Textos informativos sobre medicamentos de referência, genéricos, similares, fitoterápicos, manipulados e homeopáticos:
Medicamentos genéricos e similares: Você sabe a diferença?
Medicamentos genéricos, similares, de referência, manipulados e fitoterápicos. Diferenças que podem afetar a sua saúde.
A prescrição de um medicamento é responsabilidade do médico após uma avaliação diagnóstica adequada. Mas é sua responsabilidade a compra e o uso consciente do medicamento.
Para esclarecer dúvidas comuns sobre medicamentos, principalmente a questão dos medicamentos genéricos, foi criado este guia utilizando as resoluções mais recentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O que são medicamentos de referência ou de marca?
Medicamento de referencia: PesquisaSão, normalmente, medicamentos inovadores, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente, por ocasião do registro junto ao Ministério da Saúde, através da Anvisa. São os medicamentos que, geralmente, se encontram há bastante tempo no mercado e têm uma marca comercial conhecida.
Estes medicamentos são produtos de anos de pesquisa, e geralmente, seus laboratórios descobriram as substâncias e realizaram exaustivos testes para avaliar segurança e eficácia.
Juntamente com os custos de divulgação da marca, os custos de pesquisa e desenvolvimento, de maneira geral, encarecem o medicamento de referência.
Medicamentos genéricos: Veja o guia completo ao lado.
O que são medicamentos similares?
Os similares são medicamentos que possuem o mesmo fármaco, a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia, indicação terapêutica e qualidade do medicamento de referência, mas não são intercambiáveis com este. São identificados por um nome de marca e também não são intercambiáveis com os genéricos e vice-versa.
O que são medicamentos manipulados?
Medicamento manipuladoMedicamentos manipulados são feitos em uma farmácia de manipulação autorizada pela Vigilância Sanitária e contém o princípio ativo e a dose definida pelo médico que prescreveu.
As farmácias de manipulação apresentam estes medicamentos como alternativas às doses padrões disponibilizadas pela indústria, ou seja, existe a possibilidade de personalização da dose ou mesmo da combinação de princípios ativos em uma única cápsula. A ANVISA está buscando a consolidação das resoluções sobre medicamentos manipulados.
O que são medicamentos fitoterápicos?
Também conhecidos como medicamentos naturais.
Plantas medicinais são aquelas que possuem tradição de uso em uma população ou comunidade e são capazes de aliviar sintomas ou mesmo prevenir ou curar doenças. Ao serem processadas para a obtenção de um medicamento, tem-se como resultado o medicamento fitoterápico.
O medicamento fitoterápico é uma extração da matéria prima vegetal.
Não são medicamentos fitoterápicos:
* Partes de plantas como folhas, pós, macerados,
* Chás,
* Garrafadas,
* Florais,
* Manipulados,
* Homeopáticos.
Os cuidados a serem tomados com o uso de fitoterápicos são os mesmos destinados aos outros medicamentos:
* Deve-se buscar informações com os profissionais de saúde;
* Informar ao médico o uso de plantas medicinais ou fitoterápicos, principalmente antes de cirurgias, além do aparecimento de reações desagradáveis, caso estas aconteçam;
* Observar os cuidados especiais com gestantes, lactantes, crianças e idosos;
* Adquirir fitoterápicos apenas em farmácias e drogarias autorizadas pela Vigilância Sanitária;
* Seguir as orientações de validade, nunca utilizar medicamentos vencidos e
* Ter cuidado ao associar medicamentos.
O que são medicamentos homeopáticos?
Medicamentos homeopáticos são medicamentos preparados com base nos fundamentos da homeopatia, cujos métodos de preparação e controle estejam descritos na Farmacopéia Homeopática Brasileira, edição em vigor, outras farmacopéias homeopáticas, ou compêndios oficiais reconhecidos pela ANVISA, com comprovada ação terapêutica descrita nas matérias médicas homeopáticas, estudos clínicos, ou revistas científicas.
Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias que são submetidas a triturações sucessivas ou diluições seguidas de agitação ritmada, com finalidade preventiva ou curativa a serem administrados conforme a terapêutica homeopática.
O medicamento homeopático pode ser derivado de plantas, animais ou minerais. O farmacêutico homeopata transforma essas substâncias em medicamentos homeopáticos através de uma técnica especial chamada dinamização. Essa técnica libera as propriedades medicinais da substância original. Existem aproximadamente 2000 substâncias cujos efeitos específicos no corpo foram testados. Os medicamentos homeopáticos estão disponíveis em diferentes formas farmacêuticas (preparações): tabletes, glóbulos, líquidos, pós, comprimidos, entre outras.
O medicamento homeopático é prescrito pelo médico homeopata.
Não são medicamentos homeopáticos:
* Essências florais,
* Cromoterapia,
* Aromaterapia,
* Acupuntura,
* Reiki,
* Iridologia,
* Shiatsu, dentre outros.
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA 2008)
Medicamento genérico: guia completo
O que são medicamentos genéricos?
Medicamento genéricoO medicamento genérico é aquele que contém a mesma substância (princípio ativo), na mesma dose, mesma forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país. E principalmente, são intercambiáveis em relação ao medicamento de referência, ou seja, a troca por pelo genérico é possível.
Como identificar medicamentos genéricos?
Apenas os medicamentos genéricos contêm, em sua embalagem, logo abaixo do nome do princípio ativo que os identifica, a frase "Medicamento Genérico - Lei nº 9.787, de 1999". Além disso, os genéricos são identificados por uma grande letra "G" azul impressa sobre uma tarja amarela, situada na parte inferior das embalagens do produto.
Os medicamentos genéricos são seguros? Eles possuem o mesmo efeito?
Sim. O medicamento genérico é o único que pode ser intercambiável com o medicamento de referência (ou seja, substituído), por apresentar os mesmos efeitos e a mesma segurança, demonstrados nos testes de equivalência farmacêutica e de bioequivalência realizados.
Estes testes são realizados em laboratórios de controle de qualidade habilitados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Servem para verificar se o medicamento realmente contém a mesma substância ou princípio ativo do medicamento de referência, e também para constatar se absorção pelo organismo é a mesma.
Por que o medicamento genérico é mais barato que o medicamento de referência?
Porque os fabricantes de medicamentos genéricos não necessitam fazer investimentos em pesquisas para o seu desenvolvimento, visto que as formulações já estão definidas pelos medicamentos de referência.
O médico pode proibir a troca do medicamento de referência pelo genérico?
O médico poderá restringir a troca, ou seja, a substituição do medicamento de referência pelo genérico, todavia, esta orientação deverá ser escrita de próprio punho, de forma clara e legível.
É preciso receita médica para comprar um medicamento genérico?
Sim. Qualquer medicamento, exceto os de venda livre, seja de marca ou genérico, deve ser vendido mediante apresentação da prescrição médica. É muito comum a compra de medicamentos sem receita, por indicação de balconistas ou mesmo de conhecidos, mas a automedicação é uma prática perigosa que pode causar muitos problemas à saúde.
Todo medicamentos deve ser prescrito após um diagnóstico médico.
No entanto, existem alguns medicamentos que podem ser vendidos sem receitas, tais como alguns analgésicos, xaropes para tosse, antialérgicos, dentre outros.
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA-2008).
Fonte: http://www.bancodesaude.com.br/materias ... -diferenca