idade, mas em geral ela piora até os 21 e am alguns pode piorar um pouquinho mesmo depois disso.

Já a hipermetropia tem mais chance de piorar com a idade mesmo depois dos 21. meu oftalmo disse que alguns tem piora progressiva até os 70 anos ou mais.
Claro que fora o grau em sí tem a piora devido ao cristalino envelhescer e perder a flexibilidade.
Minoxidil com ativos

Aleluia

15
pouca telha. Há uns tempos atras eu vi uma apostila sobre isso mas nem dei atencao
mas to nesse site que tem umas apostilas sobre o tema, vou dar uma lida pq fiquei com meio grau em um olho
Não me enveneno por causa da AAG

"Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião."
(Lincoln)
"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz." (Aristóteles)

pouca telha

16
Pois é Aleluia !...
Te digo que será de grande valia à ti - se acreditares e dedicar-se sériamente a este assunto, pois à mim houve melhoria até do problema da síndrome dos olhos secos - pois fiquei muitos meses sem precisar usar colírios específicos (e diga-se caríssimos), visto que tais exercícios estimulam também os canais lacrimais, e assim nossos olhos umidificam-se naturalmente.

Acredito que para tudo temos que ter persistência - visto que como humanos, somos demais resistentes à mudanças.
E assim cai no esquecimento, que somos dotados de um potencial enorme em realizar curas interiores. rs...

Grifo meu !,,,
LEMBRANDO BEM AOS COLEGAS QUE ATÉ O MOMENTO - IMPOSSÍVEL EM SE TRATANDO DESTA MALEDITA AAG. rs... :lol: :mrgreen:

A veracidade destes exercícios para a melhoria da visão ?....
Eu primeiramente fiz uma analogia com o sedentarismo, pois acredito que nosso organismo precisa sempre de muito movimento.
É só analisarmos que se comermos em excesso - porém sedentários, com certeza haverá acúmulo de gordura (principalmente no abdomem)
A primeira indicação de exercícios através da Yoga, é para problemas de dores nas costas - além de outros inúmeros benefícios.

E aí eu pergunto aos caríssimos colegas !...
>>> Porque com a musculatura da visão, a prática de exercícios específicos para a mesma seria diferente, ao ponto de não proporcionar benefícios ?... :wink:

Sim Jimmy !...
Acompanhei o caso de um amigo, pois ocorreu naturalmente uma regressão de seu o astigmatismo, e assim literalmente aposentou seu óculos.
ALGUÉM ANDA MAL ?... É A SI PRÓPRIO QUE CAUSA O MAL" - Marco Aurélio

Jimmy Stewart

17
Os exercícios que falei eram referente ao globo ocular e ao músculo que estica o cristalino.

MAS SE COM O CRISTALINO TOTALMENTE RELAXADOTEM MIOPIA, ELA NÃO SAIRÁ COM EXERCÍCIOS, A MENOS QUE FUTURAMENTE REDUZA NATURALMENTE, COMO NOS CASOS BRM RAROS QUE FALAMOS.

Já a vista cançada afetas a todos depois de vello, alguns um poucos mais cedo outros um pouco mais mais tarde.
Minoxidil com ativos